Buscar

gerenciamento de projetos atividade individual mba FGV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade individual
	
	Matriz de análise
	Disciplina: Gestão de Projetos
	Módulo: 6
	Aluno: Clara Melo Medeiros
	Turma: 0220-0_1
	Tarefa: Estudo de caso da empresa CCC sob a ótica de gestão de projetos
	Características do projeto 
	Projeto é um conceito utilizado pela humanidade desde que se tem conhecimento de sua História. Ao longo dos anos, as técnicas e ferramentas utilizadas nos projetos foram desenvolvidas e aperfeiçoadas, sendo a maioria destas consolidadas no Guia PMBOK, que orienta e fundamenta os estudos nesta área atualmente. Para realizar o estudo de caso da empresa CCC, será tomado como base os conceitos deste guia.
É possível identificar alguns atributos que caracterizam o show promovido pela CCC como um projeto: primeiramente, o fato de que o evento é singular, foi desenvolvido visando atender à uma necessidade específica de fortalecimento da marca. Além disso, o show será um evento pontual, que terá início e fim. Por fim, é possível identificar etapas progressivas de elaboração, com entregas específicas a cada fase: início, planejamento, execução, monitoramento e controle e finalização. Podemos, ainda, ressaltar que o show é um projeto que faz parte de um conjunto de projetos (programa) coordenados para aumentar a exposição da marca.
	Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase
	“O ciclo de vida de projeto define as fases do projeto que une o início de um projeto ao seu fim” (Oficina da NET, 2015). A finalização de um ciclo constitui-se de uma entrega pré-definida para que se inicie o próximo ciclo. Tais ciclos podem ser sombreados ou paralelos, visto que podem ser iniciados sem ter a entrega total do ciclo anterior ou sem a aprovação da entrega do anterior, pois causam impactos mínimos ao projeto. Dessa forma, podemos definir que as fases do projeto em questão são: iniciação, planejamento, execução, monitoramento e controle e encerramento.
Durante a fase de iniciação do projeto, foi realizado o processo de desenvolver o Termo de Abertura de Projeto (TAP) e a identificação das partes interessadas. Nessa altura, o projeto ainda não está aprovado e as informações e os envolvidos são apenas os gestores de alto nível: sponsors, gestores da área de marketing da CCC e o gestor da DT Produções, empresa incorporada à CCC que será responsável por executar o projeto. Estes dois últimos também podem ser considerados partes interessadas do projeto, bem como os potenciais fornecedores de produtos e serviços e o gestor do projeto. Tais atores envolvidos irão definir a aprovação – ou não – do projeto.
Após a aprovação do projeto inicia-se a fase de planejamento, que geralmente é a mais extensa e complexa, envolvendo diversos processos com o objetivo principal de estruturar o plano de projetos e seus componentes auxiliares, observando sempre as melhores práticas. Dentre as principais atividades, pode-se citar a definição do escopo, cronograma e orçamento, além da definição inicial dos riscos, requisitos e criação da EAP, dentre diversos outros processos. Nessa fase será definida quantos e quais artistas irão participar do evento, qual será a capacidade de público do evento, sua duração, período do ano em que vai acontecer, entre outras definições básicas para a execução do projeto.
Na etapa de execução o objetivo é executar tudo que foi planejado na etapa anterior de forma simples e objetiva. É nesta etapa que serão fechadas as contratações de produtos e serviços oferecidos durante o evento, como a contratação de artistas e fechamento de parcerias com os fast foods.
A etapa de monitoramento e controle é feita concomitante à parte da execução do projeto. Nesse momento, é possível perceber que, quanto melhor o planejamento, mais aderente é a execução. Tais informações são colhidas pelo gerente de projetos e utilizadas como fonte para elaboração de relatórios de projeto e informadas às partes interessadas. Será a etapa na qual serão controlados os horários de cada show, entrada e saída do público, segurança, qualidade sonora, entre outros. 
Por fim, na etapa de encerramento do projeto é realizado o aceite da entrega do projeto, para que a CCC avalie e aprove a entrega (evento musical) realizada. Além disso, é entregue o documento de lições aprendidas, que deve ser preenchido ao longo de todas as fases do projeto, para que possam servir de exemplo para projetos futuros.
	Estrutura das empresas CCC e DT Produções
	Com relação à estrutura organizacional das empresas CCC e DT Produções, é possível inferir que elas são bem distintas.
A CCC, como empresa tradicional, parece possuir uma estrutura organizacional matricial, com seus funcionários divididos em departamentos (marketing, RH, financeiro, TI, etc.), que possuem autonomia. Possui uma estrutura bastante hierárquica, com poderes de decisão centralizados em seus gerentes funcionais.
Já a DT Produções, por já ter know-how com projetos, deve ter uma estrutura organizacional orientada a projetos, na qual seus funcionários são organizados por função e alocados de acordo com as demandas de cada projeto, respondendo ao gerente do projeto no qual estão.
	Referências bibliográficas
	FREITAS, Carlos Augusto. Gestão de Projetos. Rio de Janeiro: FGV.
Oficina da NET. PMBOK: Guia de Gerenciamento de Projetos: Ciclo de Vida do Projeto, 2015. Disponível em: https://www.oficinadanet.com.br/post/14645-guia-pmbok-ciclo-de-vida. Acesso em março/2020.
	
	1
	2 
	
	
	
	3

Continue navegando