Buscar

Apol som, música e imagem

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teorias do Cinema - ELETIVA
Leia o extrato de texto a seguir: 
“A relação entre o cinema e as artes plásticas começa através da integração desse meio pelos artistas de vanguarda em suas experimentações visuais. Essa história segue paralela, geralmente marginal, ao modelo narrativo-representativo-industrial, que se tornou hegemônico no cinema, denotado por diversas convenções que foram desenvolvidas ao longo de seus primeiros 20 anos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARAÚJO, Raphael Genuíno de. As vanguardas artísticas e o cinema. <http://periodicos.ufes.br/colartes/article/viewFile/8668/6268>. Acesso em 24 abr. de 2018.
 Conforme os conteúdos do texto-base Uma história do cinema: Movimentos, gêneros e diretores, o primeiro momento de encontro entre cinema e vanguardas artísticas é representado no filme:
Nota: 20.0
	
	A
	Nascimento de uma Nação (1915), de David Griffith, uma superprodução que fazia apologia à organização racista Ku Klux Kan.
	
	B
	Greve (1925), obra de Sergei Eisenstein filmada na antiga União Soviética, na qual o cineasta privilegiava a representação dos processos, e não dos eventos.
	
	C
	Nanook, o Esquimó (1922), trabalho de Robert Flaherty que instituiu novos padrões de tratamento cinematográfico, em uma tentativa de recuperar experiências primordiais das sociedades e das culturas representadas.
	
	D
	Gabinete do Dr. Caligari (1920), de Robert Wiene, cujos cenários, a interpretação de alguns personagens, o efeito de luz e sombra e a subjetividade se relacionavam ao expressionismo.
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a d). Segundo o autor, Gabinete do Dr. Caligari “propiciou um maior vínculo entre cinema e artes plásticas a partir de uma relação diferenciada entre filme e artes gráficas, ator e representação, imagem e narrativa” (texto-base Uma história do cinema: Movimentos, gêneros e diretores, p. 55). A alternativa a) corresponde ao considerado marco da massificação do cinema, mas sem relação direta com as vanguardas artísticas da época: “Nascimento de uma Nação (1915), de David Griffith, filme racista que fazia apologia à Ku Klux Kan. Em suas duas horas e meia, gastou à época mais de cento e vinte mil dólares em sua produção, e foi visto por milhões de pessoas desde seu lançamento” (texto-base Uma história do cinema: Movimentos, gêneros e diretores, p. 52). A alternativa c) diz respeito ao início dos documentários mais próximos daquilo que hoje conhecemos como tal (texto-base Uma história do cinema: Movimentos, gêneros e diretores, p. 57). Já as alternativas b) e e) correspondem a experiências elaboradas no contexto revolucionário soviético: “Greve (1925) [...], pautado pela ideia de que os processos, não os eventos, deveriam ser representados” (texto-base Uma história do cinema: movimentos, gêneros e diretores, p. 55,56). Nanook, o Esquimó (1922) [...] instituiu um padrão para o tratamento conferido ao outro, pautado pela tentativa de recuperação das experiências primordiais da sociedade e da cultura retratada” (texto-base Uma história do cinema: Movimentos, gêneros e diretores, p. 57). “O Homem da Câmera (1929), de Dziga Vertov, que também recorre à dialética materialista para pensar sua arte e tem igualmente uma atitude militante em relação ao seu meio de expressão” (texto-base Uma história do cinema: Movimentos, gêneros e diretores, p. 56).
	
	E
	O Homem da Câmera (1929), de Dziga Vertov, que recorre à dialética materialista e assume uma postura ativista em relação ao cinema.
Questão 2/5 - Teorias do Cinema - ELETIVA
Atente para a seguinte citação: 
“Comumente em paralelo aos grandes movimentos cinematográficos, a produção hollywoodiana buscou uma preocupação diferenciada na forma de ver cinema. Hollywood, que se construiu a partir de um cinema de estúdio e de uma ideologia industrial, via o cinema como uma grande forma de repercutir a ideologia norte americana de pensar, consumir e viver”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TOLDO, Giordano Schmitz; LOPES, Fernando Dias. Cinema como arte ou entretenimento: Uma visão de seus realizadores e a estrutura organizacional de suas produtoras. REAd: Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p. 167-190, Ago. 2017. p. 172. <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-23112017000200167&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 23 abr. 2018.
 
Tendo em vista a dada citação e conforme os conteúdos do texto-base Interpretando os símbolos do ritual cineclubista sobre o surgimento dos primeiros cineclubes, analise as seguintes proposições:
 I. O surgimento dos cineclubes consiste em uma resposta ao padrão estabelecido pelo monopólio do cinema americano.
 PORQUE
 II. O cinema comercial tem por objetivo incontestavelmente o ganho financeiro e, por ter se tornado uma mercadoria da chamada “indústria cinematográfica”, essa forma de cinema se encontra saturada dos diversos padrões – artísticos, culturais, ideológicos e políticos – que reproduz. 
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira
Você acertou!
Comentário: “O cinema comercial tem uma finalidade incondicional: a busca pelo lucro. Em outras palavras, a partir do momento em que os filmes se tornam uma mercadoria de uma indústria que produz e reproduz a arte e a cultura, padrões estéticos, ideológicos e políticos, eles já estão impregnados nesta forma de cinema. Logo, os primeiros cineclubes surgiram como uma proposta de reação à intensa padronização que o monopólio do cinema americano estava estabelecendo” (texto-base
Interpretando os símbolos do ritual cineclubista
, p. 9).
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
Questão 3/5 - Teorias do Cinema - ELETIVA
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Com a precarização das condições de trabalho e da formação de professores, com raríssimos cursos de licenciatura que tratem da formação audiovisual, professores têm menos possibilidade de fruir e pensar o cinema. Para isso contribui, ainda, uma cultura escolar apoiada quase exclusivamente na cultura escrita, em detrimento da audiovisual. E a formação inicial de professores reproduz os mesmos vícios do sistema escolar que criticam”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOGADOURO, Cláudia. Educadores, por que o preconceito com o cinema brasileiro? <https://www.institutonetclaroembratel.org.br/educacao/nossas-novidades/opiniao/educadores-por-que-o-preconceito-com-o-cinema-brasileiro/>. Acesso em 24 abr. 2018. 
Levando em consideração os conteúdos do texto-base O cinema, a educação e a construção de um imaginário social contemporâneo sobre o processo de desnaturalização do filme, é correto afirmar que esse processo:
Nota: 0.0
	
	A
	desarticula o sentido originalmente apresentado no filme e aponta para sentidos possíveis e que permanecem ocultos.
Comentário: A alternativa correta é a letra a). De acordo com o autor, o exercício de desnaturalização do filme “destitui o sentido inicial apresentado pelo filme e aponta para os sentidos subjacentes e potenciais existentes no mesmo filme” (texto-base O cinema, a educação e a construção de um imaginário social contemporâneo, p. 612). As alternativas b) e c) correspondem à definição de senso comum (texto-base O cinema, a educação e a construção de um imaginário social contemporâneo, p. 610). Já as alternativas d) e e) se referem ao processo de reprodutibilidade técnica do cinema, refletido por Walter Benjamin (texto-base O cinema, a educação e a construção de um imaginário social contemporâneo, p. 609,610).
	
	B
	se apresenta como uma forma de conhecimentoprático, elaborado a partir de situações cotidianas.
	
	C
	consiste em uma forma de pensamento livre, mas que sofre forte influência da tradição e dos preconceitos contidos na linguagem.
	
	D
	favorece o surgimento e a expansão de mecanismos de massificação ideológica, como aqueles que serviram aos regimes fascistas.
	
	E
	padroniza o reconhecimento das particularidades e localiza as interações entre o local e o global em um mesmo contexto.
Questão 4/5 - Teorias do Cinema - ELETIVA
Considere a seguinte citação: 
“Conhecido por ser um dos criadores do expressionismo alemão - caracterizado pela maquiagem carregada, a representação exagerada dos atores e o contraste entre luz e sombra - e por ter discutido a condição humana em seus filmes, além da modernidade, [Fritz] Lang variou do cinema silencioso alemão - com filmes consagrados como Metrópolis (1927), o filme mais caro da época, e A Morte Cansada (1921) - ao advento do cinema sonoro, ampliando o conceito de realismo com outro de seus filmes bastante conhecido, M - O Vampiro de Düsseldorf (1931)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CRUZ, Elaine Patrícia. Cineasta da condição humana e da modernidade, Fritz Lang ganha mostra. <http://www..ebc.com.br/cultura/2014/07/cineasta-da-condicao-humana-e-da-modernidade-fritz-lang-ganha-mostra-em-sp>. Acesso em 22 abr. 2018. 
Considerando essas informações e conforme os conteúdos do texto-base O cinema expressionista alemão sobre a primeira fase do expressionismo, chamada de expressionismo precoce, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Foi o momento em que o expressionismo chegou a outras artes e é considerado o de mais difícil periodização em virtude de toda a diversidade artística do período.
	
	B
	Ocorreu exatamente durante a Grande Guerra (1914-1918), sendo uma época caracterizada pela procura por novas alternativas para a humanidade.
	
	C
	Surgiu praticamente na República de Weimar (1919-1933), em um momento em que a literatura expressionista entrava em declínio e o cinema passaria a tratar de temas relacionados à morte, à angústia e aos conflitos de gerações.
	
	D
	Trata-se do período em que os atores e diretores de cinema passaram a utilizar técnicas já desenvolvidas no teatro, como o emprego da iluminação, em razão de suas experiências anteriores nos palcos.
	
	E
	Foi a fase do “descontrucionismo”, isto é, uma tentativa de se desligar dos modelos, tanto estéticos quanto de pensamento, existentes.
Comentário: As alternativas “a”, “c” e “d” abordam, na verdade, características da terceira fase do expressionismo, conhecida como “expressionismo tardio” (texto-base O cinema expressionista p. 2). A alternativa “b” foca na segunda fase do expressionismo, conhecida como “alto-expressionismo” (texto-base O cinema expressionista p. 2). A alternativa “e” é a única que corresponde com o comando da questão, contemplando as características do “expressionismo precoce”, fase compreendida entre 1910-1914: “foi a [fase] que pretendeu romper com os modelos estéticos e de pensamento anteriores, por isso também chamada de fase do ‘desconstrucionismo’” (texto-base O cinema expressionista p. 2).
Questão 5/5 - Teorias do Cinema - ELETIVA
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A produção cinematográfica brasileira foi intensificada durante os anos 1970 e 1980, graças à intensa e direta ação do Estado. Antes de tudo, porque o regime militar, dentro de seus princípios de centralização político-administrativa, instaurou um projeto de institucionalização cultural de extensão nacional”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMANCIO, Tunico. Pacto cinema-Estado: Os anos Embrafilme. <http://revistaalceu.com.puc-rio.br/media/Alceu_n15_Amancio.pdf>. Acesso em 25 abr. 2018. 
Considerando o fragmento de texto dado e conforme os conteúdos do texto-base Ascensão e queda do cinema brasileiro sobre a Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme), analise as seguintes assertivas e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas. 
I. ( ) A Embrafilme foi criada em 1969 com o objetivo de melhor distribuir os filmes brasileiros.
II. ( ) Em 1975, a Embrafilme foi reformulada pelo governo Geisel, passando a abranger as funções do Instituto Nacional do Cinema, que havia sido extinto.
III. (  ) A Embrafilme instituiu várias medidas protecionistas em grande parte relacionadas à obrigatoriedade de exibir filmes nacionais.
IV. ( ) Em 1990, a Embrafilme foi extinta pelo então presidente Fernando Collor de Mello.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	V – F – F – F
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – V
Você acertou!
Comentário: A alternativa correta é a letra d). As afirmativas I e II são verdadeiras, pois a Embrafilme foi criada em 1969 para “promover a distribuição dos filmes brasileiros em mercados estrangeiros [...] [e, em] “1975, durante o governo Geisel, a Embrafilme foi reorganizada, absorvendo então as funções executivas do agora extinto INC” (texto-base Ascensão e queda do cinema brasileiro, p. 36). A afirmativa III é falsa, pois corresponde às medidas protecionistas implementadas nos anos 30 no governo de Getúlio Vargas (texto-base Ascensão e queda do cinema brasileiro, p. 35). A afirmativa IV é verdadeira, pois a Embrafilme foi extinta, juntamente com o Concine e a Fundação Brasileira de Cinema, por Fernando Collor de Mello no início do seu governo (texto-base Ascensão e queda do cinema brasileiro, p. 32).
	
	E
	F – V – F – V

Outros materiais