Buscar

Sangue e Hematopoiese

Prévia do material em texto

Sangue e Hematopoiese
· Hemocitopoese é o processo de produção de cél. do sangue, que envolve renovação, proliferação, diferenciação e maturação celular.
· as células do sangue tem vida curta e são constantemente renovadas por proliferação mitótica de células localizadas nos órgão hemocitopoéticos.
· a fase mesoblástica indica o inicio da produção de sangue na vesícula umbilical em torno do 19º dia de gestação indo até a 6ª semana de vida quando inicia-se a fase hepática.
· a fase hepática é marcada pela produção de eritroblastos, granulócitos e monócitos, além disso as primeiras cél. linfóides e os megacariócitos aparecem.
· Órgãos como o timo,baço e linfonodos também contribuem para a hemocitopoiese, especialmente para a produção de linfócitos.
· No 2ª mês de vida a clavícula começa a se ossificar e começa a formação da medula óssea hematógena, dando início a fase medular.
· Na vida pós-natal os eritrócitos, monócitos e plaquetas originam-se a partir de células-tronco da medula óssea vermelha.
· Todas as células são derivadas primariamente da medula óssea; linfócitos B diferenciam-se na medula, enquanto linfócitos T provêm de células que migram da medula para o timo.
· as células troncos podem se diferenciar (modelo indutivo) ou manter sua forma (modelo estocástico). essa regulação ocorre por meio de fatores secretados(fatores de crescimento e citocinas) e resulta na amplificação ou repressão da expressão de determinados genes associados à diferenciação em linhagens múltiplas.
· as células do sangue derivam de um único tipo celular da medula óssea, chamada de célula-tronco pluripotente. essas células se proliferam e formam duas linhagens células mielóides que originam eritrócitos,granulócitos, monócitos e plaquetas e linfóides que formam linfócitos.
· A proliferação de células tronco pluripotentes origina células filhas com potencialidade menor, as células progenitoras multipotentes, que produzem células precursoras (blastos).
· As células progenitoras quando se dividem podem originar outras células progenitoras ou precursoras, embora estas originem apenas células sanguíneas a amadurecer.
· a hemocitopoise depende de microambiente adequado e de fatores de crescimento fornecidos pelas células do estroma dos órgãos hemocitopoéticos.Esses fatores denominados fatores de crescimento hemocitopoéticos, regulam a proliferação, a diferenciação e a apoptose de células imaturas, assim como a atividade funcional das células maduras. dentre eles encontram-se pelo menos 18 interleucinas, diversas citocinas e fatores estimuladores de colônias.
 (
Alice Souza 106
)
· embora um fator de crescimento seja destinado a uma determinada linhagem de células ele pode estimular a formação de células de outra linhagem, por exemplo fatores que estimulam a proliferação de granulócitos podem estimular a formação de megacariócitos.
· distingui-se a medula óssea vermelha hematógena da medula óssea amarela que possui células adiposas e não está envolvida na produção de sangue. no recém-nascido toda a medula óssea está envolvida na formação do sangue, com o passar do tempo boa parte da medula vermelha é substituída por medula amarela.
· no adulto a medula óssea vermelha é observada apenas no esterno, vértebras, costelas e nos ossos do crânio, nos jovens é vista nas epífises do fêmur e úmero. a medula amarela ainda retém células tronco em caso de hemorragia, hemólise, inflamação e alguns tipos de intoxicação e irradiação, pode transforma-se em medula óssea vermelha e voltar a produzir sangue.
· A medula óssea vermelha é constituída por células reticulares associadas a fibras reticulares colágeno tipo III, essas células e fibras formam uma rede percorrida por capilares sinusóides que se originam de capilares do endósteo e termina em um grande vaso central, cujo sangue desemboca na circulação sistêmica venosa por meio das veias emissárias.
· A inervação da medula consiste em fibras nervosas mielínicas e amielínicas existentes na parede das artérias. algumas fibras amielínicas terminam em regiões de hemocitopoese e alguns neurotrasmissores contribuem para a regulação desse processo.
· a hemocitoepe ocorre no espaço entre capilares e células reticulares sendo reguladas por citocinas estimulatórias e inibitórias.
· Os adipócitos medulares se desenvolvem a partir de células fibroblastóides, provavelmente células reticulares. o adipócito medular é resistente a lipólise provocada pelo jejum prolongado. a matriz extracelular além de colágenos tipo I e III, contém fibronectina,laminina,tenascina, trombospondina, vitronectina,GAG e proteoglicanos.
· a hemonectina interage com receptores celulares, fixando temporariamente as células e interferindo positivamente e negativamente na função de diferentes citocinas, essas interações podem favorecer o desenvolvimento das linhagens sanguíneas específicas ou levar a quiescência celular.
Maturação dos eritrócitos
· O processo básico de maturação da série eritrocítica é a síntese de HB e a pormação de um corpúsculo bicôncavo, que oferece o máximo de superfície para a troca de oxigênio. 
· Os macrófagos são importantes no processo pois regulam a proliferação e fagocitam as células defeituosas e os núcleos extruídos.
1) Proeritroblasto
é uma célula grande que apresenta todos os elementos característicos de uma célula que sintetiza intensamente proteínas. O núcleo é esférico e central, tem cromatina com estrutura delicada e um ou dois nucléolos gigantes. o citoplasma é basófilo com uma região clara ao redor do núcleo.Há sintese de HB(quantidade pequena), o proeritroblasto possui receptores para tranferrina que transporta ferro.
2) eritroblasto basófilo
é uma célula menor que a anterior, a cromatina é condensada em grânulos grosseiros e não há nucléolos visíveis.
3) eritroblasto policromático
é ainda menor, com cromatina mais condensada, contêm mais HB.
4)eritroblasto ortocromático ou acidófilo
possui cromatina muito condensada, é picnótico, rico em HB o que leva a sua característica acidófila (última fase com núcleo).
5)Reticulócito
o ortocromático emite saliências citoplasmáticas contendo o núcleo que é expelido, levando ao seu redor uma camada citoplasmática. o reticulócito apresenta algumas mitocôndrias e muitos polirribossomos que ainda sintetizam HB, como os poliribossomos não podem ser renovados a síntese cessa em pouco tempo, o reticulócito difere do eritrócito por conter vestígios de RNA.
6) eritrócitos
os reticulócitos saem da medula óssea e vão para o sangue onde permanece por mais de 1 dia antes de se tornarem eritrócitos maduros.
Granulocitopoese 
no processo de maturação dos granulócitos ocorrem modificações citoplasmáticas caracterizadas pela síntese de muitas proteínas que são acondicionadas nos grânulos azurófilos e os específicos. as proteínas desses grânulos são produzidas no RER.
1) mieloblasto
É a célula mais imatura já determinada para a formação dos três tipos de granulócitos. nessa fase o núcleo é grande, esférico com cromatina delicada e dois nucléolos e contém grânulos azurófilos
2)Promielócito neutrófilo, eosinófilo ou basófilo
é menor do que o mieloblasto, nucleo esférico, cromatina mais grosseira e possui nucléolos visíveis. fase na qual surgem as granulações específicas aliadas as granulações azurófilas.
3) mielócito
o núcleo do mielócito pode ser redondo ou em forma de rim e a cromatina é grosseira, desaparece a basofilia citoplasmática e aumenta a quantidade de grânulos específicos formando mielócitos neutrófilos,basófilos e eosinófilos.
4)Metamielócito
possui núcleo com uma chanfradura profunda que indica o início do processo de formação dos lóbulos.
5)Neutrófilo com núcleo em bastonete
fase do neutrófilo antes de possuir a forma lobulada, o neutrófilo possui o núcleo na forma de um bastão curvado.
6)granulócito maduro 
fase madura do neutrófilo, basófilo e eosinófilo.
Diapedese
 processo no qual o neutrófilo e outros granulácitos entram no tecido conjuntivo, passando entre as células endoteliais dos capilares após entrar no tecido conjuntivoessas células podem permanecer lá por até 4 dias quando morrem por apoptose, quer tenham exercido sua função de fagocitose ou não.
Maturação dos linfócitos e monócitos
1)Linfócito
À medida em que o linfócito amadurece sua cromatina fica mais condensada, os nucléolos se tornam menos visíveis e a célula diminui de tamanho. Os linfócitos circulantes se originam principalmente no timo e nos órgãos linfóides periféricos, a partir de células levadas da medula óssea pelo sangue. Os linfócitos T e B se diferenciam no timo e na medula óssea respectivamente, independentemente de antígenos. Nos tecidos o linfócito B se diferencia em plasmócito célula produtora de Ig's.
Linfoblasto(maior célula, não possui grânulos azurófilos, cromatina relativamente condensada)Prolinfócito(pode conter grânulos azurófilos e cromatina condensada, nucléolos pouco visíveis) Linfócito(cromatina mais condensada).
2)Monócito
São células intermediárias destinada a formação dos macrófagos, sua origem é mielóide que origina todos os outros leucócitos exceto o linfócito.
Promonócito :encontrado somente na medula óssea, seu citoplasma é basófilo e sua cromatina é delicada, apresenta Golgi e RER desenvolvidos, apresenta muitos grânulos azurófilos (lisossomos), os prómonócitos divide-se 2 vezes e se torna um monócito que passam para o sangue e permanecem lá por 8 horas, depois migram para o tecido conjuntivo atravessando a parede das vênulas e dos capilares e se diferenciam em macrófagos.
Plaquetas
são corpúsculos anucleados que se originam na medula óssea vermelha pela fragmentação do citoplasma do megacariócito que possui granulações, as quais formam os cromômeros das plaquetas. o fator IV das plaquetas favorece a coagulação.
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J.; ABRAHAMSOHN, P. Histologia básica: texto e atlas. 13. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2017
6

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes