Buscar

apol 1 - Abordagens Teóricas da Contabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
As informações contábeis são distribuídas em dois segmentos(usuários internos e usuários externos). Sabendo disso, preencha 
com ( I ) para elementos que pertencem aos usuários internos e ( E ) para os elementos pertencentes aos usuários externos. Em seguida escolha a alternativa que corresponde a sequência correta.
(   ) sócios
(   ) fornecedores
(   ) bancos
(   ) gestores
(   ) sindicatos
Nota: 20.0
	
	A
	I – I – E – E – I
	
	B
	I – E – E – I – E
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA   B   Os usuários internos são os que utilizam as informações contábeis para a própria gestão da empresa e os usuários externos, são aqueles que utilizam a informação para verificar a situação econômica e financeira em determinado momento. Esses conceitos são tratados no Capítulo 1 - página 25 da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria (HIGA e ATLOÉ, 2015), que diz que os usuários internos são os gerentes (administradores) e os investidores (sócios ou acionistas), chamados de shareholders. Já os usuários externos são os chamados stakeholders, que podem ser os fornecedores, bancos, governo, concorrentes, etc.
 
	
	C
	E – E – I – E –I
	
	D
	E – I – E – I – I
	
	E
	I – E – I – I – E
Questão 2/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
O objetivo da demonstração do Fluxo de Caixa tem como objetivo disponibilizar informações sobre as entradas e saídas de recursos da entidade entre outros eventos. Escolha a alternativa que não faz parte das atividades atribuídas a Demonstração de  Fluxo de Caixa de uma empresa: 
Nota: 20.0
	
	A
	Atividades Operacionais;
	
	B
	Atividades de Investimento;
	
	C
	Atividades de Financiamento.
	
	D
	Atividades de Administração.
Você acertou!
GABARITO: ALTERNATIVA  D    Capítulo 4 da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria.  pág.  127 que diz "A DFC é um relatório que demonstra a origem (que são as atividades de financiamento) e a aplicação dos recursos (que são as atividades de investimentos captados em determinado período) e também o resultado do fluxo financeiro, ou seja, o fluxo das atividades operacionais" Contempla, então, as atividades operacionais, investimentos e financiamentos.
 
	
	E
	Atividades logísticas.
Questão 3/5 - Abordagens Teóricas da Contabilidade
De acordo com a ESTRUTURA CONCEITUAL PARA ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE RELATÓRIO CONTÁBIL-FINANCEIRO, a informação contábil precisa manter e seguir determinadas características qualitativas básicas. Dentro desse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente seu conceito:
Nota: 20.0
	
	A
	A Comparabilidade permite que os diferentes usuários das informações contábeis identifiquem e compreendam a evolução da informação contábil ao longo do tempo, além similaridades dos itens e diferenças entre eles.
Você acertou!
ALTERNATIVA CORRETA "A" - Segundo o material para impressão da aula 02, tema 02 da disciplina de Abordagens Teóricas da Contabilidade,  A informação contábil deve possibilitar ao seu usuário uma clara análise quanto a sua evolução ao longo do tempo, devendo, portanto, manter seus aspectos formais, proporcionando assim a Comparabilidade.
	
	B
	A Verificabilidade indica que a entidade deve fornecer informações exclusivas aos diferentes usuários da informação contábil, de acordo com os seus interesses.
	
	C
	Compreensibilidade consiste em classificar, caracterizar e apresentar a informação de forma que somente os usuários internos consigam compreender de forma concisa as informações prestadas.
	
	D
	Tempestividade significa divulgar anualmente as informações contábeis, para que os usuários consigam verificar o que ocorreu ao longo do período.
	
	E
	Confiabilidade é um atributo que permite que os usuários externos tenham acesso aos relatórios gerenciais gerados internamente pelas organizações.
Questão 4/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
A contabilidade tem como principal objetivo o fornecimento de informações aos seus diferentes tipos de usuários, sendo essas de natureza econômica, financeira e física do patrimônio e suas mutações. Sobre a natureza econômica da empresa, podemos afirmar que a alternativa CORRETA que  corresponde a sua aplicabilidade é:
Nota: 0.0
	
	A
	Utilizada para garantir recursos da empresa para o meio ambiente, possibilitando assim, a elevação do comércio internacional.
	
	B
	Utilizada para resgatar receitas não contabilizadas, sendo que estas não alteram o balanço patrimonial.
	
	C
	 
Utilizada para explicar o processo de formação do resultado, os quais alteram o valor do Patrimônio Líquido.
GABARITO:  ALTERNATIVA   C     Capítulo 1 da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria. – pág: 23, que diz que "A natureza econômica é utilizada para explicar o processo de formação de resultado, ou seja, as mutações tanto quantitativas quanto qualitativas que alteram o valor do PL, sejam elas mais ou menos conhecidas, como as receitas e as despesas."
	
	D
	Utilizada para explicar a origem da empresa, tanto no quesito de produção e comercialização de seus produtos.
	
	E
	Utilizada para demonstrar o valor total de recursos de disponibilidade imediata da empresa em determinada data.
Questão 5/5 - Estrutura da Contabilidade Brasileira
Sendo a contabilidade uma ciência social, as suas especificidades giram sobre os Princípios Contábeis, os quais podem ser definidos como:
Nota: 0.0
	
	A
	As regras fundamentais para controlar investimentos internacionais.
	
	B
	As regras fundamentais que caracterizam os débitos e créditos.
	
	C
	As regras fundamentais admitidas como base, validadas para todos os patrimônios.
GABARITO:  ALTERNATIVA   C     Capítulo 1 – pág: 21 da obra Contabilidade em Processo: da escrituração à controladoria (HIGA e ATLOÉ, 2015) e tema 01 da aula 02 da disciplina Estrutura Brasileira da Contabilidade, que diz que os princípios contábeis são as regras fundamentais admitidas como base, validadas para todos os patrimônios. Eles são a essência ou o núcleo central da teoria contábil e estruturam a forma como os registros devem ocorrer para que a contabilidade atinja seu objetivo.
	
	D
	Normas para controlar as contas à pagar e à receber que uma empresa possui.
	
	E
	A orientação sobre a gestão financeira e econômica da empresa

Outros materiais