A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
37 pág.
TCC Completo VANESCA - 24-08-17

Pré-visualização | Página 1 de 7

11
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO
VANESCA RAQUEL GONÇALVES GONZAGA DE PAULA
INCLUSÃO: TEA (TRANSFORMANDO DESAFIOS EM APTIDÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL)
CRUZEIRO – SP
2017
VANESCA RAQUEL GONÇALVES GONZAGA DE PAULA
INCLUSÃO: TEA (TRANSFORMANDO DESAFIOS EM APTIDÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL)
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro, em cumprimento à exigência parcial para obtenção do título de Licenciada em Pedagogia, sob orientação do Prof. Esp. Daniel Marcos Vieira. 
 
CRUZEIRO – SP
2017
VANESCA RAQUEL GONÇALVES GONZAGA DE PAULA
INCLUSÃO: TEA (TRANSFORMANDO DESAFIOS EM APTIDÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL)
Trabalho de Conclusão de Curso aprovado em ______de________ de 2017, como requisito parcial para a obtenção do título de Licenciada em Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro, pelos professores:
Banca Examinadora:
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
_________________________________________________________________
Orientador: Prof. Esp. Daniel Marcos Vieira
CRUZEIRO – SP
2017
 A minha família e aos meus filhos pelo incentivo e apoio, aos meus amigos, pelo companheirismo e a meus mestres , por compartilhar toda suas experiências e dedicação.
AGRADECIMENTOS
À Deus, pelo dom da vida e pelos constantes desafios, que me possibilitou realizar e concluir esse curso.
À minha orientadora Prof. Esp. Daniel Marcos Vieira pela: paciência, orientação, apoio e atenção que me ajudaram a concluir este trabalho.
À Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro e à Diretora Prof.ª Patrícia Baptistella, pelas inúmeras oportunidades concedidas, sem as quais eu não chegaria até aqui.
Aos demais professores, pela amizade, abraços e conhecimentos compartilhados, cada um com sua maneira e compreensão, me senti motivada durante todo o curso e feliz pelos laços que levarei ao longo da minha vida.
Agradeço aos meus familiares e todos que me auxiliaram sempre que eu necessitei, principalmente para a realização desse trabalho.
Aos meus colegas do curso de Pedagogia que acompanharam o meu desempenho e formação, com companheirismo e solidariedade.
“A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E quanto mais me dou a experiência de lidar sem medo, sem preconceito, com as diferenças, tanto melhor me conheço e construo o meu perfil” (FREIRE, 2006, pág. 90 ).
RESUMO
O presente trabalho apresenta o TEA (transtorno Espectro autismo) ou Autismo, é dado a uma criança com atraso de comunicação, imaginação e interação, essas três características descreve o diagnóstico do TEA, onde é caracterizado uma síndrome comportamental onde requer observação. Assim, a pesquisa tem como tema os desafios enfrentados pelas crianças com TEA e como transformar em possibilidades. O presente trabalho tem como objetivo identificar desafios enfrentados pelas crianças com TEA na educação fundamental, mostrando-as possibilidades que podem ser realizadas a partir da inclusão e realizações de rotinas escolares. Para tanto adotou–se a pesquisa bibliográfica que a criança com TEA tem características relevantes, umas leves e outras graves, mas dependendo das intervenções, elas tendem a diminuir seus espectros. A inclusão da criança com TEA na educação fundamental mostra que é de grande desafio sua interação, mas de grande valia sua determinação de querer se socializar e tentar adaptar–se a suas rotinas, trabalhando sempre com métodos adaptados como os PECS, TEACCH e ABA, na qual são um dos melhores suportes para a aula serem mais dinâmicas e eficaz. Transformando o Âmbito escolar em um lugar inclusivo, onde sua presença seja notada, garantindo a essa criança uma motivação intrínseca, desenvolvendo para ela um mundo igualitário. Conclui-se que toda criança com TEA tem seus desafios e possibilidades de acompanhar e aprender seus estudos em âmbito escolar regular.
Palavras–chave: TEA. Educação Fundamental. Desafios. Possibilidades. Inclusão.
ABSTRACT
The TEA(Autism spectrum disorder) or Autism is given to a child with delayed communication, imagination and interaction, these three characteristics describes the diagnosis of TEA, where is characterized a behavioral syndrome where it requires observation. Thus, the research has as its theme the challenges faced by children with TEA and how to transform into possibilities. The present study aims to identify challenges faced by children with TEA in basic education, showing the possibilities that can be realized from the inclusion and accomplishment of school routines. In order to do so, it was adopted the bibliographic research that the child with TEA has relevant characteristics, some mild and others serious, but depending on the interventions, they tend to decrease their spectra. The inclusion of the child in TEA in primary education shows that their interaction is very challenging, but their determination to socialize and try to adapt to their routines, working with adapted methods such as PECS, TEACCH and ABA, In which they are one of the best supports for the class to be more dynamic and effective. Transforming the school environment into an inclusive place, where its presence is noticed, guaranteeing this child an intrinsic motivation, developing for her an egalitarian world.It is concluded that every child with TEA has their challenges and possibilities to follow and learn their studies in a regular school environment.
Key words: TEA. Fundamental Education. Challenges. Possibilities. Inclusion.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO..............................................................................10
1 TEA...........................................................................................
1.1 DEFINIÇÃO DO TEA..............................................................
1.2 COMO É DADO O ESPECTRO.............................................
1.3 COMO TRABALHAR O TEA..................................................
2 LEI E BENEFÍCIOS
2.1 LEI 12.764/12.........................................................................
2.2 BENEFÍCIOS.........................................................................
2.3 LEI, TEA E A ESCOLA..........................................................
3 ÂMBITO ESCOLAR
3.1 INCLUSÃO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS.........................
3.2 ESTRATÉGIAS SIMPLES QUE FUNCIONAM......................
3.3 COTIDIANO ESCOLAR..........................................................
CONCLUSÃO...............................................................................
REFERÊNCIAS.............................................................................
SIGLAS
TEA – Transtorno do espectro do autismo
ABA – Análise aplicada do comportamento
TEACCH – Tratamento e Educação para autista
PECS – Sistema de Comunicação por troca de imagens
 
INTRODUÇÃO
 O TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) é um assunto muito em alta nos dias de hoje em escolas, sociedade e tão pouco discutido. Os desafios enfrentados pelas crianças com TEA da educação fundamental mostra as grandes dificuldades na área da interação, imaginação e comunicação. Contudo ainda assim, tem o direito de frequentar uma sala regular, com atividades propícias e com uma rotina baseada em seu espectro, mostrando as possibilidades de aprendizagem.
 O presente trabalho tem como tema os desafios enfrentados pelas crianças com TEA na educação fundamental e suas possibilidades de aprendizagem com a capacidade de interagir, e socializar no ambiente escolar.
 A presente investigação, portanto, parte do seguinte problema de pesquisa: Como transformar os desafios de uma criança com TEA na educação fundamental em aptidão de aprender?

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.