A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
APOL 1 - ARTE E CULTURA POPULAR - ELETIVA I NOTA 100 (14 QUESTÕES)

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL 1 - ARTE E CULTURA POPULAR - ELETIVA I – NOTA 100 (14 QUESTÕES)
1. Leia o fragmento de texto a seguir:
“As culturas transformam-se não só internamente, mas também no contato com outras culturas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZUCON, Otávio. BRAGA, Geslline. Introdução às culturas populares no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 23.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil sobre cultura, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
(A) As culturas são elementos estáticos.
(B) As culturas devem ser preservadas ao máximo para não se modificarem ao longo do tempo.
(C) O mundo contemporâneo possibilita transformações que impactam as sociedades.
Você acertou!
(D) As mudanças ocorrem somente com os grupos que não preservam a sua cultura.
(E) A preservação é a única solução para que as diferentes culturas não se contaminem com influências umas das outras.
2. Leia o fragmento de texto:
“Para alguns autores, a análise das sociedades humanas em sua diversidade pode também enfocar as relações entre antropologia e história”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZUCON, Otávio. BRAGA, Geslline. Introdução às culturas populares no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 13.
Com base no fragmento de texto e no livro Introdução às culturas populares no Brasil, sobre a obra Casa-Grande e Senzala, escrita por Gilberto Freyre em 1933, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
(A) A obra chega à conclusão de que foi positiva para a economia brasileira a exploração, por meio da escravidão, de negros e indígenas.
(B) A obra indica que a miscigenação atrapalhou a construção da cultura brasileira.
(C) Apresenta uma análise do processo de colonização de nosso país, problematizando as relações entre as culturas indígenas, europeias e africanas.
Você acertou!
(D) A obra direciona para a necessidade de um resgate da cultura europeia.
(E) A obra não é útil atualmente, pois analisa um período muito antigo da cultura brasileira.
3. Leia o fragmento de texto a seguir:
“É difícil definirmos cultura de modo único, visto que esta abrange diversas acepções”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZUCON, Otávio. BRAGA, Geslline. Introdução às culturas populares no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 12.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, assinale a alternativa correta sobre o termo “cultura”:
Nota: 10.0
(A) De acordo com os estudos antropológicos, cultura é o mesmo que “ser culto”.
(B) O significado do termo “cultura” pressupõe uma relação direta com a condição social das pessoas.
(C) A cultura é condição de indivíduos ou grupos que têm ensino superior.
(D) Pode ser entendido como o conjunto de saberes, comportamentos, crenças e costumes adquiridos.
Você acertou!
(E) A cultura é uma condição de indivíduos ou grupos sociais que moram na cidade.
4. Leia o excerto de texto:
“Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos e obras de arte, e também as festas, músicas e danças, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares. Tudo enfim que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Patrimônio Cultural imaterial < https://centrodepesquisaeformacao.sescsp.org.br/uploads/BibliotecaTable/9c7154528b820891e2a3c20a3a49bca9/138/13767633911715480676.pdf >. Acesso em 24 jul. 2017.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, percebemos que os bens culturais de natureza imaterial abrangem as seguintes categorias:
Nota: 10.0
(A) Monumentos, parques e cidades.
(B) Costumes, países e regiões.
(C) Estandartes, artefatos e ferramentas.
(D) Vestimentas, utensílios e conjuntos arquitetônicos.
(E) Saberes, formas de expressão, celebrações e lugares.
Você acertou!
5. Leia o fragmento de texto a seguir:
“[A herança cultural] condiciona nossa visão de mundo, identificando-nos, por um lado, com aqueles que compartilham de nossos referenciais e, por outro, distanciando-nos de grupos com os quais não temos aparente afinidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZUCON, Otávio. BRAGA, Geslline. Introdução às culturas populares no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 16.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, sobre o etnocentrismo, é correto afirmar:
Nota: 10.0
(A) É um sentimento de aceitação e respeito pelo diferente.
(B) Quanto mais conhecemos diferentes culturas, mas etnocêntricos nos tornamos.
(C) Etnocentrismo e relativismo cultural são conceitos sinônimos, pois ambos tratam de compreender a diversidade cultural.
(D) Ocorre quando o grupo ao qual pertencemos (ou nós mesmos) entende a si próprio como o centro de tudo e enxerga o "outro" negativamente.
Você acertou!
(E) É um sentimento que foi comum durante certos períodos históricos, mas que nos dias atuais é raro por conta da globalização.
6. Considere o trecho de texto:
"Em função de os índios (nomenclatura dada pelos europeus) não compartilharem da religiosidade cristã, não falarem uma língua inteligível, comerem carne crua, não terem leis escritas, andarem nus, entre outras características culturais, receberam a alcunha de 'selvagens'".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZUCON, Otávio. BRAGA, Geslline. Introdução às culturas populares no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 17.
De acordo com o trecho de texto e com o livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, acerca do evolucionismo, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
(A) O evolucionismo é uma teoria que serve, na contemporaneidade, para mostrar quais povos são evoluídos e quais são atrasados.
(B) O evolucionismo foi utilizado como justificativa para a escravidão e o colonialismo, já que as culturas tribais eram vistas como "primitivas", "inferiores".
Você acertou!
(C) O evolucionismo é ainda hoje uma teoria válida não apenas no campo da biologia, mas também na análise das sociedades humanas.
(D) O evolucionismo foi uma teoria restrita ao campo acadêmico, sem maiores repercussões políticas, econômicas e sociais.
(E) As categorias “selvagens” ou “primitivos” por possuírem embasamento científico, são amplamente aceitas pelos antropólogos da atualidade.
7. Atente para a citação abaixo:
“Não se deve estabelecer uma valoração pautada na posição social dos indivíduos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZUCON, Otávio. BRAGA, Geslline. Introdução às culturas populares no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2013, p. 19.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Introdução às culturas populares no Brasil, sobre as atitudes etnocêntricas, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
(A) Graças à evolução dos habitantes das grandes cidades, não vemos mais resquícios de atitudes etnocêntricas nesses locais.
(B) Nas sociedades baseadas na industrialização e urbanização não existem mais atitudes etnocêntricas.
(C) Na chamada civilização ocidental é comum que prevaleça uma visão preconceituosa sobre o diferente.
Você acertou!
(D) No espaço físico das nossas cidades, preconceitos em relação à origem, cor/etnia e classe social ficaram no passado.
(E) A ampliação do acesso à informação foi a grande responsável pela extinção do etnocentrismo.
8. Atente para o trecho de texto:
“Regiões ou países considerados economicamente pobres acabam por ser entendidos como culturalmente pobres. Esse entendimento equivocado costuma desconsiderar que aqueles indivíduos que não sabem ler ou escrever [...] também têm sua própria 'cultura'".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ZUCON, Otávio.