Buscar

Métodos de Ensino no Futsal e Funções dos Árbitros no Futebol

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A importância da utilização de jogos coletivos para o processo de desenvolvimento e o benefício em aspectos cognitivos e motores são comprovados cientificamente. O papel do professor é fundamental desde a escolha do método de ensino. Disserte sobre as vantagens e as desvantagens de cada um dos três métodos básicos de ensino utilizados no futsal.
	Resposta Esperada:
O método parcial caracteriza-se pela fragmentação do ensino do jogo de futsal. Visa ao desenvolvimento das habilidades técnicas e dos fundamentos necessários para posição e para as diferentes situações do esporte por etapas, é realizado de maneira individualizada e dividido por partes para depois alcançar o todo, o jogo propriamente dito. Uma das desvantagens deste método é a monotonia e a baixa atratividade e não cria situações de exigências reais do jogo. Como vantagem, possibilita um treino do gesto motor correto e correções imediatas de um gesto errado do aluno. O acompanhamento do progresso e a avaliação são de mais fácil controle para o professor.
O método global visa a desenvolver as habilidades e as qualidades necessárias da modalidade através do próprio jogo. Uma possível desvantagem do método global é a dificuldade em individualizar o atendimento das limitações do aluno e não proporciona uma avaliação eficaz do desempenho. Entre as vantagens estão a motivação da prática, a participação de todos os elementos envolvidos no jogo simultaneamente. 
O método misto é a associação dos dois outros métodos. É o mais utilizado por parte dos profissionais envolvidos com a modalidade. A grande vantagem é a flexibilidade de utilizar as diferentes ferramentas de ensino conforme for mais apropriado à situação. Uma das principais desvantagens está relacionada ao planejamento e à capacidade do professor, pois este método exige preparação e controle das atividades para maior compreensão dos alunos e a intervenção necessária.
	2.
	Cada modalidade esportiva é regida e regulamentada por um combinado de regras que guiam a conduta e a prática dos atletas e técnicos de cada equipe. Os árbitros são os responsáveis por fazerem com que os envolvidos cumpram essas regras e punam caso exista algum tipo de infração. Disserte sobre os oficiais de arbitragem do futebol de campo e a função de cada um.
	Resposta Esperada:
Um árbitro central será o responsável por conduzir a partida com dois árbitros assistentes e um quarto árbitro. Em algumas partidas poderá existir um árbitro adicional atrás de cada gol. O árbitro central deverá cumprir as regras do jogo e controlar a partida, tomando atitudes que garantam a boa conduta dos atletas e demais integrantes das equipes. Já os assistentes auxiliarão o árbitro em situações nas quais a bola ultrapasse os limites do campo e também sobre jogadores impedidos. Estes oficiais poderão ajudar o árbitro em situações nas quais o árbitro não tenha visto, como faltas e outras incorreções. O quarto árbitro ajudará nas questões administrativas, substituições e controle das áreas técnicas, mas também em alguma tomada de decisão na qual o árbitro não tenha visto.

Outros materiais