Buscar

Prova 1 Aspectos Legais da Informática

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Alessandro Almeida da Silva (1444782)
	
	Disciplina:
	Aspectos Legais em Informática e Ética (RED08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:513955) ( peso.:1,50)
	Prova:
	19956067
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A expressão "fontes de direito" pode assumir várias interpretações e significados, dependendo de como e onde for utilizada. Numa aplicação particular e mais rotineira, no universo jurídico, diz-se que as fontes são a gênese do Direito, responsáveis por sua geração e por possibilitar a sua manifestação e abastecimento. No entanto, as fontes podem ser analisadas sob outras óticas, tais como: histórico, social, filosófico e material do Direito. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- As fontes históricas do Direito indicam a origem das modernas instituições jurídicas, ou seja, a época, o local e as razões que determinaram a sua formação.
II- Os fatores sociais, apesar de não criarem direito, determinam o conteúdo das normas e nelas se espelham, a fim de motivar a vontade dos legisladores, os quais, a partir de um ato de enunciação, criam as normas jurídicas.
III- Ao peticionar ou elaborar uma sentença, o advogado e o juiz, respectivamente, poderão utilizar-se de critérios oriundos de fontes filosóficas.
IV- As fontes materiais exercem grande influência no processo legislativo, em que deputados e senadores irão apresentar e discutir os projetos de lei, com vistas a atender aos anseios da sociedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	Estudiosos empenhados em facilitar a compreensão sobre o direito, buscaram dividi-lo em uma árvore com inúmeros e distintos galhos ou ramos, entre os quais são salientados a divisão do direito em natural e positivo. Acerca do direito natural e positivo, analise as sentenças a seguir:
I- O Direito Natural encontra-se frequentemente presente nos processos judiciais, principalmente, quando ao julgar, o magistrado aplica o princípio da equidade, ou seja, ajusta a norma a um caso singular, com o objetivo de torná-la mais justa.
II- O Direito Positivo define-se pelo conjunto de regras elaboradas e vigentes num determinado país e em determinada época, dentre os quais se pode citar, como exemplo, a Constituição Federal da República.
III- Com base no princípio do Direito Positivo, embora não haja obrigação legal do devedor em adimplir um débito prescrito, ao fazê-lo, estará agindo de forma justa e correta com o credor.
IV- O Direito Positivo divide-se em dois tipos, a saber: o objetivo e o inobjetivo, sendo que este último visa estabelecer as ações/omissões e as possíveis punições em caso de descumprimento.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	A doutrina reconhece que os princípios gerais do direito podem ser classificados em positivados e não positivados. Os positivados consubstanciam normas, enquanto os não positivados são aqueles que, embora configurem norma jurídica, não se encontram expressamente enunciados em textos normativos escritos. Acerca dos princípios constitucionais classificados como não positivados, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Princípio do estado democrático de direito.
	 b)
	Princípio da igualdade.
	 c)
	Princípio da razoabilidade.
	 d)
	Princípio da dignidade da pessoa humana.
	4.
	Em determinado momento histórico, no qual não havia distinção entre o direito processual e o material, o processo era compreendido como sinônimo de procedimento. Todavia, esta não é mais a realidade vivenciada atualmente, a qual pode ser constatada em uma rápida análise ao Código de Processo Civil e ao Código Civil vigentes, os quais empregam os termos procedimento e processo, evidenciando a diferenciação existente entre esses conceitos. Com relação aos termos processo e procedimento, analise as sentenças a seguir:
I- Os procedimentos, de acordo com a natureza do provimento, podem ser categorizados em declaratórios, constitutivos ou condenatórios.
II- De regra, a diferença básica entre o processo de conhecimento e o processo de execução é a de que naquele o juiz parte de uma mera afirmação de direito para, ao final, declará-lo existente ou não, enquanto neste se parte de um direito já declarado para a sua realização, determinando-se a prática de atos materiais de satisfação, como, por exemplo, a penhora ou leilão.
III- O processo de conhecimento divide-se em ordinário e cautelar, enquanto o processo de execução pode ser dividido em execução normal e especial.
IV- O processo cautelar exige o preenchimento de três requisitos essenciais, quais sejam: o periculum in mora, o fumus boni iuris e a verossimilhança da alegação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	Zezinho ajuizou uma ação indenizatória por danos morais em face de Maria, sendo que, ao final do processo, o juiz proferiu a sentença condenando a ré ao pagamento de uma indenização no montante de R$ 5.000,00. Ocorre que a ré não adimpliu voluntariamente a obrigação, compelindo o autor a recorrer novamente ao judiciário, a fim de ver a obrigação satisfeita. Acerca da situação apresentada, analise as sentenças a seguir:
I- O autor, com base na sentença proferida na ação indenizatória, poderá ingressar com um processo cautelar, tendo em vista tratar-se de um direito líquido e certo e que requer a adoção de medidas urgentes.
II- Diante da falta do pagamento voluntário pela parte ré, esta será novamente citada, a fim de que realize o pagamento ou indique bens passíveis de penhora no prazo máximo de até três dias.
III- Cabe ao autor ajuizar uma nova ação de conhecimento e produzir as provas necessárias, a fim de demonstrar ao magistrado que a parte ré vem descumprindo a sentença proferida anteriormente.
IV- A sentença proferida pelo juiz na ação indenizatória torna-se um título executivo extrajudicial, como, por exemplo, um cheque ou uma nota promissória.
Agora, assinale a alternativa CORRETA.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	6.
	A norma jurídica tem sido objeto de profundos estudos por parte de juristas, tanto é verdade que, no último século, produziu-se um valioso legado doutrinário acerca da norma jurídica que, pela sua amplitude e variedade, vai influenciar as diversas gerações que estão por vir, no tocante à matéria de Ciência do Direito. Dentre os diversos estudos realizados, pode-se destacar a classificação do direito em dois grandes blocos, quais sejam, o Direito Objetivo e o Direito Subjetivo. Acerca desta classificação, analise as sentenças a seguir:
I- O Direito Objetivo refere-se à norma propriamente dita, como, por exemplo, O Direito Penal, o qual se constitui em um conjunto de normas, que visa definir um padrão de comportamento, estabelecendo o que é correto ou não no plano jurídico.
II- O direito de ação representa um direito subjetivo do jurisdicionado, vinculado ao seu direito material, razão pela qual o direito de ação se confunde com o próprio direito material invocado, não havendo autonomia entre um direito e outro.
III- Pretensão de direito material corresponde à faculdade que o titular de um direito subjetivo possui de exigir que tal direito seja respeitado em caso de violação.
IV- Entender o direito de ação como autônomo e abstrato significa distingui-lo do direito material disputado entre os litigantes, bem como reconhecer que sua existência independe da própriaexistência do direito material controvertido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	Dentro da aplicação do Direito, no processo judicial, a pessoa só poderá ser culpada após o trânsito em julgado de sentença penal condenatória. Estamos falando de qual princípio?
	 a)
	Da legalidade.
	 b)
	Do contraditório.
	 c)
	Da publicidade.
	 d)
	Presunção de inocência.
	8.
	A Constituição brasileira de 1988 inicia com o Título I dedicado aos "princípios fundamentais?, que são as regras informadoras de todo um sistema de normas, as diretrizes básicas do ordenamento constitucional brasileiro. São regras que contêm os mais importantes valores que informam a elaboração da Constituição da República Federativa do Brasil. Diante dessa afirmação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A quebra do sigilo dos dados cadastrais de clientes do provedor de acesso, realizadas por autoridade policial, sem autorização judicial, ainda que em situações emergenciais, constitui violação aos princípios da inviolabilidade à intimidade.
(    ) São invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito à indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
(    ) Concernente aos princípios do contraditório e da ampla defesa, pode-se afirmar que tais princípios se aplicam também no inquérito policial, visto ser procedimento judicialiforme e restritivo à liberdade do suposto autor do crime.
(    ) João, ao ser preso em flagrante delito, invocou o princípio da presunção da inocência, alegando que não poderia ser preso, antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
(    ) A diferença de salários, de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil a qualquer dos trabalhadores urbanos e rurais, sem a devida justificativa, fere o princípio da igualdade prevista na CF/88.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - V - F.
	9.
	O Marco Civil da Internet (Lei n° 12.965/14) é a legislação responsável por regular o uso da Internet no Brasil. Dentre as garantias fornecidas por esta lei esta o direito à privacidade dos dados e informação. Segundo esta lei: "Art. 11. Em qualquer operação de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros, de dados pessoais ou de comunicações por provedores de conexão e de aplicações de internet em que pelo menos um desses atos ocorra em território nacional, deverão ser obrigatoriamente respeitados a legislação brasileira e os direitos à privacidade, à proteção dos dados pessoais e ao sigilo das comunicações privadas e dos registros". Com relação ao Marco Civil da Internet e as empresas de Internet que trabalham com os dados dos usuários para fins de publicidade como anúncios dirigidos que aparecem nas redes sociais, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei nº 12.965/14. Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm>. Acesso em: 10 set. 2018.
	 a)
	As empresas não poderão repassar as informações dos usuários de nenhuma maneira.
	 b)
	As empresas poderão repassar as informações dos usuários de maneira livre.
	 c)
	As empresas não poderão repassar as informações dos usuários para terceiros sem o seu consentimento expresso e livre.
	 d)
	As empresas poderão repassar as informações dos usuários desde que não seja possível identificar o indivíduo.
	10.
	Os princípios dentro do Direito representam a base na formulação das normas jurídicas. Neste contexto, o princípio da boa-fé está classificado nos princípios gerais do Direito. O que este princípio prega?
	 a)
	Está assegurada a ampla defesa para os envolvidos no processo.
	 b)
	Ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa.
	 c)
	Todas as partes envolvidas estão afirmando a verdade, não querendo aproveitar-se de fragilidades de seu oponente em proveito próprio.
	 d)
	Todos os atos do processo são públicos para obter a transparência e confiabilidade.

Outros materiais