Buscar

Avaliação II Individual FLEX Cod512498

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O plano de negócios é estruturado a partir de várias seções, entre elas o sumário executivo. O conteúdo do sumário executivo deve ser apresentado em forma de texto corrido, sem subseções, da maneira mais lógica possível. Deve abranger algumas informações importantes, sendo elas dados do empreendimento, visão geral do negócio, dados dos empreendedores, recursos. Sobre essas informações, analise as sentenças a seguir:
I- Nos dados do empreendimento, devem constar nome fantasia, razão social, endereço, forma jurídica, enquadramento tributário, visão, missão e valores.
II- Na visão geral do negócio, deve constar uma explanação completa de cada um dos itens descritos no plano de negócios.
III- Nos dados dos empreendedores, deve constar um breve currículo dos empreendedores, com formação, cursos específicos, experiência profissional e atribuições.
IV- Nos recursos, uma descrição de quanto dinheiro é necessário para a abertura do negócio, como se dará o retorno do investimento e onde se pretende conseguir os recursos necessários.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	2.
	Depois de você pensar no seu negócio e fazer a análise dos pontos positivos e negativos, é o momento de pensar no planejamento. Essa ferramenta busca formalizar as ações para que seja possível alcançar os objetivos. Sobre o planejamento, analise as sentenças a seguir:
I- O planejamento diminui o impacto das mudanças que acontecem no ambiente externo à empresa.
II- Existem nas empresas dois tipos de planejamento, o formal e o informal, sendo ambos igualmente eficientes.
III- O planejamento permite ao empreendedor estruturar o negócio e verificar a sua viabilidade.
IV- Quando o negócio que se pretende abrir é pequeno, o planejamento não se faz necessário, sendo aplicável apenas para grandes empresas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Os indicadores de viabilidade são essenciais para observar se o negócio é financeiramente viável ou não antes de colocá-lo em prática. Eles são importantes também para obter algum tipo de financiamento. Sobre esses indicadores, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Indicadores de viabilidade são desnecessários quando se sabe o lucro líquido.
	 b)
	Ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade e prazo de retorno do investimento são os indicadores de viabilidade.
	 c)
	Lucro líquido dividido por investimento total multiplicado por 100 revela o único indicador de viabilidade.
	 d)
	O valor total da receita representa um indicador de viabilidade.
	4.
	Antes de abrir seu próprio negócio, é comum que o empreendedor procure por alguma forma de financiamento para tornar seu sonho realidade. Mesmo que em nosso país haja poucas opções, existem algumas formas e organizações pelas quais ele pode conseguir o valor para iniciar seu negócio. Sobre as opções de financiamento disponíveis ao empreendedor, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Financiamento de familiares e amigos.
II- Investidores anjos.
III- Programas do governo.
IV- Sebrae.
(    ) O BNDES é um exemplo desse tipo de financiamento.
(    ) Na maioria das vezes, é a única fonte de recursos à qual o pequeno empreendedor tem acesso para iniciar seu negócio.
(    ) Presta consultoria às empresas, apresentando as principais linhas de crédito existentes.
(    ) Investidor pessoa física bem-sucedido com profundo conhecimento de mercado, visão estratégica e capacidade de identificar oportunidades de negócio.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - I - II.
	 b)
	III - I - IV - II.
	 c)
	II - I - III - IV.
	 d)
	IV - III - II - I.
	5.
	Antes de se pensar no plano de negócios, é preciso pensar na concepção do negócio. Nessa etapa, é preciso verificar o que realmente se quer e se o negócio é efetivamente uma oportunidade. Dentro desse contexto, analise as sentenças a seguir:
I- Antes de abrir um negócio, é preciso ver se é, de fato, uma oportunidade. 
II- As oportunidades estão no mercado para serem encontradas, porém não é possível analisá-las e aproveitá-las.
III- Uma ideia de negócio não é necessariamente uma oportunidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	6.
	Incubadoras são "empresas" que abrigam e apoiam micro e pequenas empresas inovadoras nas primeiras etapas de sua vida. Sobre as características e objetivos das incubadoras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As incubadoras são entidades públicas que prestam consultoria a micro e pequenos empreendedores na elaboração do plano de negócios.
(    ) As incubadoras auxiliam médias e grandes empresas na prospecção de novos produtos e sua colocação no mercado.
(    ) As incubadoras fomentam o empreendedorismo através de ações de fortalecimento e preparação de pequenas empresas antes de sua colocação no mercado.
(    ) As incubadoras têm como principal objetivo facilitar o acesso de pequenos empresários a financiadores e investidores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - F - V - F.
	7.
	Planejamento é uma etapa essencial em qualquer atividade. Ao conceber uma nova empresa, o plano de negócios é a etapa de planejamento do empreendimento. Referente a essa fase, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O plano de negócios pode ser de três tipos: completo, resumido e operacional.
(    ) A seção mais importante do plano de negócios é o sumário, pois facilita ao leitor encontrar mais facilmente a seção desejada.
(    ) O plano de negócios é o cartão de visitas para o empreendedor que deseja solicitar um empréstimo junto às instituições financeiras.
(    ) A elaboração de um plano de negócios somente é válida quando o empreendedor deseja conseguir um financiamento com capitalistas de risco.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	8.
	Antes de colocar o negócio no papel, é importante conhecer o mercado, pois ele dirá muito sobre o negócio ser ou não uma oportunidade. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa de mercado. Sobre a pesquisa, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	É a busca por informações, a compilação, o processamento, o relato e a interpretação das informações de mercado.
	 b)
	Não é necessário para os tipos de negócio, pois nem todos têm grau de incerteza.
	 c)
	Através da informação colhida pela pesquisa de mercado, já se garante o sucesso do novo empreendimento.
	 d)
	Apresenta resultados sobre a demanda, como suas características, tamanho e tendências, mas não sobre os concorrentes.
	9.
	O plano estratégico é considerado uma forma de alocar e estabelecer metas, objetivos e estratégias para que a empresa possa alcançá-los. O plano é iniciado definindo-se a missão, a visão e os valores da empresa, seguidos da análise SWOT, que é a análise do ambiente interno da empresa e do externo. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A missão são os princípios, as crenças que a empresa segue, tendo-os como base.
	 b)
	A missão da empresa é voltada às responsabilidade da empresa para com seus clientes. A visão é relacionada ao futuro da empresa, o que ela pretende e busca.
	 c)
	A análise financeira está relacionado ao ambiente interno, que são a análise dos recursos da empresa, e ao ambienteexterno tanto o macroambiente como o microambiente.
	 d)
	A visão da empresa é relacionada ao que a empresa pretender proporcionar aos clientes.
	10.
	O plano de negócios é a construção do documento para detalhar as estratégias de negócios de acordo com a especificidade de cada organização. Ajuda o empreendedor a ter clareza do seu negócio, fazendo com que ele se aprofunde mais nos detalhes. Sobre os planos de negócio, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O ideal é que o próprio empreendedor construa o seu Plano de Negócios.
	 b)
	Todo plano de negócios deve ter um mínimo de informações que permitirá o entendimento do negócio e a análise de sua viabilidade.
	 c)
	Uma empresa de serviços é diferente de uma empresa de bens de consumo, no entanto suas particularidades não precisam estar previstas no plano de negócios.
	 d)
	A estrutura do plano de negócios varia de acordo com o tipo e tamanho da empresa, focando mais ou menos em determinado conteúdo.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Perguntas Recentes