A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
apol antropologia

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o fragmento de texto:
“Em primeiro lugar, é interessante entendermos o conceito fundamental do sociólogo [Émile Durkheim]: o fato social. Este integra todo o seu conjunto de reflexões sobre a sociedade [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, A. Fundamentos socioculturais da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 25.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre fato social na perspectiva de Durkheim, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É exterior ao indivíduo e transmitido pela educação.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A primeira característica do fato social é existir exteriormente ao indivíduo, ou seja, não ser um fato individual ou psicológico, mas sim social. [...] o que é essencial no pensamento de Durkheim com relação ao fato social: é objetivo, exterior ao indivíduo e transmitido pela educação” (livro-base, p. 25).
	
	B
	É transmitido pelo indivíduo em favor da educação.
	
	C
	É pautado em questões psicológicas pertencentes à educação.
	
	D
	É, em resumo, uma releitura da luta de classes.
	
	E
	É um elemento constitutivo do construtivismo.
Questão 2/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto:
Os teóricos clássicos da Sociologia, como Marx, Weber e Durkheim, desenvolveram um conjunto de conceitos que visam explicar a relação entre indivíduo e sociedade.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a educação e sociedade no sistema capitalista, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A educação impõe à escola o papel de agente institucional de caráter emancipatório, técnico e operacional.
	
	B
	O Estado passou a ter responsabilidade pela formação dos trabalhadores com o intuito de formá-los à produção.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A educação tornou-se uma questão de Estado, o qual passou a se responsabilizar pela formação dos trabalhadores para a produção, numa clara parceria e compromisso dos governantes com as classes dominantes. Dessa forma, o Estado começou a promover uma educação adaptativa ao invés de emancipatória para as classes trabalhadoras. Já que o projeto socioantropológico da escola no capitalismo se coloca nesses moldes, é importante destacar como, de fato, estão delineadas as relações sociais e de produção nessa sociedade [capitalista]” (livro-base, p. 47).
	
	C
	A escola, mesmo no capitalismo, consegue se contrapor às relações sociais ao ter potencial revolucionário.
	
	D
	A escola, assim como a religião e a arte são parte da infraestrutura e são geradores de mais-valia.
	
	E
	Mesmo a escola sendo uma criação da cultura capitalista, é uma instituição para formação de trabalhadores revolucionários.
Questão 3/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o excerto de texto:
“Para Durkheim, a educação é um mecanismo transmissor da cultura herdada pelas antigas gerações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, A. Fundamentos socioculturais da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 29.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação, assinale a alternativa que apresenta corretamente a perspectiva de educação com base em Émile Durkheim:
Nota: 10.0
	
	A
	A educação é um processo dialógico, interativo e construtivo envolvendo os diferentes atores que fazem a educação.
	
	B
	A cultura escolar e o currículo são os elementos garantidores do processo de aprendizagem.
	
	C
	A educação é um motor de coerção social, ou seja, um mecanismo de imposição de herança social.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “A educação não deixa de ser, para Durkheim, um motor da coerção social, ou seja, um mecanismo da imposição de herança social que cada indivíduo deve assimilar e reproduzir em sociedade. E, portanto, uma instituição fundamental, devido ao seu papel conservador da coesão social, concretizado pela função de transmitir essa herança para as novas gerações” (livro-base, p. 29).
	
	D
	A educação tem um duplo movimento, de adaptação, quando prepara o indivíduo para a vida social e para a emancipação.
	
	E
	A educação escolar de Durkheim segue uma linha funcionalista e dialética, envolvendo as relações e tensões entre indivíduo e instituição.
Questão 4/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia a passagem de texto:
“A cultura condiciona a visão que temos do mundo, das coisas, das relações, da natureza etc., ou seja, a nossa concepção de mundo, em geral, é formada pela nossa posição em face da cultura [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MELO, A. Fundamentos socioculturais da educação. Curitiba: InterSaberes, 2012. p. 64.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a definição de relativismo cultural, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Trata-se de compreender que existe uma relação hierárquica entre as diferentes expressões culturais.
	
	B
	Diz respeito ao entendimento da diferença entre pessoas cultas e pessoas incultas.
	
	C
	Expressões culturais que podem ser consideradas como estranhas e representam um universo cultural legítimo.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] podemos generalizar um tipo de pensamento que serve como guia para a ação dos educadores em relação à questão cultural: nunca se esquecer de que, muitas vezes, o que não se compreende, o que parece ‘estranho’, comportamentos diferenciados etc., não são mais que resultados de uma vivência cultural, e que, apesar de não a conhecermos, ela não deixa de ser legítima” (livro-base, p. 65).
	
	D
	O relativismo cultural justifica atitudes de preconceito e discriminação em relação às culturas minoritárias.
	
	E
	Relativismo cultural, multiculturalismo e xenofobia são conceitos que servem ao estudo das civilizações antigas.
Questão 5/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto:
A teoria educacional de Durkheim traz uma perspectiva funcionalista, tanto da sociedade quanto da educação e estabelece que as partes existem em função do todo.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos Socioculturais da Educação sobre as quatro funcionalidades da teoria de Durkheim, assinale a alternativa que apresenta corretamente uma delas:
Nota: 10.0
	
	A
	Função moral.
	
	B
	Função político-econômica.
	
	C
	Função acadêmica.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “Para Torres [...] o funcionalismo na educação atribuiu a ela quatro funções específicas: acadêmica, distributiva, econômica e política" (livro-base, p. 34-35).
	
	D
	Função dualista.
	
	E
	Função técnica.
Questão 6/10 - Antropologia e Sociologia da Educação
Leia o texto:
Para Marx, a educação capitalista moderna tem a função de organizar os conteúdos e currículos para promover as relações sociais diante de uma perspectiva de mundo burguesa.
Fonte: Texto elaborado pelo autor desta questão.
Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre a ideia de escola na sociedade capitalista, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	A educação moderna tem como objetivo formar o ser humano em sua totalidade: mente, corpo, espírito, arte e disciplina.
	
	B
	A escola tem como objetivo dar a formação básica por meio de conteúdos básicos para que o trabalhador possa ser flexível diante das situações de trabalho.
Você acertou!
Esta é a alternativa correta. De acordo com o livro-base: “[...] ao mudarem os contextos, mudaram também os projetos formativos da escola. No período atual, que exige flexibilidade dos trabalhadores,

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.