Buscar

Massagem clássica - resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Massagem clássica 
 A aplicação da MASSAGEM CLÁSSICA está relacionada com os efeitos fisiológicos que é proporcionado ao paciente. Decorrente disso, é necessário executar uma avaliação cinesio-funcional e entender quais são as alterações encontradas dentro dessa análise, pois assim será modificado o que preciso e indicado as manobras adequadas da massagem. 
CONCEITO DE MASSAGEM: é um conjunto de métodos científicos, no qual houve comprovações por meio de estudos que certificaram sua eficácia de tratamento, para determinadas disfunções funcionais. Isso, sucedeu-se através de procedimentos mecânicos-manuais (mecânicos devido ao efeito que a massagem proporcionará na pele, nos músculos.... manualmente), aplicados de maneira hábil e sistemática ao corpo. - Deste modo, o terapeuta terá que saber o que e onde realizará tal técnica, também precisará apresentar uma visão palpatória aguçada e holística (do corpo como um todo.) 
CONCEITO DE MASSAGEM CLÁSSICA: conjunto de manobras (conjunto, pois cada uma é executada de uma forma, apresenta diversos efeitos fisiológicos e objetivos específicos ao qual será optado por ser usada) praticadas com as mãos, sobre uma parte (local) ou uma totalidade (geral) do organismo. 
- Todas as demais técnicas são oriundas da massagem clássica, ou seja, ela é básica/inicial. 
FUNDAMENTAÇÃO DOS OBJETIVOS DE APLICAÇÃO: 
 Fisiologicamente, os efeitos serão óbitos através da produção das modificações diretas ou reflexas das manobras.
- Direta: o efeito acontece no local aplicado. Exemplo – quando executa uma manobra da região lombar, o efeito acontecerá nesse mesmo lugar. 
- Reflexa: o efeito acontece em outro região de aplicação da manobra. Exemplo – é aplicado uma técnica na região lombar, mas a resposta será em um órgão correspondente, que apresenta seu ponto de localização na coluna lombar. Isso sucede, decorrente dos dermátomos que correspondem a área. 
 Produz efeito terapêutico ou higiênico. 
- Terapêutico: pode propiciar um tratamento.
- Higiênico: a epiderme renova-se a cada quatro semanas. Conseguinte a isso, pode ser usado na pele a aplicação da massagem, com o intuito rejuvenescedor. Também pode ser usada para massagens pulmonares, auxiliando na eliminação de secreções (as manobras utilizadas se basearão no tipo de secreção apresentada).
CLASSIFICAÇÃO: há dois tipos de classificação que as massagens clássicas podem exibir: quanto aos objetivos e aos tipos. 
 Quanto aos objetivos:
- Terapêutica = massagem clássica com o intuito de tratamento. Por exemplo, mediante a um espasmo muscular na coluna lombar, será aplicado algumas manobras, para a resolução dessa situação, diminuindo os espasmos ou normalizando a musculatura/tensão muscular.
- Higiênica = pode ser usado as manobras de massagem clássica em higienes brônquicas (eliminar resíduos/restos metabólicos) ou como efeito de limpeza da pele, em função da renovação que existe do tecido epitelial de quatro em quatro semanas;
- Preventiva = a massagem clássica atuando em forma de prevenção de alterações fisiológicas. Por exemplo, indivíduo não apresenta nenhuma patologia, edema, tensão muscular, dentre outras coisas; o mesmo utilizará as manobras para evitar o desencadeamento dessas. 
 Quanto aos tipos:
- Geral = é mediante ao uso da massagem clássica no corpo como um todo. Como nos casos de relaxamento, de pré-atividade física, em prevenção de edema e outras situações. 
- Local = manobras com efeito local. A massagem clássica será aplicada em determinada região, pois o efeito esperado é que ocorra na mesma área. 
- Manual = manobras de massagem clássica efetuadas com as mãos. 
- Mecânica = manobras de massagem clássica efetuada com alguma ferramenta; como vibradores, bambus, pedras e etc.
- Auto massagem = manobras de massagem clássica aplicados pelo próprio indivíduo. 
* Nas classificações é possível obter uma classificação geral terapêutica, em que ela será em todo o corpo e com um o objetivo de tratamento. Também pode ser apresentado uma categorização de geral preventiva, local higiênica, local terapêutica. Isto é, nada impedi que parte destas duas classificações possam ser utilizadas para justificar o tipo do tratamento que será executado. 
EFEITOS FISIOLÓGICOS DA MASSAGEM CLÁSSICA SOBRE A PELE: 
 Quando aplicado as manobras da massagem clássica, passando a mão sobre a pele atingindo a derme, ocorre a possibilidade de mobilização mecânica dos bulbos pilosos, eliminando os detritos/restos metabólicos.
 Com a massagem clássica também pode ser estimulado a secreção da glândula sebácea, no qual é responsável pela hidratação/lubrificação da pele.
 As manobras de massagens clássica, adjunto com o resultado de mobilização dos bulbos pilosos, eliminando os restos metabólicos, mais a estimulação da secreção das glândulas sebáceas, propicia a um efeito de limpeza sobre a pele. A partir disso, poderá ser observado uma pele mais flexível e maleável, ou seja, o tecido apresenta uma extensibilidade melhor. 
 Quando aplicado a massagem, as manobras que serão feitas sobre a pele poderão aumentar a temperatura da mesma em até 2 ou 3°C, isso sucede a mudança da circulação sanguínea (vasodilatação), no qual o fluxo acresce e se dá um efeito mecânico. 
 As faciais, em que são os tecidos que recobrem os músculos e órgãos, apresentam como função, dar forma, hidratar, permitir uma facilidade no deslizamento das cinesias, proteção, dentro outras coisas. As mesmas, quando se aderem a um tecido/órgão, que está colaborando com sua função, irão impedir que este funcione da maneira correta. Conseguinte a isso, quando aplicado as manobras de massagem clássica, terá como efeito fisiológico o rompimento das aderências faciais; de modo, que a partir disso os órgãos ou os tecidos que elas estariam localizadas, começaram a ter um desempenho melhor; Ademias, subsequente das manobras ainda, o calor será dissipado, o que provocará uma atenuação da temperatura interna, ou seja, acarretará em uma homeostasia da temperatura externa com a interna, do corpo.
 Com as manobras ocorrerá um efeito sobre as terminações nervosas sensitivas/livres, que estão principalmente na camada da pele derme e na subcutânea. Estas provocarão uma anestesia nas fibras sensitivas, isto é, ocorrerá uma diminuição da sensibilidade dela e consequentemente da dor. 
 A massagem clássica melhora a absorção dos produtos medicamentosos. Por exemplo, quando passado uma pomado medicamentosa, há a necessidade de “esfregá-la”, para que ocorra uma vasodilatação e uma melhor absorção, fornecendo seu efeito proposto. 
 Até os dias atuais, não existe nenhum estudo que diz que as manobras de massagem clássica, apresentam efeito sobre o tecido adiposo, sobre as células desse tecido, removendo ou as diminuindo. 
Resumão dos efeitos sobre a pele: mobilização mecânica dos bulbos pilosos, eliminando os detritos; estimulação da secreção da glândula sebácea; limpeza; aumento da temperatura e da circulação sanguínea; rompimento das aderências da fáscia; dissipação do calor e diminuição da temperatura interna; anestesia das fibras sensitivas, melhora da absorção dos produtos medicamentosos e sem remoção de adipócitos (tecido adiposo. 
EFEITOS FISIOLÓGICOS SECUNDÁRIOS DA MASSAGEM CLÁSSICA: 
 Calmante = “Lei do Ritmo”. Quando se mantém uma mesma velocidade, lenta, no transcorrer da manobra, essa promoverá um efeito calmante; pois há muito estímulo para determinados órgãos trabalhar da mesma maneira, consequentemente este cessará sua funcionalidade, relaxando (cessará sua excitabilidade).
 Estimulante = este efeito depende de como é aplicado as manobras, pois proporcionará uma facilidade para a contração muscular e uma regularização á função ativa do músculo. Também propicia uma restauração ao músculo fadigado (fadiga: solicitação exagerado e localizada de um grupo muscular), decorrente do relaxamento/calmaria. 
 Desintoxicante = quando aplicado as manobras, em função das alterações circulatórias produzidas, é eliminado detritos/restos metabólicos. 
 Ação psíquica: a massagem clássica causará no pacienteuma sensação agradável, como também uma confiança paciente-terapeuta, isso subsequente ao toque, que tende a proporcionar esta sensação e sentimento. Como consequência a intervenção sucederá de forma mais incisiva. 
EFEITOS FISIOLÓGICOS DA MASSAGEM CLÁSSICA:
 Aumento da circulação sanguínea (tanto vasos artérias como os venosos) e linfática (circulação linfática é um anexo da sanguínea, que serve para devolver os líquidos que estão no espaço intersticial para dentro da circulação normal, promovendo a homeostase ao organismo); que consequentemente irá propiciar trocas de líquidos dos tecidos facilitadores. 
 Decorrente do aumento da circulação sanguínea, haverá um acréscimo do fluxo de sangue, ajunto com um fluxo de nutriente, aumentando a nutrição tecidual. Da mesma forma que o fluxo de nutrientes acontece, também há uma remoção dos produtos catabólicos e metabólicos, o que consequentemente acarretará um equilíbrio do tecido. Ademais a vasodilatação (aumento da circulação sanguínea) e os produtos/nutrientes que chegaram no tecido, resultará no músculo mais nutrientes, oxigenação, diminuindo a fadiga que este possa apresentar, e também pela quantidade e tipos de elementos/células que alcançarão, ajudará no processo de diminuição da inflamação, ou seja, controlará e minimizará os efeitos nocivos do microrganismo e de situações mecânicas que pode ter provocado o processo inflamatório.
 Estimulação do processo de cicatrização, visto que esse apresenta grande importância no tecido conjuntivo, pois acontece nele.
 Função importante na resolução de edemas (inchaço – as manobras podem tratar ou prevenir este acúmulo de líquido) e hematomas crônicos.
 Aumento da extensibilidade de um tecido. Por exemplo quando há um espasmo muscular, uma aderência, má cicatrização, dentre outras coisas. 
 Promove relaxamento, decorrente da vasodilatação, que estimulará o sistema nervoso central, fazendo com que esse libere serotonina e histamina, que são substâncias que irão auxiliar no processo de relaxar. Ademais, através da liberação, também ativará termorreceptores, fazendo com que a temperatura da pele aumente. 
 Existe manobras de massagem clássicas que proporcionarão a remoção de secreções pulmonares (higienização brônquica); essas atuarão sobre a árvore brônquica. 
 Alívio da dor, através do estímulo que é feito no organismo, para a produção da droga endorfina, que proporciona uma analgesia natural (endógeno).
AÇÕES DA MASSAGEM CLÁSSICA NO SISTEMA NERVOSO:

Outros materiais