Buscar

Atividade 4 - Auditoria da Qualidade - Modulo II

Prévia do material em texto

ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL
 EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ESTUDANTE: Daniel Barboza Santos
COMPONENTE: Auditorias da Qualidade
PROFESSOR: Jacir Menegat.
ATIVIDADE Nº: 4
POLO: Campinas - SP
LOCAL E DATA: 11/07/2020
Atividade Avaliativa 4
1. Quais são as competências, os atributos pessoais, os conhecimentos e as habilidades que um auditor deve possuir?
É desejável que os auditores possuam conhecimentos e habilidades necessárias para que se atinjam os resultados pretendidos com a auditoria. Além disso, é interessante que todos os auditores tenham conhecimentos e habilidades genéricas e de setores específicos. Vale ressaltar que, um auditor não precisa, obrigatoriamente, possuir todas as competências para atender as necessidades do programa de auditoria. Porém, é extremamente necessário que haja uma competência global suficiente da equipe de auditoria para atingir os objetivos da auditoria, levando em consideração o tamanho, a natureza e a complexidade da organização a ser auditada, a complexidade do sistema de gestão a ser auditado, dentre outros.
Quando os atributos pessoais, é de suma importância que os auditores atuam de acordo com os princípios de auditoria, dentre esses princípios se destacam: honestidade, lealdade e objetividade.
Por fim e não menos importante os conhecimentos e as habilidades do auditor possibilita a aplicação dos princípios, procedimentos e métodos apropriados para cada modelo de auditoria, assegurando assim, uma auditoria consistente e sistemática. Ademais, o conhecimento do sistema de gestão e documentos de referencia permite ao auditor compreender o escopo da auditoria e aplicação da norma, além dos requisitos legais e contratuais aplicáveis.
2. Explique com as suas palavras a importância das competências citadas na questão anterior e como podemos desenvolve-las considerando a melhoria do processo de auditorias.
As competências citadas anteriormente são importantes pois assegura que a auditoria atingira o seu objetivo de maneira satisfatória. Existem algumas formas de desenvolver essas competências, como: Aumentar a experiência como auditor, participando frequentemente de auditorias; Programas de treinamento em habilidades genéricas; Atuação em ocupação técnica onde seja necessário o julgamento, tomada de decisão e liderança. 
3. O consultor que auxiliou a sua organização na implantação do sistema de gestão também é auditor do organismo de certificação que você escolheu. Responda se este consultor poderá realizar a auditoria externa em sua organização e por quê. 
O auditor não pode ter vinculo com a empresa auditada, portanto ele não poderá realizar a auditoria externa. 
4. O Consultor poderá acompanhar o auditor externo e sua esquipe de auditoria nos dias de realização do evento de certificação? Ele poderá interferir nas observações e nas possíveis, não conformidade abertas por este auditor?
O consultor poderá acompanhar o auditor externo e sua equipe de auditoria nos dias de realização do evento de certificação, porem não poderá interferir nas observações e nas possíveis não conformidades abertas pelo auditor.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes