Buscar

Educação à distância

Prévia do material em texto

Tema: A importância da educação a distância no Brasil
Aluna Victoria Zambon Brondani
Turma Smart – Riachuelo 
Data: 02/03/2020
A palavra “escola" deriva do grego scholé, que significa lugar de ócio. Essa significação origina-se nas instituições de ensino fundadas por filósofos da Grécia Antiga, quando as pessoas iam à escola em seu tempo livre para refletir, de modo a enriquecer cultural e filosoficamente. Hoje, contudo, a educação é a base fundamental no desenvolvimento do indivíduo e determina seu espaço na sociedade. Para tanto, os métodos educacionais evoluíram e a educação a distância tornou-se uma ferramenta de extrema importância pelo seu caráter singular, sendo válido analisar sua relevância e distribuição no meio social.
De fato, o dinamismo do ciberespaço tem provocado uma mudança na metodologia de ensino. O educador Paulo Freire defende, no livro “A Educação do Oprimido”, que o ensino é uma forma libertadora, cujo objetivo é despertar a criticidade do aluno de modo a incentivá-lo na busca de uma autonomia e consciência social. Nesse sentido, a educação a distância, sem dúvida, alcança esse objetivo quando desprende o aluno de métodos tradicionais de ensino, estimulando o auto aprendizado de maneira dinâmica e diferenciada, pela interação com ferramentas digitais de imagem, texto e vídeo e pela discussão e compartilhamento de conhecimentos de modo autônomo. É relevante, portanto a singularidade do uso da tecnologia na educação modificando as relações de ensino e aprendizagem.
Apesar da singularidade e dinamismo da educação a distância, as desigualdades sociais ainda são um impasse para o acesso democrático a esse meio de ensino. Segundo dados do Comitê Gestor da Internet, mais de um terço dos domicílios brasileiros não tem acesso a internet. Nesse cenário, é notável que níveis elevados de desigualdade diminuem tanto as oportunidades quanto os incentivos para os indivíduos e famílias mais pobres, desestimulando-os em particular em investir em educação, mesmo que a distância, sendo assim, mantidos e evidenciados, enfaticamente, o desequilíbrio na concretização de um direito básico de todos os cidadãos. Assim, é necessário a busca por estratégias de mitigação das desigualdades sociais, em prol da igualdade educacional.
A importância da educação a distância no Brasil é evidente e, por conseguinte, deve ser difundida e debatida. Para isso, convém ao Ministério da Educação, por meio da elaboração do Enceja EaD, criar uma plataforma de aulas de ensino básico a distância, a fim de oferecer meios e incentivos para jovens e adultos que não tiverem oportunidade de concluir o Ensino Médio e Fundamental e ainda, beneficiar-se desse meio de ensino. Ademais, cabe ao Ministério da Tecnologia – estimulador do desenvolvimento tecnológico e inovação – por meio da instalação de redes de fibra óptica, proporcionar o acesso à internet rápida e com baixo custo para todas as cidades do país, com o intuito de ampliar o acesso aos meios de educação, de maneira eficiente, para todas camadas sociais. Com essas medidas, o objetivo do ensino, apontado por Paulo Freire, poderá ser, gradativamente, usufruído por toda a população.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes