A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
SOCIOLOGIA DO ESPORTE

Pré-visualização | Página 3 de 9

e desvelar, entre outras coisas, estratégias ocultas de dominação e seus impactos na conservação e reprodução das estruturas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 117.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a trajetória acadêmica de Pierre Bourdieu, indique quais espaços de investigação empírica ele estudou:
Nota: 10.0
	
	A
	O campo da modernidade líquida.
	
	B
	O campo da pós-verdade e fake news.
	
	C
	O campo científico, o campo da arte e o campo educacional.
Você acertou!
“No decorrer de sua trajetória acadêmica, Bourdieu se dedicou a estudar diversos espaços de investigação empírica, tais como o campo científico, o campo da arte e o campo educacional”. (Livro- base Introdução a Sociologia do Esporte, p. 117).
	
	D
	O campo da globalização.
	
	E
	O Renascimento e a história da Educação Física.
Questão 12/12 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] há também áreas das ciências humanas [...] que [...] dialogam e contribuem mutuamente para a construção do conhecimento.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o campo das Ciências Humanas, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Envolve a Anatomia e a Fisiologia etc.
	
	B
	Abrange a Anatomia e a Biomedicina etc.
	
	C
	Abrange a História, o Direito etc.
Você acertou!
“[...] há também áreas das ciências humanas, como história, psicologia, direito, letras, artes e administração [...]” (Livro-base, p. 25).
	
	D
	Abrange a Biomecânica e a Genética etc..
	
	E
	Envolve a Pedagogia e a Cinesiologia etc.
Questão 13/13 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “Por meio das relações de interdependência entre diversos grupos sociais, [...] começou a se estabelecer um controle estatal que regulamentava e monopolizava um sistema de coerção e monitoramento”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 114.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte que consequências trouxe para a sociedade o avanço do processo civilizador? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Um forte sistema de controle e autocontrole dos indivíduos.
Você acertou!
“[...] com o avanço do processo civilizador, foi instituído na sociedade um forte sistema de controle e autocontrole dos indivíduos que repercutiu na proibição de manifestações da esfera emocional nas rotinas de seriedade”. (Livro-base - Introdução a Sociologia do Esporte, p. 114).
	
	B
	Um sistema mais ameno de controle dos indivíduos.
	
	C
	Um sistema com forte liberdade de expressão.
	
	D
	Obrigatoriedade de práticas de esporte e lazer.
	
	E
	Um sistema que exaltava os momentos de lazer dos cidadãos.
Questão 14/14 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte conteúdo: 
“Qualquer perspectiva de definição de esporte que pretenda ser rigorosa e precisa não pode ignorar a historicização e as inter-relações dos diversos elementos que caracterizam o fenômeno na atualidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, W. M.; ALMEIDA, B. S; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: InterSaberes, 2019, p.67.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte, identifique a alternativa que pode sintetizar os diferentes conceitos de esporte:
Nota: 10.0
	
	A
	O esporte possui características prioritariamente biológicas e motoras, desse modo xadrez e corrida de cavalos não são considerados esportes.
	
	B
	As práticas corporais que não eram consideradas esporte foram institucionalizadas posteriormente, devido ao processo de globalização. Um exemplo claro foi o basquete.
	
	C
	O esporte transcende a conceituação fechada, pois ele não é apenas uma prática social dada, mas um acontecimento social construído historicamente.
Você acertou!
“Trata-se de uma perspectiva de interpretação que transcende os limites de uma conceituação fechada e que remete ao processo histórico de conformação do fenômeno esportivo, atentando-se para o fato de que o esporte, em vez de prática social dada, é um acontecimento social construído historicamente.”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 66-67).
	
	D
	Embora a multidisciplinaridade e a fenomenologia do esporte sejam inerentes à sociedade atual, os aspectos tradicionais do esporte devem ser priorizados.
	
	E
	A conceituação de esporte proposta por Georges Magnane sumariza o entendimento deste fenômeno na atualidade.
Questão 15/15 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“De acordo com o [...] sociólogo francês [Pierre Bourdieu], o importante é que o pesquisador construa o objeto e não seja construído por este.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 28.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre o fazer científico nas ciências humanas e sociais, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Nas ciências humanas e sociais, o investigador não é considerado um ser social.
	
	B
	Nas ciências humanas e sociais, o investigador deve acatar as primeiras impressões que constrói sobre o mundo.
	
	C
	O investigador deve romper com as primeiras impressões que constrói sobre o mundo, o que é uma tarefa fácil.
	
	D
	O investigador precisa problematizar sua participação na sociedade.
Você acertou!
“Isso novamente remete à especificidade do fazer científico nas ciências humanas e sociais, uma vez que o investigador, na condição de ser social, participa da sociedade que estuda, mas ao mesmo tempo precisa problematizar essa participação. Esse é um exercício difícil, porque nós mesmos temos que romper com as primeiras impressões que construímos sobre o mundo” (Livro-base, p. 28).
	
	E
	O investigador não deve participar da sociedade que estuda.
Questão 16/16 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte extrato de texto: 
“[...] elas [áreas pertencentes às ciências sociais] apresentam diversos pontos de convergência, especialmente porque todas propõem uma compreensão sobre as interações entre os seres humanos.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, identifique o objeto comum ao campo que compreende a Educação Física, a Sociologia, a História, a Antropologia e a Educação:
Nota: 10.0
	
	A
	O movimento humano.
Você acertou!
“A área tem, por exemplo, encontrado suporte e sustentação nos domínios da sociologia, da história, da antropologia, da educação, etc., o que possibilita a construção de uma prática pedagógica ampla e também de pesquisas que analisem as múltiplas possibilidades de intervenção que contemplam o objeto comum a esse campo: o movimento humano [...]”. (Livro-base, p. 23).
	
	B
	A biomecânica do exercício.
	
	C
	O pensamento humano.
	
	D
	A psicologia do esporte.
	
	E
	Os movimentos sociais.
Questão 17/17 - Sociologia do Esporte
Leia seguinte extrato de texto:
 “É possível, [...] que o pesquisador também produza o próprio material empírico [...] por meio não de experimentos ou testes de laboratório, mas de entrevistas, questionários e observações.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.