Buscar

Psicologia da Educação e da Aprendizagem Prova discursiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A aprendizagem é considerada como um processo contínuo, no qual o ser humano desde a vida uterina começa a aprender e permanece durante toda a vida, pois é o caminho para atingir o crescimento, a maturidade e o desenvolvimento como pessoas, num mundo organizado, cujas interações com o meio nos permitem a organização do conhecimento, que é a aprendizagem. Considerando o exposto, disserte sobre o que devemos aprender.
	Resposta Esperada:
Devemos aprender o que precisamos saber para sobreviver e para poder desenvolver-nos no meio com segurança e eficácia, ou seja, as formas fundamentais da vida. No meio podemos distinguir a natureza e a sociedade.
Devemos aprender como nos comportar no meio social. Aprendemos desde coisas aparentemente triviais, mas essenciais, como atravessar a rua, preparar um ovo frito, ou evitar os objetos muito quentes, até as coisas mais importantes, como o amor, a solidariedade ou o respeito aos outros.
Aprender a desenvolver-se no meio físico, a manejar as coisas, a procurar o que se necessita para viver, a evitar os perigos, a realizar ações eficazes. Trata-se de um conhecimento técnico sobre a natureza e sobre como podemos nos desenvolver nela, maximizando nossas possibilidades de sobrevivência.
Para sobreviver no meio, os indivíduos precisam conhecer uma série de características deste e a maneira como devem comportar-se eficazmente diante delas. Por exemplo, a criança precisa descobrir propriedades dos objetos e do espaço, saber que há objetos leves e pesados, que a maioria cai quando não tem base de sustentação e não é colocado sobre uma superfície, e todo um amplo conhecimento para poder agir sobre as coisas. Além disso, deve adquirir técnicas relativas a como agir para procurar alimento, para preparar os lugares para descanso.
	2.
	Se refletirmos sobre o conceito? inteligência? podemos compreendê-la como um aspecto próprio do sujeito, bem como as apropriações do meio cultural vivenciado por ele. A inteligência torna-se um processo mutável, à medida que o sujeito conhece, assimila e transforma as informações do mundo no qual está inserido. Neste sentido, discorra sobre a contribuição dos autores Piaget e Vygotsky sobre o estudo da inteligência.
	Resposta Esperada:
Os autores Piaget e Vygotsky estudaram o conceito inteligência e contribuíram com suas concepções sobre o assunto. Para esses autores, a inteligência apresenta-se como processo dinâmico e construído na interação do sujeito e da cultura, com seus sistemas simbólicos.
Para Piaget, era possível construir a inteligência na relação da ação do sujeito com o objeto, sobre a realidade que o cerca. Considera relevante o processo e não o fim.
Já para Vygotsky, a inteligência pode ser aprimorada a partir de novas aprendizagens que o sujeito vai construindo através de novos elementos.

Continue navegando