Buscar

Discursivas I Logística Reversa (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVA FINAL 1:
QUESTÃO:
Com a questão ambiental, a diminuição de custos e a conscientização, tornou-se necessária a criação de um sistema ou de uma possibilidade para que os produtos que geram resíduos sejam direcionados para um local específico. Existem várias áreas dentro da Administração que estudam os assuntos pertinentes à logística. A partir da logística, surgiu a logística reversa, que é um dos segmentos desta grande área. Nesse sentido, descreva a importância da logística reversa nas organizações. 
RESPOSTA ESPERADA:
A logística reversa é uma área da administração que cuida do retorno de produtos ao ciclo produtivo. As empresas e a sociedade em geral costumam descartar tudo aquilo que já não serve mais e o que causa danos ao meio ambiente. A logística reversa preocupa-se no sentido de preservar a imagem da empresa e reduzir custos com matéria-prima e produção.
DISCURSIVA FINAL 2:
QUESTÃO:
As empresas que não possuem uma gestão ambiental podem perder mercado. Uma empresa precisa estar focada em desenvolver o gerenciamento sustentável, sem comprometer as gerações futuras, pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas com o destino desses resíduos contaminantes. As empresas devem adotar essa gestão por duas razões. Identifique quais são essas razões e disserte sobre elas. 
RESPOSTA ESPERADA:
Primeira razão: quando uma empresa não possui uma gestão ambiental, essa pode começar a perder mercado. Com os riscos ambientais que podem ocorrer, pode haver um efeito cascata, colocando em perigo todas as pessoas e empresas. Segunda razão: é a oportunidade de diminuir seus custos reutilizando os resíduos, ou seja, a matéria-prima.
DISCURSIVA FINAL 3:
QUESTÃO:
Com a sociedade e o governo pressionado para que as empresas sejam mais sustentáveis, é necessário rever algumas estratégias com relação às vendas e ao pós-venda. As empresas que não aplicam a logística reversa podem perder mercado, com risco de falência. Disserte sobre o que ocorre com a organização quando utiliza a estratégia de logística reversa de pós-venda.
RESPOSTA DO LIVRO:
Conforme Leite (2009), a Logística Reversa de pós-venda tem como objetivo estratégico agregar valor a um produto logístico que é devolvido por razões comerciais: erros no processamento de pedidos, garantia dada pelo fabricante, defeitos ou falhas de funcionamento no produto, avarias no transporte, entre outros motivos. 
Empresas modernas utilizam a logística reversa de pós-venda, diretamente ou por meios de terceirizações com empresas especializadas, com diferentes objetivos estratégicos, como o aumento da competitividade no mercado pela diferenciação de serviços, a recuperação de valor econômico dos produtos, a obediência à legislação, garantindo imagem corporativa. (LEITE, 2003, p. 207).
Na visão de Arima e Battaglia (2003), a Logística Reversa pós-venda é uma questão estratégica de manutenção de imagem e de marca junto ao mercado consumidor, e em cumprimento às cláusulas previstas no Código de Defesa do Consumidor.
DISCURSIVA FINAL 4:
QUESTÃO:
Não é de hoje que as empresas têm investido significativamente nas embalagens como forma de divulgar seu produto. Contudo, é recente a preocupação dos consumidores com a destinação final dessas embalagens, ou seja, a consciência ecológica e ambiental está em destaque, mesmo que ainda de forma lenta. Diante do exposto, explique a diferença entre a logística reversa e a logística verde. Aponte e explique os quatro fatores que impulsionaram a criação da logística verde.
RESPOSTA DO LIVRO:
Segundo Donato (2008), o movimento da Logística Verde surgiu no final do século XX e início do século XXI, onde vários fatores devem ser levados em consideração como os que deram início a esse movimento, sendo eles: 
● O aumento da poluição ambiental decorrente da emissão dos gases gerados pela combustão incompleta dos combustíveis fósseis durante os diversos sistemas de transporte. 
● A crescente contaminação dos recursos naturais, como consequência de cargas desprotegidas, como: caminhões com produtos químicos que se acidentam e acabam contaminando rios e córregos, navios petroleiros que contaminam os oceanos. 
● No que diz respeito à movimentação e armazenagem, destacou-se um fator de extrema importância, que foram os impactos causados por vazamento dos diversos produtos contidos através do rompimento dos diques de contenção, utilizados pela armazenagem de resíduos da atividade produtiva. 
● A necessidade de desenvolvimento de projetos adequados à efetiva necessidade do produto contido, de forma a evitar que as ações geradas pelo transporte ou armazenagem não causem avarias a embalagens de produtos químicos, petroquímicos, defensivos agrícolas e farmacêuticos.
DISCURSIVA FINAL 5:
QUESTÃO:
Tendo como base um ciclo biológico, o Ciclo de Vida do Produto (CVP) pode ser comparado com a forma que uma semente é plantada: começa a se desenvolver, enraizando e crescendo e, por certo período de tempo, fica na fase adulta, até finalmente morrer. A imagem a seguir apresenta o ciclo de vida de um produto que poderá afetar a organização, caso não seja tomada alguma providência estratégia sustentável e que a mantenha no mercado. Apresente os cincos ciclos de vida de um determinado produto e caracterize-os.
RESPOSTA:
As quatro fases do ciclo de vida do produto são:
Introdução: é a fase inicial da vida do produto ou o período em que o produto é lançado no mercado, esta fase tem como característica: baixo volume de produção e de vendas.
Crescimento: o produto começa a firmar-se no mercado ou período de aceitação pelo mercado. Nesse estágio surgem os concorrentes.
Maturidade: período de baixo crescimento nas vendas. Os níveis de lucro tornam-se estáveis ou diminuem, em função dos gastos que a empresa tem para defender o produto da concorrência. Quando o produto atinge a saturação às características de competição se tornam mais acirradas.
Declínio: o produto passa a perder participação no mercado, ou seja, é quando as vendas e os lucros começam a cair.
DISCURSIVA FINAL 6:
QUESTÃO:
As empresas estão cada vez mais cientes da necessidade de satisfazer seus clientes, e, muitas vezes, é necessário se reinventar. Um exemplo muito simples, mas extremamente complexo pela rapidez que a tecnologia vem apresentando, são os aparelhos de celulares. Quem desconfiaria, em 1990, quando existiam aparelhos que apenas faziam ligações e pouco depois enviavam mensagens, que atualmente podemos até ver televisão, conversar com videoconferência com uma pessoa do outro lado do planeta? No entanto, muitas vezes, essa tecnologia traz problemas. Dessa forma, entra em ação o Código do Consumidor, para o qual as empresas são responsáveis pelas falhas e defeitos. O que as empresas devem fazer para resolver o problema de um produto com defeito?
RESPOSTA:
Se houver algum defeito no produto, o consumidor poderá exigir o conserto do mesmo em até 30 dias, se o fornecedor se recusar, conforme o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, o comprador lesado terá três opções: exigir o abatimento do preço; a troca por outro produto da mesma qualidade ou o reembolso do valor pago, em caso de prestação de serviço, poderá ser exigida a reexecução do mesmo.
DISCURSIVA FINAL 7:
QUESTÃO:
Gerenciar uma organização de modo ambientalmente correto pode resultar em benefícios consideráveis para as empresas que o fazem como, por exemplo: redução de custos, devido ao menor índice de refugos de produção, incentivos para a inovação, oportunidades de novos negócios, melhorias na qualidade do produto, diminuições de pressões regulamentadoras, entre outros. As empresas que não utilizam a gestão ambiental estão sujeitas a perder oportunidades no mercado consumidor, com o risco de se responsabilizar por danos ambientais, significando grandes somas de dinheiro e colocando em perigo o seu futuro. Sobre os benefícios que podem ser obtidos com a gestão ambiental, disserte sobre o acesso ao mercado, a relação com os clientes e a melhoria na imagem pública.
RESPOSTA DO LIVRO:
Acesso ao mercado:
● Normas degestão ambiental como a ISO 14001 e outras demonstrações eficazes de gestão ambiental poderão ser pré-condições para se fazer negócio. Isso seria um requisito de negócio para negócio, não um requisito do governo. Foi o que certamente aconteceu com a série ISO 9000 (que no ano de 2001 possuía mais de 250 mil organizações certificadas no mundo), e há indicações recentes de que a ISO 14001 está seguindo a mesma tendência, só que de forma mais acelerada.
Relações com os clientes:
● Os clientes já possuem uma série de expectativas com relação à qualidade do produto e do serviço e também com relação ao preço. Ao tomarem uma decisão referente a uma compra, eles podem ter a certeza da qualidade do produto e dos danos que causam ao meio ambiente. A implementação de um SGA reconhecido pode ser uma forma de atender às expectativas e pode ajudar a identificar, responder e conferir a necessária segurança relativa a diversas preocupações. Os consumidores são cada vez mais influenciados pelas questões ambientais, e devido à falta de informação comparativa confiável, procuram, com frequência, revistas dirigidas ao consumidor com avaliações de produtos.
Melhoria na imagem pública:
● Uma empresa que seja reconhecida por seu SGA e por seu desempenho ambiental será vista de forma muito mais positiva pela mídia do que outras organizações. As organizações já não podem envolver-se em devastações, tratando o meio ambiente mais como uma questão de relações públicas que de desempenho. Precisam ser capazes de substanciar suas ações, não podem fazer promessas vazias e tomar atitudes sem nada que as apoie.

Outros materiais