Buscar

Apols Serviço Social e Processo de Trabalho completas

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A2 - Segundo Granemann (2009, p. 224), há uma diferença entre trabalho e emprego e às vezes são intencionalmente compreendidas como sinônimos. A respeito do trabalho, emprego e relações de trabalho podemos afirmar: Analise as afirmativas abaixo marcando V para verdadeiro e F para Falso e aponte a seguir a alternativa correta.
( ) trabalho e emprego são sinônimos
( ) a palavra trabalho remete a uma ocupação do trabalhador
( ) o trabalho consiste em categoria analítica tratada como ontológica.
( ) As relações de trabalho na revolução industrial foram harmônicas.
Nota: 0.0
	D	
F: F: V: F
R: d. F:F: V:F. É correto apenas que o trabalho consiste em categoria analítica tratada como ontológica.
Questão 2/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A1 - No material impresso verificamos que o caráter natural, metabólico da atuação do homem sobre o meio por meio do trabalho a fim de garantir a produção de sua existência é uma questão importante. Isso nos remete há algo que caracteriza, distingue àquilo que conforma o ser.
Marque a alternativa que apresenta esse ALGO, se acordo com a aula 1.
Nota: 10.0
	A	
Esse algo é a ontologia do ser social.
Você acertou!
Resposta a - A resposta desta questão se encontra no conteúdo da aula 1, no tema dois e se refere a ontologia do ser social.
Questão 3/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A2 - Lembrando os conteúdos que estudamos na aula 2, quando foi abordado o tema da mercadoria enquanto produto do trabalho, complete a sentença abaixo:
“Segundo Netto (2011, p. 89), __________________ é um objeto externo ao ser que trabalha, algo que pelas suas propriedades satisfaz uma ______________________ humana qualquer.”
Nota: 10.0
	B	
mercadoria; necessidade.
Você acertou!
Resposta: b. Lembrando os conteúdos que estudamos na aula 2, quando foi abordado o tema da mercadoria enquanto produto do trabalho, vemos que “Segundo Netto (2011, p. 89), -mercadoria é um objeto externo ao ser que trabalha, algo que pelas suas propriedades satisfaz uma necessidade humana qualquer.”
	
Questão 4/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A3 - Ao considerarmos os estudos feitos sobre “Trabalho e processos de trabalho”, podemos lembrar que o trabalho humano é só mais uma das etapas mecânicas de trabalho necessário à produção do produto final, a mercadoria. Marque a alternativa que explica porque o processo de trabalho no capitalismo é alienante de acordo com a aula de número 3, no tema 2.
Nota: 10.0
	A	
Devido a este não dominar o processo criativo de trabalho, mas só ser mero executor mecânico da atividade que lhe foi imposta em troca do salário.
Você acertou!
Resposta a – o processo de trabalho no capitalismo é alienante, devido a este não dominar o processo criativo de trabalho, mas só ser mero executor mecânico da atividade que lhe foi imposta em troca do salário.
	
Questão 5/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A3 - Em algum momento do curso de Serviço Social, você já deve ter ouvido falar sobre a diferença entre valor de uso e valor de troca. Sendo assim, marque a alternativa que apresenta a mercadoria que é trocada pela mercadoria trabalho para reprodução social da vida.
Nota: 10.0
	A	
Mercadoria dinheiro
Você acertou!
Resposta: a. Em nossos estudos vemos que a mercadoria que é trocada pela mercadoria trabalho, para reprodução social da vida é a mercadoria dinheiro.
	
Questão 6/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A2 - Com base nos autores estudados na aula 2 vimos que a produção e reprodução social são duas peças da engrenagem que movimentam a história, dois elementos que articulam a totalidade da vida social.
Marque as alternativas que descrevem as características da produção e reprodução social.
I – Por produção pode-se compreender as relações que se articulam em torno da elaboração, da criação de produtos.
II – Por produção pode-se compreender a capacidade laborativa do homem
III – Por reprodução podemos considerar o potencial econômico e social da indústria, e a geração de riquezas efetivadas a partir desta atividade.
IV – Por reprodução podemos considerar não só aqueles atos humanos relativos à vida material, mas também aqueles atos que os fazem dar continuidade ao conjunto da vida social.
Nota: 10.0
	D	
As alternativas I e IV
Você acertou!
Resposta: d.Vimos no material de impressão da aula 2 que para Granemann (2009), as características da produção e reprodução social. Por produção, pode-se compreender as relações que se articulam em torno da elaboração, da criação de produtos, e por reprodução podemos considerar não só aqueles atos humanos relativos à vida material, mas também aqueles atos que os fazem dar continuidade ao conjunto da vida social.
Questão 7/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A1 - Para reproduzir a vida, os homens, além de atuar sozinhos, deverão travar relações, as quais não só provocarão modificações no meio – já que estes, agora associados, continuarão a prover a manutenção de sua existência e, portanto, atuar sobre a natureza –, mas também sobre os próprios homens, visto que, a partir de então, conjugarão forças e necessidades, engendrando uma nova forma de se relacionar tanto com o meio, quanto consigo.
Marque a alternativa que apresenta essa outra forma de trabalho.
Nota: 10.0
	B	
É o trabalho social.
Você acertou!
Resposta b- trabalho social. A resposta desta questão se encontra no conteúdo da aula 1, o fato de o homem ter de se associar para reproduzir sua vida implica que o seu trabalho individual passa a ser também social, já que se combina a outros trabalhos visando à sobrevivência do coletivo.
	
Questão 8/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A1 - O fato de o homem ter de se associar para reproduzir sua vida implica que o seu trabalho individual passa a ser também social, já que se combina a outros trabalhos visando à sobrevivência do coletivo” (Germer, 2009, p. 9). Essa afirmativa do autor relaciona-se a:
Nota: 10.0
	B	
A Ontologia do Ser Social
Você acertou!
Resposta b – Vimos que tal afirmativa se encontra na aula 1 aula tema 2 e diz respeito a ontologia social.
	
Questão 9/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A3 - Vemos em Iamamoto (2009) que estarmos inseridos em uma realidade articulada que oferece desafios completamente distintos. Nas palavras de Granemann, “não há um único processo de trabalho no Serviço Social; o que existem são diferenciados processos de trabalho” (1999, p. 163). Assim sendo, o uso dos instrumentos: entrevistas, pareceres e relatórios, dentro do processo de trabalho podem ser considerados como? Marque a alternativa que apresenta a resposta correta.
Nota: 0.0
	A	
Parte do processo de trabalho do próprio assistente social, e não o processo de trabalho como um todo.
Resposta: a. Conforme as considerações de Iamamoto (2009), o uso dos instrumentos: entrevistas, pareceres e relatórios, dentro do processo de trabalho podem ser considerados como parte do processo de trabalho do próprio assistente social, e não o processo de trabalho como um todo.
	
Questão 10/10 - Serviço Social e Processo de Trabalho
A1 - Leia o trecho do texto, retirado do conteúdo da aula 01, e escolha a alternativa que preenche as lacunas corretamente.
“Sem exploração de trabalho humano vivo, não há produção de mais valor. O que acontece então é uma mudança nas formas como o trabalho humano tem sido apreendido pela _____________. Terceirizações, __________das leis trabalhistas, pagamento por produtividade, remuneração por comissões, enfim, uma série de mudanças tem sido levada a cabo e aponta os desafios para a ___________social”.
Qual das alternativas abaixo preenche corretamente as lacunas do texto?
Nota: 10.0
	D	
Sociedade capitalista; flexibilização; intervenção.
Você acertou!
Resposta d - A resposta desta questão se encontra no conteúdo da aula tema 5 da aula 1.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais