Buscar

Avaliação 2 Aspectos Legais da Informática

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Alessandro Almeida da Silva (1444782)
	
	Disciplina:
	Aspectos Legais em Informática e Ética (RED08)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:513957) ( peso.:1,50)
	Prova:
	20245716
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na área da informática, há uma grande dificuldade referente à proteção aos direitos autorais dos desenvolvedores de softwares, uma vez que tais obras são facilmente copiáveis. Ao contrário do que ocorre com outras obras, é possível copiar um programa de computador que consumira horas de desenvolvimento em poucos segundos, o que se dá graças à própria evolução tecnológica. A Lei de Software (Lei nº 9.609/98) visa a proteger os direitos do titular de programa, contudo prevê algumas exceções, as quais não constituirão ofensa aos direitos do titular. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- O adquirente de uma cópia legítima do software, desde que para fins pessoais, poderá reproduzi-la em vários exemplares, a fim manter como cópia de segurança.
II- É possível o desenvolvimento de um software com características semelhantes a outro já existente, desde que ocorra por acatamento a determinações normativas e técnicas.
III- O software poderá ser utilizado livremente em estabelecimentos comerciais, exclusivamente para demonstração à clientela, desde que tais estabelecimentos comercializem os suportes ou equipamentos que permitam a sua utilização.
IV- Para fins acadêmicos, o software poderá ser reproduzido parcialmente, desde que haja a identificação do programa e o titular dos respectivos direitos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	2.
	Os direitos intelectuais dos empregados estão previstos em legislações específicas que geram controvérsias quando confrontadas com os princípios do Direito do Trabalho. Muitos juízes se limitam a reproduzir a legislação trabalhista porque é específica à matéria. Argumenta-se que o Direito do Trabalho possui regras gerais de proteção aos empregados, enquanto que as leis de propriedade intelectual, como é o caso da Lei de Software (Lei nº 9.609/98) propõe-se a regular o tema de forma direta e delimitada. Neste sentido, aplicando-se a Lei de Software, assinale a alternativa CORRETA sobre qual situação será considerado do empregado o direito pela propriedade do programa de computador na relação empregador e empregado:
FONTE: BRASIL. Lei nº 9.609/98. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9609.htm>. Acesso em: 11 set. 2018.
	 a)
	Quando o empregado for contratado para exercer outras funções e desenvolver o programa de computador.
	 b)
	Quando da contratação do empregado constar a função de programador na carteira de trabalho.
	 c)
	Quando o programa for negociado pelo empregador com seu cliente.
	 d)
	Quando por determinação judicial for quebrado o sigilo da fonte do programa.
	3.
	O contrato é o acordo de vontades entre duas ou mais pessoas com o objetivo criar, modificar ou extinguir direitos. Por se tratar de um negócio jurídico, requer, para sua validade, a observância de alguns requisitos essenciais, sob pena de nulidade. Acerca dos requisitos essenciais do contrato, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As cláusulas contratuais poderão divergir do que estabelece o ordenamento jurídico em razão de corresponderem à vontade das partes.
	 b)
	Ao celebrar um contrato de cessão de software, as partes contratantes deverão possuir no mínimo 16 anos.
	 c)
	Dentre os requisitos essenciais do contrato, encontra-se a instrumentalidade, ou seja, devem ser documentados para que tenham validade jurídica.
	 d)
	É nulo o contrato que tenha por objeto a comercialização de entorpecentes, haja vista a ilicitude do objeto.
	4.
	Mérvio adquiriu, no ?Lojão dos Computadores Ltda.?, um computador fabricado pela empresa ?Computer S.A.?. Decorridos sessenta dias da aquisição, o produto repentinamente deixou de funcionar, impelindo Mérvio a contactar a assistência técnica, sendo imediatamente orientado a encaminhar o produto para reparo. Sem obter resposta acerca do conserto no prazo de trinta dias, Mérvio ajuizou uma ação de conhecimento em face do fabricante e do comerciante do computador. Acerca da situação hipotética exposta, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O comerciante e o fornecedor são subsidiariamente responsáveis, logo a ação deveria ter sido ajuizada, inicialmente, somente em face do fornecedor.
(    ) A responsabilidade do fornecedor é objetiva, não havendo, portanto, a necessidade de apurar a culpa.
(    ) O fabricante não será responsabilizado se provar não ter colocado o produto no mercado ou, ainda que o tenha colocado, a inexistência do defeito, e, por derradeiro, tratar-se de culpa exclusiva da vítima ou de terceiro.
(    ) Cabe inversão do ônus da prova em favor de Mérvio, por expressa determinação legal, não podendo, em qualquer hipótese, o julgador negar tal pleito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	A Lei nº 9.609/98, denominada de Lei de Software, dentre outras disposições, visa a regular a proteção intelectual, especificamente, dos programas de computador. Neste sentido, a comercialização de um software cabe apenas ao desenvolvedor ou a um distribuidor autorizado, sendo que o usuário, ao adquirir o software, não se torna proprietário da obra, mas simplesmente recebe uma licença de uso, de forma não exclusiva. Diante disso, com base na Lei nº 9609/98, no que se refere à proteção aos direitos do autor e ao registro, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O prazo de proteção da obra intelectual nestes casos é de 60 (sessenta) anos, podendo ser renovado por igual período mediante requerimento do autor.
	 b)
	O registro do software poderá ser dispensado, desde que o autor possua outros meios verossímeis de comprovar que é responsável pelo desenvolvimento da obra.
	 c)
	A proteção aos direitos previstos nesta lei somente serão garantidos mediante o efetivo registro do software junto ao INPI ? Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
	 d)
	Aos autores estrangeiros serão garantidas as mesmas proteções, independente de reciprocidade entre os países.
	6.
	Para o profissional de TI desenvolver seu trabalho com sucesso, é importante obter o conhecimento das relações trabalhistas. Quando o serviço é prestado de forma não eventual, e sim de forma continuada, estamos falando de qual característica do vínculo trabalhista? Analise as opções a seguir:
I- Habitualidade.
II- Pessoalidade.
III- Subordinação.
IV- Dependência econômica.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção IV está correta.
	 b)
	As opções III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a opção I está correta.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	7.
	O autor não é obrigado a registrar seu software, porém, atualmente, recomenda-se o seu registro. Qual é o órgão responsável pelo registro no Brasil?
	 a)
	OMPI (Organização Mundial da Propriedade Intelectual).
	 b)
	CLT (Consolidação das Leis de Trabalho).
	 c)
	INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).
	 d)
	CDC (Código de Defesa do Consumidor).
	8.
	O Código do Consumidor estabelece diversos tipos de sanções, como administrativas, civis e penais, para aplicar as regras jurídicas na relação de consumo. Neste contexto, são sanções administrativas:
I- Apreensão de produto.
II- Cassação de registro.
III- Suspensão temporária de atividade.
IV- Autorização ao fornecedor para cancelar o contrato de forma unilateral.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentença II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.9.
	A obrigação tributária é a relação jurídica pela qual o Estado tem o direito de exigir do contribuinte uma prestação ou um tributo. Tal obrigação tem sua origem na obrigação civil, em que o sujeito ativo é representado pelo Estado e o sujeito passivo pelo particular, sendo estes os elementos subjetivos da obrigação. Já o elemento objetivo é representado pelo objeto da obrigação, qual seja: a prestação de dar, fazer ou deixar de fazer. Concernente à obrigação tributária, analise as sentenças a seguir:
I- O contribuinte ou responsável pela obrigação são considerados sujeitos ativos da obrigação principal, dependendo do grau de relação (direta ou indireta), com a situação que constitua o respectivo fato gerador.
II- O Estado é o sujeito ativo competente para exigir o Imposto sobre Produtos Industrializados, sendo que sua alíquota pode variar de 8 a 20%, de acordo com o valor total constante na nota fiscal.
III- O fato gerador da obrigação tributária principal corresponde à situação definida na lei como necessária e suficiente à sua ocorrência. 
IV- O sujeito passivo da obrigação trata-se sempre daquele que tenha relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	10.
	Conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, ocorrendo o vício de qualidade do produto, o consumidor poderá exigir do fornecedor algumas coisas. Sobre essas, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A substituição do produto.
(    ) A restituição da quantia paga.
(    ) O abatimento proporcional do preço.
(    ) A restituição da quantia paga em dobro. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
Parte inferior do formulário

Outros materiais