Buscar

avaliação final de representação temática

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Disciplina:
	Representação Temática - Classificação (BIB07)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:456447) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13750071
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Classificação Decimal de Dewey era publicada somente na versão impressa até 1995. Em 1996, além da versão impressa, a CDD passou a ter uma versão em CD-ROM. No ano de 2003, a CDD ganhou uma versão digital Webdewey que ficou em fase de teste. Em 2012, foi publicada a última edição impressa da CDD, a 23ª edição, essa já tinha o acesso digital e o impresso. Desta forma, O Webdewey é uma versão on-line do sistema de Classificação Decimal de Dewey que oferece acesso ilimitado a uma série de recursos. Com relação à Webdewey, analise as sentenças a seguir:
I- Banco de dados contendo a CDD 23 completa.
II- Índice relativo com termos não disponíveis na versão impressa.
III- Blog do Dewey, uma fonte interativa de notícias e dicas sobre classificação.
IV- Cabeçalhos de assuntos da Biblioteca do Congresso com os números de classificação da Dewey.
V- Atualizações periódicas do sistema. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e V estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, IV e V estão corretas.
	2.
	Na Classificação Decimal Universal, ao contrário da ordem de citação, a ordem de arquivamento é compulsória, ou seja, padronizada. Se a classificação utilizar os auxiliares independentes (aqueles que podem ser citados primeiramente), temos uma regra de arquivamento. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a regra de arquivamento:
	 a)
	Tempo - Língua - Forma - Lugar - Raça.
	 b)
	Língua - Forma - Lugar - Raça - Tempo.
	 c)
	Língua - Raça - Lugar - Tempo - Forma.
	 d)
	Língua - Tempo - Raça - Lugar - Forma.
	3.
	A Classificação Decimal Universal (CDU) é um dos sistemas de classificação documentárias mais utilizados no mundo. A CDU contempla em seu sistema algumas classes principais. Com relação a essas classes, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a área de conhecimento da classe 9:
	 a)
	Geografia, Biografia e História.
	 b)
	Arte, Arquitetura, Recreação e Desporto.
	 c)
	Ciências Exatas e Ciências Naturais.
	 d)
	Ciências Aplicadas, Medicina e Tecnologia.
	4.
	A Classificação Decimal de Dewey (CDD) é um dos sistemas de classificação documentária mais utilizados no mundo. A CDD contempla em seu sistema algumas classes principais. Sobre o que representa a área do conhecimento da classe 200, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	História.
	 b)
	Filosofia.
	 c)
	Religião.
	 d)
	Generalidades.
	5.
	A hierarquia na CDD é expressa por estrutura e notação. Hierarquia estrutural significa que todos os tópicos (exceto as dez classes principais) são parte dos tópicos mais amplos acima deles. Qualquer nota referente à natureza de uma classe se mantém verdadeira para todas as classes subordinadas, inclusive tópicos logicamente subordinados classificados em números coordenados. A CDD possui diversas especificidades. Acerca desse sistema de classificação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A notação é mista, tendo grande vantagem de ser altamente memorizável e de ser uma linguagem universal, uma vez que não apresenta problemas linguísticos.
	 b)
	A CDD é uma notação pura (única), simples, flexível, mnemônica, tendo grande vantagem de ser altamente memorizável e de ser uma linguagem universal, uma vez que não apresenta problemas linguísticos.
	 c)
	A CDD é coordenativa em sua estrutura e notação.
	 d)
	A classe 4 - Linguística - foi incorporada à classe 8 - Literatura -, ficando vaga para futuras expansões.
	6.
	Em 1815 fora adquirida a coleção de Thomas Jefferson, a Library of Congress, ou Biblioteca do Congresso (Estados Unidos - EUA), constituindo, assim, a nova biblioteca. Em 1897, os bibliotecários sentiram a necessidade de criar um sistema de classificação, que comportasse o crescente acervo. John Russel Young, James Hanson e Charles Martel tomaram por guia a Classificação Expansiva de Cutter, "introduzindo grandes modificações, especialmente quanto à notação" (PIEDADE, 1977 apud PEREIRA et al., 2009, p. 7). Sobre quais foram essas modificações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As classes são publicadas independentemente umas das outras.
(    ) Introduziu o empréstimo domiciliar, a encadernação e a estruturação dos catálogos.
(    ) Implantou principalmente no arranjo de bibliografias, listas de livreiros e coleções particulares. 
(    ) Na notação, a classificação é mista, contendo letras maiúsculas e algarismos arábicos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PEREIRA, E. N. et al. Classificação bibliográfica: as diversas contribuições para o tratamento da informação. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA DO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E APLICADAS, 15., 2009, Natal. Anais... Natal: UFRN, 2009. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/1/6173/1/(Classifica%C3%A7%C3%A3o%20bibliogr%C3%A1fica).pdf. Acesso em: 3 jun.
2019.
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	Os livros não têm um lugar fixo nas estantes. Podem mudar de lugar dependendo do número de livros adquiridos e inseridos entre uma classe e outra. É ideal para bibliotecas de acesso livre ao usuário (permite rápida localização, há intercalação de novas obras sem perda de ordem, não há quebra de sequência com a introdução de novos itens). Sobre a localização relativa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: :
(    ) É justamente aquela que permite que novos livros com novos assuntos sejam acrescentados, sem mudar a ordem lógica.
(    ) É justamente aquela que permite que novos livros sejam anexados a outros materiais que contenham mesmos assuntos. 
(    ) É justamente aquela que permite que os livros troquem de prateleira, estantes ou salas perdendo suas posições na coleção.
(    ) É justamente aquela que permite que os livros troquem de prateleira, estantes ou salas sem perderem suas posições na coleção.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	8.
	Paul Otlet e Henry La Fontaine foram os criadores da Classificação Decimal Universal (CDU). A CDU foi organizada em dois volumes, sendo que o primeiro contempla as tabelas principais e auxiliares e o segundo contempla os índices. Sobre a criação da CDU, analise as sentenças a seguir:
I- A Classificação Decimal Universal (CDU) derivou-se originalmente da Classificação Decimal de Dewey (CDD). 
II- Os americanos Paul Otlet os Henry La Lafontaine foram os autores da CDU. 
III- Paul Otlet e Henry La Lafontaine, em 1895, trabalhavam no projeto do Repertório Bibliográfico Universal, cujo objetivo era um índice de classificação que abrangeria todas informações publicadas. 
IV- Otlet e La Fontaine viram na classificação decimal uma taxonomia do conhecimento humano que poderia ser expressa por meio de uma "língua internacional" - a dos números. 
V- Percebeu-se problemas quanto à capacidade de expansão dos números decimais, pois eles não poderiam acomodar as minúcias que o trabalho bibliográfico requer.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e V estão corretas.
	9.
	A Classificação Decimal Universal (CDU) é organizada em dois volumes - tabelas principais, tabelas auxiliares e índices. Nas tabelas principais encontram-se as áreas de conhecimento dívida em classes. Com relação à
CDU, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a área de conhecimento da classe 2:
	 a)
	Filosofia e Psicologia.
	 b)
	Ciências Sociais.
	 c)
	Linguística, Língua e Literatura.
	 d)
	Religião e Teologia.
	10.
	A Classificação Decimal de Dewey está ordenada por disciplinas e assuntos, que englobam as áreas do conhecimento humano que se subdividem, mantendo uma relação hierárquica entre si. Sobre a hierarquia e a notação da CDD, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As disciplinas não são encaradas como grandes ramos do conhecimento, que englobam conceitos ou ideias menores.
(    ) É um sistema de classificação decimal.
(    ) É o oposto das classificações analítico-sintética proporcionando listas fechadas e não facetas.
(    ) É um sistema de classificação, primordialmente bibliográfica, destinado a servir de base à organização de documentos e de seus sucedâneos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais