A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
12 pág.
Antropologia Social e Cultural - TODAS AS PROVAS

Pré-visualização | Página 2 de 4

tradicional
	7.
	A noção de cultura tornou-se central para a disciplina antropológica. Foi com o evolucionista Edward Tylor que se elaborou uma primeira concepção de cultura. Todavia, tal conceito sofreu críticas e recebeu contribuições. Uma delas foi do antropólogo Franz Boas. Sobre o entendimento de Boas sobre cultura, analise as afirmativas a seguir:
I- Em sua crítica ao evolucionismo, Franz Boas desenvolveu uma noção de cultura baseada nas explicações nas análises do particularismo histórico.
II- Com a explicação cultural desenvolvida por Franz Boas, iniciou-se as críticas ao modelo de cultural com base no evolucionismo.
III- Para Boas, a cultura é um complexo que inclui conhecimentos, crenças, artes, moral, leis e que são adquiridos através da evolução das espécies.
IV- Franz Boas discutiu a noção de cultura a partir da distinção entre o instinto animal e transmissão cultural entre as sociedades, tendo como base da reflexão as necessidades orgânicas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa II está correta.
	8.
	A primeira geração de antropólogos teve influência das teorias evolucionistas. Da mesma forma, foram originais no tratamento dado às sociedades estudadas, promovendo uma crítica ao darwinismo social. Com relação aos primeiros antropólogos e suas ideias, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Edward Burnett Tylor (1832-1917).
II- James George Frazer (1854-1941).
III- Lewis Henry Morgan (1818-1881).
(    ) Para o autor, os selvagens de hoje são primitivos apenas no sentido relativo, uma vez que são comparados conosco e não com o homem primitivo, por isso não podem ser percebidos como primitivos no sentido absoluto.
(    ) Segundo o autor, existiria similaridade no funcionamento da mente humana de todos os homens, em que as diferenças seriam mais qualitativas do que quantitativas, visto que todos teriam igual capacidade mental e moral.
(    ) Partindo da investigação das formas de governo, do sistema de parentesco e questão da propriedade dos povos estudados, estabelece uma sistematização de evidências do progresso humano. 
(    ) O autor concentrava-se na ideia do progresso da humanidade pela análise de traços culturais úteis e persistentes no hábito humano, reforçando a ideia de evolução dos grupos também a partir da noção de "sobrevivências".
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - II - III.
	 b)
	I - I - II - III.
	 c)
	III - I - I - II.
	 d)
	II - II - III - I.
	9.
	O antropólogo Bronislaw Malinowski é considerado o pai da antropologia britânica. Ele desenvolveu uma análise por meio do funcionalismo que afirmava que todas as partes de uma cultura local desempenham um papel de funcionamento com todas as outras partes, e cada cultura local constituía um mecanismo integrado e complexo. Com relação à contribuição de Malinowski à Antropologia, analise as sentenças a seguir:
I- Para Malinowski, as condições ambientais e locais eram inexpressivas para a configuração de culturas específicas, continuando o evolucionismo tradicional.
II- O método de Bronislaw Malinowski estimulou o surgimento do trabalho de campo com contato próximo aos informantes durante um longo período de tempo, demandando o deslocamento até o lugar onde vivem os nativos. 
III- Assim como os primeiros antropólogos, Malinowski produziu uma antropologia a partir de seu gabinete, utilizando narrativas, publicações e outros materiais já escritos por outras pessoas, como botânicos, religiosos, cientistas etc. 
IV- Para Malinowski, o pesquisador deveria saber a diferença dos dados referentes da observação direta e interpretações nativas e dos dados que são inferências do pesquisador a partir do seu ponto de vista.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	Este termo corresponde aos hábitos, valores, crenças e relações sociais que se institucionalizam em uma determinada sociedade e que são repassados de geração para geração. De que conceito estamos falando?
	 a)
	Cultura.
	 b)
	Antropologia.
	 c)
	Etnocentrismo.
	 d)
	Relativismo cultural.
· 
· Parte inferior do formulário
	· Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural (PSI24)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460890) ( peso.:4,00)
	Prova:
	13827451
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Antropologia, análise científica das culturas, práticas e discursos sociais, nos ajuda a desenvolver o "olhar distanciado". Isso nos permite relativizar nossos valores e compreender melhor aqueles valores que professam outros grupos sociais. Assim procedendo, a Antropologia facilita que nos distanciemos daquilo que nos parece "natural" e percebamos a arbitrariedade da cultura. Nesse sentido, o conhecimento antropológico favorece o desenvolvimento do pensamento crítico. Com base no exposto, disserte sobre o pensamento crítico.
	Resposta Esperada:
Nossa sociedade apresenta contradições históricas relevantes que resultaram em uma condição de desigualdade social, étnica, econômica e de oportunidades. O pensamento crítico nos permite identificar e entender a heterogeneidade da sociedade em que vivemos. Através do exercício da crítica, podemos então discernir as diferentes facetas dos acontecimentos sociais e a complexidade da vida em sociedade. Pela crítica construímos novas maneiras de pensar e solucionar os problemas que afligem a todos na vida social.
	2.
	A Antropologia pode ser compreendida como uma ciência que busca analisar, compreender e explicar o comportamento do ser humano. Diante disso, a primeira grande corrente de pensamento da Antropologia é influenciada, sobretudo, como o próprio nome sugere, pelas teorias evolucionistas de Charles Darwin. Neste sentido, disserte sobre as características da Antropologia Evolucionista.
	Resposta Esperada:
A Antropologia Evolucionista foi influenciada por Charles Darwin. Esta perspectiva cria uma corrente de pensamento, uma perspectiva de homem, sociedade e evolução, contribuindo com novos saberes para a antropologia e para a compreensão das diversas culturas. O evolucionismo favoreceu o surgimento de diversos grupos de estudos antropológicos no século XIX, na Europa, envolvendo várias áreas de conhecimento para definir o homem enquanto ser.
	Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural (PSI24)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:460888) ( peso.:3,00)
	Prova:
	13827449
	Nota da Prova:
	-
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Bronislaw Malinowski (1884-1942) ficou conhecido por sua originalidade na compreensão da Antropologia como uma ciência. Do resultado de sua extensa relação com comunidades e povos nativos da Oceania, organizou inovações no método antropológico de sua época. Sobre essas inovações no método de fazer pesquisa antropológica formalizado por Malinowski, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ocupou-se em investigar, através do trabalho de campo, o passado das sociedades e comunidades, voltando-se para as suas tradições e estruturas. 
(    ) Adoção de uma orientação sincrônica para a investigação antropológica, investigando o presente das sociedades.
(    ) Imersão na vida diária através da observação incluindo a compreensão da língua dos nativos, voltado à realização do trabalho de campo.
(    ) Ocupou-se de investigar os particularismos e a evolução das comunidades, utilizando para isso a ida ao local onde vivem os grupos pesquisados: os nativos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - F - V.
	2.
	O grupo étnico

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.