A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
SOCIOLOGIA DO ESPORTE

Pré-visualização | Página 4 de 9

do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 29.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, é correto afirmar que, com base no trabalho empírico, a sociologia pode:
Nota: 10.0
	
	A
	Registrar dados históricos.
	
	B
	Verificar a autenticidade de fontes.
	
	C
	Estabelecer correspondências mais precisas com a realidade social.
Você acertou!
“[...] a pesquisa de caráter sociológico precisa ser desenvolvida com base em materiais empíricos (dados e informações sobre o mundo). Sem esse trabalho empírico, a sociologia não pode estabelecer correspondências mais precisas com a realidade social.” (Livro-base, p. 30).
	
	D
	Desenvolver pesquisas de caráter pedagógico.
	
	E
	Descartar referenciais teóricos.
Questão 18/18 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 
“[...] o que está em jogo é o tratamento teórico que será atribuído ao conjunto de dados referentes à determinada realidade, no intuito de explicá-la melhor.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 30.
 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades, relacione corretamente os elementos às suas respectivas estratégias:
 
1. Compreensão
2. Interpretação
 
( ) O pesquisador é um pouco menos ativo diante dos fatos.
( ) O pesquisador tem maior autonomia.
( ) O pesquisador prioriza a descrição.
( ) Pressupõe-se mais criatividade por parte do agente de investigação.
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 1 – 1 – 2.
	
	B
	2 – 2 – 2 – 1.
	
	C
	1 – 2 – 1 – 1.
	
	D
	2 – 1 – 2 – 1.
	
	E
	1 – 2 – 1 – 2.
Você acertou!
A sequência correta é: 1 – 2 – 1 – 2. Segundo o livro-base: “[...] a atividade explicativa nas áreas do conhecimento das humanidades pode ocorrer com base em duas estratégias complementares: a compreensão e a interpretação[...]. Na primeira, o pesquisador, de certa forma, é um pouco menos ativo diante dos fatos e prioriza a descrição, ao passo que na segunda já se pressupõe maior autonomia e criatividade teórica por parte do agente de investigação.” (Livro-base, p. 30).
Questão 19/19 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto:
“[...] Caillois elaborou quatro tipos ideais para pensar os jogos: agôn, alea, mimicry e ilinx.  Cada uma dessas dimensões apresenta elementos que podem ser associados a comportamentos incompatíveis ao que se espera de uma civilização [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.103.
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte, associe corretamente as dimensões dos jogos elaboradas por Caillois às suas respectivas características:
1. Agôn
2. Alea
3. Mimicry
4. Ilinx
 
(   ) Jogos considerados de interpretação ou encenação.
(   ) Jogos onde predomina a sorte, ou seja, o jogador não é responsável pelo resultado.
(   ) Jogos que estimulam a vertigem.
(   ) Jogos que estimulam a forte competição entre os agentes.
 
Nota: 10.0
	
	A
	3-1-4-2.
	
	B
	3-4-1-2.
	
	C
	1-2-4-3.
	
	D
	2-3-4-1.
	
	E
	3-2-4-1.
Você acertou!
“[3] – A categoria mimicry, como o próprio nome indica, agrega os jogos considerados de interpretação ou encenação.[2].a categoria alea apresenta um indivíduo passivo e estativo ao jogo. Nessa concepção de jogo , o que predomina é a sorte, ou seja, o jogador não é responsável pelo resultado. [4] é a ilinx, que engloba os jogos que estimulam a vertigem. 1 – A dimensão agôn caracteriza os jogos que estimulam a forte competição entre os agentes [...] ” (livro-base Introdução à sociologia do esporte, capítulo 3, p. 106, 106, 107 e 105).
Questão 20/20 - Sociologia do Esporte
Leia a seguinte informação:
 
Apropriando-se dos primeiros movimentos constituídos e pensados sob circunstâncias históricas das Ciências Sociais e Educação Física, existem fios condutores principais no desenvolvimento da disciplina no Brasil.
Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
Considerando esta citação e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte identifique as três vias principais do desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil:
Nota: 10.0
	
	A
	Dominação ideológica; Resistência; Diversidade.
	
	B
	Inserção do atletismo nacional; Regionalidade; Globalização.
	
	C
	Inclusão social; Secularização; Racionalização.
	
	D
	Espetacularização do esporte; Marketing no futebol; Regulamentação dos técnicos esportivos.
	
	E
	Estudos socioantropológicos do futebol; Teoria crítica do esporte no âmbito da educação física; Realização de estudos históricos das práticas esportivas. 
Você acertou!
“[...] há três fios condutores principais ou vias de desenvolvimento dessa disciplina no Brasil: (1) os estudos socioantropológicos do futebol; (2) a teoria crítica do esporte desenvolvida no âmbito da educação física; e (3) a realização de estudos históricos das práticas esportivas”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
Questão 21/21 - Sociologia do Esporte
Atente para o extrato de texto:
“Embora os dois teóricos admitam a existência de uma linha tênue entre sociedade e jogo, para o sociólogo francês essa relação ocorre de forma muito mais complexa [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p.103.
Considerando o extrato de texto acima e os conteúdos do livro-base Introdução à sociologia do esporte sobre os conceitos do sociólogo francês Caillois acerca da Teoria do Jogo é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O jogo se relaciona apenas com aspectos positivos da vida.
	
	B
	A ludicidade presente no jogo contribui para gerar impulsos positivos na sociedade.
	
	C
	As condutas presentes nos jogos podem estimular o ser humano a ações solidárias.
	
	D
	Caillois procura compreender o fenômeno jogo em sua dimensão psicológica.
Você acertou!
“[...] enquanto Huizinga se preocupa em situar o jogo dentro da sociedade como uma instituição onipresente que transcende a ideia de tempo livre, Caillois tenta compreender o jogo em sua dimensão psicológica” (livro-base Introdução à sociologia do esporte, capítulo 3, p. 105).
	
	E
	Em sua teoria, Caillois elaborou dois tipos ideais para se pensar os jogos.
Questão 22/22 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] Outro ponto a ser considerado é a estrutura burocrática que se estabelece no esporte, tanto na configuração das instituições esportivas que organizam o esporte [...] como dentro de uma equipe [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019, p. 160.
Considerando a análise da imagem e os conteúdos livro-base Introdução a Sociologia do Esporte, podemos afirmar que são características da racionalização:
Nota: 10.0
	
	A
	Promove mudança de regras nas modalidades esportivas para favorecer alguma equipe em específico.
	
	B
	É aplicado apenas nos esportes modernos, não existindo indícios dela nos esportes antigos.
	
	C
	Pode acontecer para melhorar a dinâmica do jogo ou atender ao interesse da televisão ou patrocinadores.
Você acertou!
“Nesses casos, as mudanças de regras universais visam não só a melhoria na qualidade e dinâmica do jogo, mas também para adaptarem-se às demandas de televisão (como foi o caso do voleibol) e de patrocinadores (quando são incluídos intervalos e tempo técnico, por exemplo).’’ (Livro – base - Introdução a Sociologia do Esporte p.158-160).
	
	D
	Não envolve as mudanças no treinamento físico dos atletas.
	
	E
	Não envolve as

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.