A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
APOL CLIMATOLOGIA, BIOGEOGRAFIA E HIDROGRAFIA I

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL. CLIMATOLOGIA, BIOGEOGRAFIA E HIDROGEOGRAFIA – NOTA 100
Questão 1/10 - Climatologia, Biogeografia e Hidrogeografia
Observe a seguinte figura:  
Após esta avaliação, caso queira ter acesso a imagem, ela está disponível em: http://www.ib.usp.br/evosite/evo101/VC1aModesSpeciation.shtml. Acesso em 16 set. 2016. 
Tendo em vista a dada imagem e os conteúdos do livro-base Biogeografia, climatologia e hidrogeografia: Fundamentos teórico-conceituais e aplicados sobre ao tipo de especiação, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos modos de especiação:
	
	A
	I: Simpátrica; II: Alopátrica; III: Peripátrica; IV: Parapátrica.
	
	B
	I: Alopátrica; II: Peripátrica; III: Simpátrica; IV: Parapátrica.
	
	C
	I: Alopátrica; II: Peripátrica; III: Parapátrica; IV: Simpátrica.
	
	D
	I: Alopátrica; II: Parapátrica; III: Peripátrica; IV: Simpátrica.
	
	E
	I: Simpátrica; II: Parapátrica; III: Alopátrica; IV: Peripátrica.
Questão 2/10 - Climatologia, Biogeografia e Hidrogeografia
Considere a seguinte informação: 
“Poucos ecossistemas são tão isolados e independentes quanto possam parecer. O maior e único ecossistema completo é a biosfera, que engloba toda a Terra. A interdependência de todos os ecossistemas é demonstrada pelo impacto da difusão das atividades humanas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BROWN, J. H.; LOMOLINO, M. V. Biogeografia. Tradução de AFONSO, I. F. 2. ed. Ribeirão Preto, SP: Funpec, 2006. p. 97. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro–base Biogeografia, climatologia e hidrogeografia: Fundamentos teórico–conceituais e aplicados sobre um ecossistema, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Ecossistema corresponde a um sistema biológico estático que troca energia e matéria com o meio abiótico.
	
	B
	Ecossistema é um sistema que inclui várias populações, as quais vivem de forma independente de fatores abióticos em um determinado espaço.
	
	C
	Um ecossistema é definido pela sua localização e pelos grupos de indivíduos de uma mesma espécie que o compõem e que independem dos fatores abióticos para a sobrevivência.
	
	D
	Um ecossistema é formado por um grupo de seres vivos, com dois componentes, o componente orgânico e o componente inorgânico.
	
	E
	Um ecossistema é a menor unidade dinâmica e biológica do sistema terrestre.
Questão 3/10 - Climatologia, Biogeografia e Hidrogeografia
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A especiação ocorre quando uma espécie se isola geograficamente, alterando assim o seu nicho ecológico e fazendo com que a mesma sofra mutações com o passar do século. Um exemplo ocorreu com os chamados ‘Tentilhões de Darwin’, na ilha de Galápagos, na qual houve a reprodução de mais de uma dúzia de espécies”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSS, Meridiana Dal. Especiação. <http://biogeografia–ufsm.blogspot.com.br/2010/06/especiacao.html>. Acesso 28 out. 2016. 
Levando em consideração o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro–base Biogeografia, climatologia e hidrogeografia: Fundamentos teórico–conceituais e aplicados sobre a especiação, qual é a teoria que explica que os organismos melhor adaptados ao ambiente têm maiores chances de sobreviver e gerar descendentes do que os organismos menos adaptados?
	
	A
	Ecossistema
	
	B
	Evolução
	
	C
	Extinção
	
	D
	Biomas
	
	E
	Migração
Questão 4/10 - Climatologia, Biogeografia e Hidrogeografia
Leia a seguinte passagem de texto: 
“O aparecimento da ilha de calor altera a qualidade ambiental trazendo sérios problemas ao bem-estar da população. Nota-se que vários autores traçam uma relação direta entre a ilha de calor e o uso do solo [...]. O levantamento dos usos do solo na cidade é, portanto, um ponto fundamental para o entendimento da dinâmica da ilha de calor”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NUCCI, João Carlos. Qualidade ambiental e adensamento urbano: Um estudo de ecologia e planejamento da paisagem aplicado ao distrito de Santa Cecília (MSP). <http://www.labs.ufpr.br/site/arquivos/qldade_amb_aden_urbano.pdf>. Acesso em 07 set. 2016. 
Considerando a dada passagem de texto e os conteúdos do livro-base Biogeografia, climatologia e hidrogeografia: Fundamentos teórico-conceituais e aplicados sobre as ilhas de calor, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) As ilhas de calor são processos naturais que ocorrem em áreas naturais localizadas próximas a zonas costeiras banhadas por correntes quentes.
II. ( ) As ilhas de calor são típicas das zonas rurais, onde a quantidade de poeira presente no ar permite a potencialização do efeito estufa.
III. (      ) As ilhas de calor dizem respeito a um fenômeno típico de grandes cidades, notabilizando-se pela grande diferença de temperatura entre a área urbana e a área rural.
IV. ( ) Uma das consequências das ilhas de calor nas cidades é a formação de uma circulação do ar características, onde o ar da região central se aquece e sobe, e o ar da periferia converge para a cidade, onde se encontra o pico da ilha de calor. Esse processo acaba por formar um domo de poluição sobre a cidade.
V. ( ) As ilhas de calor são produtos das mudanças climáticas, sendo mais perceptíveis em ilhas que, devido à dinâmica da circulação atmosférica, recebem ar mais quente de outras localidades. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F – V
	
	B
	F – F – V – V – V
	
	C
	F – F – V – V – F
	
	D
	F – V – V – V – V
	
	E
	V – F – F – F – V
Questão 5/10 - Climatologia, Biogeografia e Hidrogeografia
Considere a seguinte definição: 
“A Biogeografia é a ciência que procura documentar e entender os padrões espaciais de biodiversidade. No estudo da distribuição dos organismos, considera o passado, o presente e os padrões relativos à variação da biodiversidade, em números e tipos de espécie, no Planeta Terra”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BROWN J. H.; LOMOLINO, M. V. Biogeografia. Tradução de AFONSO, I. F. 2. ed. Ribeirão Preto, SP: Funpec, 2006. p. 3.                 
Tendo em vista a dada definição e os conteúdos do livro–base Biogeografia, climatologia e hidrogeografia: Fundamentos teórico–conceituais e aplicados sobre a biogeografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A biogeografia contempla o aspecto espacial sempre relacionada às suas discussões. Nesse sentido, é indispensável conhecer o espaço geográfico, bem como seu mapeamento e sua síntese.
II. ( ) Nos estudos da biogeografia, deve–se considerar o espaço geográfico, sua síntese e sua cartografia.
III. (      ) A biogeografia foca principalmente na distribuição e evolução temporal dos vegetais, abstendo–se de analisar os animais vertebrados e invertebrados.
IV. ( ) A biogeografia procura entender os padrões de distribuição das espécies de animais e vegetais de forma a considerar apenas o tempo presente. 
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – V – V – V
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	V – V – F – V
	
	E
	V – F – F – V
Questão 6/10 - Climatologia, Biogeografia e Hidrogeografia
Leia o trecho de texto a seguir: 
“A biogeografia, como todos os ramos da ciência, procura utilizar-se de explicações de outros campos de estudo. Está intimamente ligada à ecologia, à biologia e à geografia, sendo que, nesta última, relaciona-se diretamente com os outros ramos da geografia física [...]. Seu campo de estudo centraliza–se na biosfera, a qual tem sido entendida como parte biologicamente habitada da litosfera, da atmosfera e da hidrosfera, que é a sede das interações recíprocas, e onde se manifesta o grande fenômeno da vida”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Maria Juraci Zani dos. Introdução à biogeografia. <http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/BolGeogr/article/view/12274/7401>.