Buscar

MEMORIAL acadêmico por : Kétlee Bastos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIASSIS E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DE LÍNGUA E LITERATURA
CURSO DE ICENCIATURA EM LETRAS – LÍNGUA PORTUGUESA
CAMPUS XI – SÃO MIGUEL DO GUAMÁ
Disciplina: Redação Técnica 
Docente: Jordana Tavares Silveira Lisboa
Discente: Kétlee Héllese Cristo Bastos
Turma: Letras 2019
MEMORIAL ACADÊMICO 
São Miguel do Guamá-PA
2020
MEMORIAL ACADÊMICO de KÉTLEE HÉLLESE CRISTO BASTOS
MEMORIAL ACADÊMICO
Sou Kétlee Héllese Cristo Bastos, nasci em 03 de maio de 2001 no municio de São Domingos do Capim-PA onde moro atualmente, venho de uma família humilde e trabalhadora. Inspirada por uma professora do Ensino Fundamental escolhi como uma das minhas opções de carreira ser uma profissional da educação. Sempre estudei em escolas públicas até concluir o Ensino Médio. Tenho como objetivo ser uma excelente professora, pretendo demonstrar bastante empenho na minha futura profissão e sempre buscar mais conhecimentos por meio dos estudos.
O presente memorial tem como principal função apresentar aos leitores, acerca da minha trajetória acadêmica enquanto estudante. Informará algumas das minhas etapas escolares a partir do Ensino Fundamental até a chegada na tão sonhada universidade, mais especificamente, ao Curso de Licenciatura em Letras- Língua Portuguesa. Dessa forma, pretendo proporcionar uma visão de uma busca real pela primeira graduação.
Os trajetos percorridos no Ensino Fundamental
Iniciei o Ensino Fundamental menor um pouco antes de completar 6 anos de idade, no ano de 2007 na escola municipal Vereador Cândido Lopes de Oliveira. Tive dificuldade para encontrar uma escola na qual aceitassem uma criança com menos de 7 anos de idade. Por sorte fui aceita e matriculada nessa escola, onde cursei a 1ª série. Desde pequena me dedicava bastante a estudar, gostava muito de aprender coisas novas e não apresentava dificuldades de aprendizagem. 
Em 2008 mudei junto com minha família para o município de Paragominas-PA, fui matriculada na escola Raimundo Nonato Sobrinho onde estudei a metade da 2ª série. No mês de julho do mesmo ano minha família retornou para São Domingos do Capim-PA e eu fui transferida para a escola estadual Vicentina Sodré de Araújo para completar a 2ª série. Entretanto não me adaptei ao novo ambiente escolar e aos professores dessa instituição por conta disso no ano seguinte fui levada para escola municipal Manoel Bernardo da Luz, onde estudei até 4ª série do ensino fundamental.
Para fazer o Ensino Fundamental maior, mudei para escola estadual Dr. Maroja Neto onde estudei da 5ª série até a 7ª série. Em 2014 minha família mudou-se novamente para Paragominas-PA, completei o ensino fundamental na escola municipal Anésia da Costa Chaves. A 8ª série foi sem dúvidas uma etapa importante para mim, pois me deparei com um ensino mais completo e um pouco mais rigoroso do que estava acostumada, passei por dificuldades para me acostumar no início, mas logo me adaptei. Durante a 8ª série tive meus primeiros contatos com a produção textual, pois aquela escola oferecia aulas de redação. A escola Anésia buscava preparar bem os alunos do último ano para entrarem no Ensino Médio sem sentirem grandes dificuldades e isso, de fato, me ajudou bastante.
Chegando ao Ensino Médio
	Em 2015 busquei iniciar o 1º ano do Ensino Médio na EEEM Prof. Raimundo Laureano da Silva Souza. Porém, estudei nessa escola apenas 3 meses já que os estudos foram interrompidos por uma greve de professores do Estado. Durante o período de greve minha família resolveu mudar-se para o município de São Miguel do Guamá-PA. Fui matriculada na escola estadual Frei Miguel de Bulhões e continuei parte do 1º ano, não me adaptei a escola e tive muita dificuldade nos estudos por conta disso. Ainda no ano de 2015 voltei a morar em São Domingos do Capim-PA, fui transferida para escola Dr. Maroja Neto e lá terminei o 1º ano.
Permaneci na escola Dr. Maroja Neto até concluir 3º ano do Ensino Médio, foi fácil me adaptar a essa escola pois já tinha estudado nela anteriormente. Pelo fato de me sentir mais confortável, passei a ser mais participativa nas atividades da escola. Fiz parte de várias peças teatrais inspiradas em obras famosas da literatura brasileiras e outras que tratavam de temas como bullying e racismo. No 2º ano do Ensino Médio fiz o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pela primeira vez para adquirir experiência em relação a duração e a quantidade de questões da prova. Em 2017, durante o 3º ano, fiz minha primeira tentativa para entrar em uma universidade pública, mas não obtive êxito.
Em direção a primeira graduação
	Após ter concluído o Ensino Médio continuei em busca de realizar meu sonho de entrar em uma universidade pública. Com a ajuda dos meus pais, no ano de 2018 entrei para um cursinho pré-vestibular na cidade de Castanhal-PA onde estudei do início do ano até o mês de novembro. Tive muitas dificuldades para assimilar todos os conteúdos que eram apresentados no cursinho, pelo fato de que alguns eu nunca tinha visto durante todo o ensino médio. A rotina de estudos era extensa e cansativa, mas a vontade de alcançar meus objetivos e o apoio familiar me mantiveram motivada.
	No período de estudos pré-vestibulares conheci o curso de Fisioterapia e fiquei encantada com a ideia de me tornar uma profissional da área, o que me levou a escolhê-lo como uma das minhas opções de curso nos processos seletivos das universidades, minha outra opção era o curso de licenciatura em Letras – Língua portuguesa. Realizei o Exame Nacional do Ensino Médio novamente em 2018 e obtive uma boa nota. Em janeiro de 2019 a Universidade do Estado do Pará disponibilizou a chamada regular dos candidatos do processo seletivo e para minha imensa felicidade e dos meus familiares, fui aprovada para o curso de Letras 2019 no municio de São Miguel do Guamá-PA. 
	No dia 11 de fevereiro tive meu primeiro dia de aula, fiquei empolgada e muito nervosa por estar ali começando uma nova etapa em minha vida. Nesse dia foi dado início a um percurso acadêmico no qual teria muito o que conhecer e aprender pela frente; pessoas de lugares diferentes, várias disciplinas, trabalhos e pesquisas. Em suma, tudo vivenciado ali faria parte de uma inusitada experiência para mim, mas eu acreditava que eu mantivesse o foco e a força de vontade sempre venceria as dificuldades que surgissem. As aulas seriam de segunda a sábado pelo turno da manhã e por esse motivo tive de ficar em São Miguel do Guamá-PA durante a semana e voltar para São Domingos do Capim-PA somente aos sábados, pois é difícil se transportar de um municio para o outro. A primeira dificuldade que passei foi ter que me acostumar a não conviver com minha família todos os dias. 
Dando início a primeira disciplina do curso pude me deparar com as primeiras dificuldades em relação aos trabalhos acadêmicos. Uma das exigências nos trabalhos era que todos estivessem de acordo com as normas da ABNT e eu não tinha conhecimento algo sobre essas normas e quando era necessária realizar um trabalho em equipe faltava comunicação entre os discentes devido a turma não ter entrosamento nenhum. Com o passar do tempo essas dificuldades foram diminuindo é tudo foi ficando mais fácil de realizar.
Atualmente estou no segundo ano de faculdade e continuo firme no propósito de concluir minha primeira graduação e espero futuramente poder entrar em curso de Fisioterapia. Dessa forma, continuo me dedicando ao máximo dentro da universidade para sair de lá como uma ótima professora e uma boa profissional. Pretendo um dia ajudar outros jovens que, assim como eu, querem realizar seus sonhos.
Por fim, termino aqui meu memorial deixando gravado parte da minha história acadêmica e junto um pouco dos meus desejos e sonhos que estão se realizando e iram se realizar futuramente. Estar em uma universidade hoje é apenas o começo, não pretendo parar por aqui, vou continuar em busca de conhecimento. Com a ajuda de Deus em breve serei uma profissional da educação graduada no curso de Letras- língua portuguesa sempre empenhadaem contribuir para o ensino de crianças e jovens.

Continue navegando