Buscar

Avaliação de pesquisa 01 - Estudo Arquitetônico para Gestores Imobiliários

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Arquitetônico para Gestores Imobiliários
Aluno (a): Claiton Mesacasa
Data: 22/07/2020
Avaliação de Pesquisa 01
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação de pesquisa contém 04 questões, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· Utilize o espaço abaixo destinado para realizar a atividade.
· Ao terminar grave o arquivo com o nome Avaliação de Pesquisa 01 (nome do aluno).
· Envie o arquivo pelo sistema.
1) Reflita sobre o exercício profissional do gestor imobiliário e os objetivos da disciplina de Estudo Arquitetônico para Gestores Imobiliários. Desenvolva um texto, com um mínimo de 500 palavras, relacionando as funções do gestor imobiliário e o contexto desta disciplina.
O tempo em que profissionais de outras áreas, em busca de reforço orçamentário dominavam o setor imobiliário, ficou para trás. Mudanças recentes na legislação, como as que resultaram na revisão das leis do inquilinato, do condomínio e no Código Civil estão exigindo cada vez mais gente qualificada e com formação específica para atuar no setor em franca expansão. Também contribuiu para o fortalecimento desse novo perfil as transformações no setor, ao longo dos anos, fazendo surgir a figura do gestor imobiliário. O mercado imobiliário trabalha com diferentes variáveis, e atender às necessidades dos consumidores de imóveis superando expectativas é de suma importância para quem quer qualificar suas ações profissionais e manter-se no mercado. O gestor imobiliário tem um papel importante de qualificar ações profissionais e assim atender as necessidades dos clientes. O gestor imobiliário exerce suas habilidades em consonância aos negócios imobiliários de qualquer natureza, operando com conhecimentos de área jurídica e da área técnica sobre o produto imobiliário. Uma das funções mais conhecidas do gestor imobiliário é sua atuação na comercialização e na avaliação financeira dos produtos imobiliários. A disciplina de Estudo Arquitetônico para Gestores Imobiliários pretende fornecer subsídios para o conhecimento básico sobre o conjunto de técnicas que integram a etapa de planejamento físico do desenvolvimento do produto imobiliário, ou seja, a fase de desenvolvimento dos projetos técnicos e todos os procedimentos envolvidos. A etapa de planejamento do produto imobiliário divide-se em alguns estágios, os quais são o foco desta disciplina, já que o gestor imobiliário deve saber identificar os aspectos que podem qualificar ou não o empreendimento imobiliário. Por isso, esse profissional necessita de conhecimentos técnicos básicos para melhorar sua percepção frente aos produtos com os quais trabalha e melhorar suas análises referentes aos imóveis.
2) Analise a situação de sua cidade e descreva os principais conflitos existentes. A partir da identificação dos problemas, pense e escreva algumas ações públicas que possam qualificar cada caso.
O principal conflito existente são as ruas cheias de buracos, impossibilitando o acesso em algumas e dificultando a passagem de pedestres e automoveis, ocasionando assim vários acidentes. Uma ação pública seria a conservação de vias públicas.
3) Reflita sobre os processos de qualidade e relacione suas importâncias no atual mercado de trabalho do gestor imobiliário.
É super importante para a melhora contínua de todo e qualquer processo envolvido na produção de produtos de qualquer natureza, por isso os conceitos de qualidade podem ser aplicados em qualquer esfera. A gestão da qualidade tem como foco o resultado final, mas suas ações ocorrem durante o desenvolvimento dos processos. No desenvolvimento dos empreendimentos imobiliários, a qualidade pode ser considerada como a adequação ao uso, sendo o cliente seu referencial, ou seja, a qualidade é medida pela satisfação do cliente. Vale lembrar que cada cliente tem suas próprias características e peculiaridades. Portanto, é necessário identificar tipos de público-alvo para cada empreendimento.
4) Imagine que você faz parte da equipe que desenvolverá um empreendimento residencial na sua cidade. Liste todas as informações necessárias para que possa ser iniciado o desenvolvimento dos projetos desse empreendimento. Pense nas necessidades de todos os clientes desse empreendimento. Busque: 
a) identificar informações necessárias para a concepção dos projetos de uma edificação;
Pesquisas, elaboração de programa de necessidades e similares; levantamento arquitetônicos, urbanísticos, topográficos e geológicos (sondagens); estudos de viabilidade (técnico – legal) arquitetônica, planos diretores urbanísticos e similares; Planos urbanísticos; Estudos da viabilidade econômico – financeira, estimativas de custos, Orçamento e similares; Vistorias / perícias, laudos / pareceres, assessoria / consultoria e similares; Fiscalização (técnica) de projetos (realizados por terceiros), em nome do cliente; Gerenciamento (técnico,administrativo e financeiro) de projetos (realizados por terceiros), em nome do cliente; Fiscalização de execução de obras (realizadas por terceiros) ou fiscalização da construção / construtor, montagem/montador, fabricação/fabricante em nome do cliente; Gerenciamento da execução de obras (realizadas por terceiros) ou fiscalização técnica, administrativa e financeira da construção/construtor, montagem/montador, fabricação/fabricante, em nome do cliente; Execução de obras (construção/montagem/fabricação).
b) listar quais os tipos de projetos necessários para execução de um edifício de uso misto para um determinado local.
• Projeto de aprovação legal;
• Projeto de arquitetura;
• Projeto de fundações;
• Projeto estrutural;
• Projeto de hidráulica ou projeto hidrossanitário;
• Projeto elétrico ou projeto de instalações elétricas;
• Projeto urbanístico;
• Projeto de terraplenagem;
• Projeto de pavimentação;
• Projeto de formas (para concretagem);
• Projeto de impermeabilização;
• Projeto de instalações elétricas e telefônicas;
• Projeto de instalações de gás;
• Projeto de instalações de incêndio;
• Projeto de exaustão;
• Projeto de pressurização;
• Projeto de ar condicionado;
• Projeto de reaproveitamento de águas pluviais;
• Projeto de coleta e tratamento de esgoto;
• Projeto de automação predial;
• Projeto de detecção e alarme;
• Projeto de segurança patrimonial e CFTV (Circuito Fechado de Televisão);
• Projeto de acústica;
• Projeto de iluminação ou luminotécnica;
• Projeto de paisagismo;
• Projeto de decoração;
• Projeto de estacionamento;
• Projeto de sinalização.
Avaliação de Pesquisa 01: Estudo Arquitetônico para Gestores Imobiliários

Outros materiais