Buscar

Relação entre Currículo e Plano de Aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Teorias e Práticas do Currículo (PED66)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639081) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18156106
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O currículo reflete o conflito de interesses de uma sociedade e os valores dominantes que regem os processos educativos. Devido à franca ascensão do mundo industrial no início do século XIX, surge um novo modelo de currículo exigido pelo próprio contexto da época. Disserte sobre as teorias tradicionais do currículo e seus objetivos.
	Resposta Esperada:
Uma nova ideia de currículo estava se instalando no início do século XIX. O contexto industrial determinou para a época novos comportamentos sociais relativos à livre competição, à produção industrial em larga escala e ao aumento de empregados nas fábricas. Um importante autor das teorias tradicionais do currículo, que conectado às aspirações da nação daquela época, Bobbitt teve como propósito, planejar cientificamente as atividades pedagógicas e controlá-las. O tradicionalismo da concepção de Bobbit via o currículo como um processo de racionalização de resultados educacionais, cuidadosamente e rigorosamente medidos e especificados. O modelo seguido por Bobbitt era o fabril, cuja inspiração teórica provinha de Taylor precursor do movimento da administração científica, cuja teoria defendia a administração do tempo nas fábricas, planejamento e divisão do trabalho. O ensino tradicional possuía um caráter de caráter verbalista, autoritário e inibidor da participação do aluno, valorizavam conteúdos de caráter enciclopédicos, descontextualizados. Valorização do aspecto intelectual, da disciplina. Assim, podemos dizer que duas tendências impulsionaram o currículo daquela época, uma centrada no pensamento de Bobbitt em seu livro The Curriculum (1918) e outra representada nos pensamentos de Dewey em seu livro The children and the curriculum (1902).
	2.
	O currículo norteia a educação, sendo de extrema importância para o desenvolvimento do processo educativo. Entretanto, é necessário que o professor faça o plano de aula. Os dois são fundamentais para que a ação educativa se efetive. Disserte sobre a relação entre currículo e o plano de aula.
	Resposta Esperada:
O currículo desenha o caminho a ser percorrido na educação, explicitando suas concepções e perspectivas. O plano de aula define os meios e estratégias para a realização da trajetória definida no currículo.
Parte inferior do formulário

Outros materiais