Buscar

APOSENTADORIA POR IDADE HIBRIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APOSENTADORIA POR IDADE HIBRIDA
Referido benefício, mantêm todos os requisitos da aposentadoria por idade urbana (já estudamos anteriormente), sendo possível a inclusão do tempo laborado na condição de trabalhador rural para sua concessão.
Não é de agora, haja vista que a Lei 11.718 de 2008, deu nova redação ao art. 48 da Lei 8.2013/91, trazendo a possibilidade dos trabalhadores rurais somar tempo rural e tempo urbano para cumprimento da carência do benefício de aposentadoria por idade.
Mas, como não poderia ser diferente, a idade mínima para a concessão do benefício foi equiparada a do trabalhador urbano, ou seja, 65 anos de idade, se homem e 60 anos de idade, se mulher.
Em decisão proferida no dia 15 de agosto de 2019, o Superior Tribunal de Justiça (STJ), decidiu, pela sistemática dos recursos especiais repetitivos, o Tema nº 1007, definindo ser possível a concessão de aposentadoria híbrida, com o cômputo de período de trabalho rural remoto, exercido antes de 1991, sem a necessidade de recolhimentos previdenciários, ainda que não haja comprovação de atividade rural no período imediatamente anterior ao requerimento no INSS.
Todavia, o INSS recorreu. Alega que haveria repercussão geral e que a tese afrontaria os artigos 2º, 97, 195, §5º e 201 da Constituição.
Sustenta, ainda, que o entendimento resultaria na extensão de benefícios fora das hipóteses legais, sem prévia fonte de custeio. Assim, em casos como esse, estaria configurada a atípica atuação do Judiciário como legislador positivo.
Na decisão, a Ministra Maria Thereza da Assis Moura afirmou que a relevância da matéria e a interposição de Recurso Extraordinário contra precedente qualificado do STJ justificavam a remessa do apelo ao Supremo Tribunal Federal.
Nesse sentido, recentemente, foi determinada a suspensão de todos os processos que versem sobre a mesma controvérsia somente em grau recursal.
Então, a única alternativa é aguardar a decisão do STF acerca do tema em comento. Mas, você como advogado militante na seara previdenciária, deve protocolar administrativa e judicialmente todos os processos de aposentadoria por idade hibrida, mesmo havendo a suspensão dos mesmos. Justifica-se, pois em caso de uma decisão favorável aos segurados pelo STF, você e seu cliente estarão à frente neste quesito. Lembrando, que sempre é necessário levar em conta as despesas processuais e verificar se vale a pena em cada caso específico ingressar judicialmente, pois em caso de improcedência, provavelmente seu cliente será condenado e arcar com os ônus da sucumbência, caso não for beneficiário da assistência judiciária gratuita.

Outros materiais