Buscar

Simulado de Gestão Ambiental

Prévia do material em texto

Simulado de Gestão Ambiental
Simulado NzU2NjE1OTQyOTExNTgyNzQ3NzEx
Realizado em 26/02/2020 17:31
Aluno(a) ANA LEILA DA SILVA LOPES
Parte superior do formulário
Questão 7065 de Gestão Ambiental
1ª) Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente, incumbe ao Poder Público, EXCETO:
Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações. Para assegurar a efetividade do direito ao meio ambiente, incumbe ao Poder Público, EXCETO:
Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
Preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas.
Exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
Controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente.
Questão 7069 de Gestão Ambiental
2ª) A respeito da Lei n.º 6.938/1981, que dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, assinale a alternativa que apresenta princípio nela previsto para se alcançar o objetivo de preservar, melhorar e recuperar a qualidade ambiental propícia à vida.
ausência de zoneamento das atividades potencial ou efetivamente poluidoras
manutenção de áreas degradadas
aumento de áreas ameaçadas de degradação
educação ambiental exclusiva para o ensino fundamental
planejamento e fiscalização do uso dos recursos ambientais
Questão 7066 de Gestão Ambiental
3ª) Para os fins da Lei 6.938 de 31 de agosto de 1981 – Lei da Política Nacional do Meio Ambiente é incorreto afirmar que:
a degradação da qualidade ambiental é toda alteração adversa das características do meio ambiente;
o meio ambiente é o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas;
a poluição é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente, por exemplo, afetem desfavoravelmente a biota.
a poluição é a degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente, por exemplo, prejudiquem a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
o poluidor é somente a pessoa física responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental.
Questão 7067 de Gestão Ambiental
4ª) Referindo-se à relevância das florestas na preservação ambiental, a CF estabelece:
a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para, exclusivamente, sobre elas legislar.
a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para, exclusivamente, sobre elas legislar.
a competência exclusiva da União para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para legislar sobre elas.
a competência solidária da União, dos estados, do DF e dos municípios para a exploração sustentável das florestas de preservação permanente, da fauna, da flora, dos recursos minerais, hídricos e genéticos bem como para legislar, isoladamente, sobre ela.
a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora.
Questão 7064 de Gestão Ambiental
5ª) A Administração Pública exige, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade. De acordo com o art. 1º da Resolução nº 1/86 do CONAMA, assinale a alternativa que conceitua corretamente impacto ambiental.
Qualquer alteração física, química e biológica ao ser humano, causadas por qualquer forma de bactéria resultante das atividades automatizadas, que diretamente afetem a saúde e o bem-estar da população e a qualidade dos recursos ambientais.
Qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causadas por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas, que direta ou indiretamente afetem: a saúde, a segurança e o bem-estar da população; as atividades sociais e econômicas; a biota; as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente e a qualidade dos recursos ambientais.
Resulta em qualquer das condições estéticas e sanitárias do meio ambiente.
Resultam na saúde, na segurança e no bem-estar da população.
Variação da qualidade dos recursos ambientais, medida de acordo com os sistemas internacionais de aferição do bem-estar da população e desenvolvimento da interação da sociedade com o meio ambiente.
Questão 7063 de Gestão Ambiental
6ª) Conforme NBR ISO 14001, a definição de IMPACTO AMBIENTAL está contida em qual dos enunciados abaixo?
Qualquer impacto sobre o meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização.
Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades de uma organização.
Qualquer impacto do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte das atividades de uma organização.
Qualquer impacto do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte dos produtos ou serviços de uma organização.
Qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte, no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização.
Questão 7070 de Gestão Ambiental
7ª) Com base nas prescrições da Constituição Federal de 1988 no que diz respeito ao meio ambiente, assinale a alternativa correta.
O meio ambiente é um bem de uso especial do Estado.
A competência federativa para proteger o meio ambiente restringe-se aos municípios.
O cerrado é um bioma protegido no texto constitucional.
Há possibilidade de responsabilização penal, administrativa e civil por dano ambiental.
A ordem econômica é tratada independentemente da defesa do meio ambiente.
Questão 7072 de Gestão Ambiental
8ª) Assinale a alternativa correta sobre sistema jurídico de proteção ambiental brasileiro.
O Sistema Nacional de Meio Ambiente – SISNAMA é composto exclusivamente de órgãos da União, dos Estados e do Distrito Federal, com capacidade para licenciar e fiscalizar as atividades poluidoras.
A competência legislativa em matéria ambiental é concorrente. Nesta técnica de repartição concorrente a competência da União para legislar sobre normas gerais não exclui a competência suplementar dos Estados; e inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados não poderão exercer a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.
O licenciamento ambiental é um instrumento da política nacional de meio ambiente e compete ao poder público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade.
A concessão Florestal, conforme a Lei 11.284/06, pode incluir a outorga do direito de acesso ao patrimônio genético para fins de pesquisa e desenvolvimento, bioprospecção ou constituição de coleções e a exploração dos recursos minerais.
O Sistema Nacional de Unidades de Conservação, criado pela Lei 9985/2000, estabelece as Unidades de Conservação de Uso Sustentável e de Proteção Integral. A Floresta Nacional é uma unidade de conservação de proteção integral.
Questão 7071 de Gestão Ambiental
9ª) Considerando os princípios que regem a gestão ambiental no Brasil e no mundo, assinale a alternativacorreta.
Para a construção de uma hidrovia entre o Paraguai e o Paraná, não é necessária a realização de estudo prévio de impacto ambiental.
A criação de um loteamento urbano regular pode ser feita independentemente da aprovação do poder público.
A edificação de uma barragem no Rio São Francisco independe de autorização federal.
Em um município, para se construir um bairro novo em área já densamente povoada, deve ser feito um estudo do impacto de vizinhança.
Estradas de rodagem feitas pelo Governo Federal podem cortar unidades de conservação de proteção integral sem licenciamento ambiental.
Questão 7068 de Gestão Ambiental
10ª) A respeito da previsão de proteção ao meio ambiente da Constituição Federal de 1988, Capítulo VI do Título VIII, assinale a alternativa correta.
Há previsão de dupla responsabilização da pessoa jurídica por dano ambiental
A responsabilização ambiental só pode ser feita para as pessoas físicas.
A proteção ambiental é vista como um direito fundamental.
O estudo de impacto ambiental é procedimento facultativo para as grandes obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O meio ambiente é bem de uso especial.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes