A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
SOCIOLOGIA DO ESPORTE

Pré-visualização | Página 8 de 9

E
	1-3-2.	
Questão 38/38 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Distinção social é a categoria sociológica que, aplicada ao esporte, auxilia-nos na compreensão que as escolhas para prática de modalidades esportivas têm relação com os grupos sociais de convivência.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR., W; ALMEIDA, B. S.; SOUZA, J. Introdução à sociologia do esporte. Curitiba: Intersaberes, 2019. p. 191
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre o acesso a práticas esportivas, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O acesso às práticas esportivas está vinculado apenas às condições financeiras do indivíduo.
	
	B
	O indivíduo em condição social menos favorecida não poderá praticar determinadas modalidades destinadas apenas às pessoas com maior poder financeiro.
	
	C
	É importante ressaltar que as condições financeiras não são determinantes absolutos para definir quem pode ou não praticar uma modalidade.
Você acertou!
“É possível que existam intercâmbios e condições que permitam a uma pessoa financeiramente menos privilegiada ter acesso e se manter em modalidades que são tipicamente para grupos mais privilegiados”. (Livro-base) Introdução a Sociologia do Esporte, p. 191).
	
	D
	O acesso às práticas esportivas está vinculado apenas às condições de gênero do indivíduo.
	
	E
	No Brasil todas as pessoas possuem acesso às práticas de atividades esportivas, independentemente de qualquer condição.
Questão 39/39 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
“[...] os momentos de lazer são intervalos no cotidiano social em que é permitido liberar algumas de emoções. Com base nisso, podemos incluir o esporte nessas manifestações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley. et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 179.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre as manifestações da Catarse no esporte, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Catarse é a manifestação reprimida nos ambientes sociais e que são liberados pelo ser humano especialmente nos espaços esportivos, privilegiando o momento de lazer.
Você acertou!
“A catarse é a manifestação de sentimentos socialmente reprimidos em ambientes sociais que permitem esse tipo de exposição, sendo o esporte no momento de lazer um espaço e um tempo privilegiado para isso”. (Livro –base: p. 180).
	
	B
	As manifestações de Catarse buscam resposta para as emoções criadas e expressadas ao longo de uma peça teatral.
	
	C
	As manifestações sociológicas de Catarse não são transmitidos nos ambientes esportivos, pois elas permanecem contidas no interior do ser humano.
	
	D
	A categoria sociológica Catarse promove no ser humano um sentimento de estresse e tensão, derivado das exposições dos sentimentos nos ambientes sociais e esportivos.
	
	E
	Pode-se definir que o termo Catarse são os sentimentos mais nobres da expressão inserida nos seres humanos nos momentos em que estão no ambiente de trabalho.
Questão 40/40 - Sociologia do Esporte
Considere o seguinte excerto de texto:
 “[...] dependendo da problematização construída, teremos de optar pelas teorias sociológicas e categorias analíticas mais pertinentes à pesquisa”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 53.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte sobre as terminologias empregadas na  sociologia, relacione corretamente os termos a seguir a seus respectivos significados:
1. Ciências sociais 
2. Objeto 
3. Artesanato intelectual
 
( ) Aquilo que se investiga
( ) Estudo dos objetos em relação aos indivíduos e à sociedade pelo prisma social
( ) É a forma metafórica de expressar o importante processo de produção de uma pesquisa científica
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
 
Nota: 10.0
	
	A
	1 – 2 – 3.
	
	B
	3 – 2 – 1.
	
	C
	3 – 1 – 2.
	
	D
	2 – 3 – 1.
	
	E
	2 – 1 – 3.
Você acertou!
A sequência correta é: 2 – 1 – 3. Segundo o livro-base: Objeto: "podemos citar esportes como futebol, xadrez e voleibol". Ciências sociais: "Neste campo, podemos destacar a sociologia do esporte, alvo da discussão". Artesanato intelectual: "Ao se analisar a disseminação de um esporte pelo país (capoeira, basquete etc.), o pesquisador precisa realizar um artesanato intelectual, a fim de costurar e tecer da melhor forma as informações”. (Livro-base, p. 53).
Questão 41/41 - Sociologia do Esporte
Leia o texto:
O desenvolvimento histórico do esporte na sociedade brasileira deriva de interpretações e modelos teóricos que visam satisfazer as especificidades de formação social local, embora atenda às demandas regulares e universais.
Fonte: texto elaborado pelo autor dessa questão.
Considerando o fragmento acima e os conteúdos do livro Introdução à Sociologia do Esporte sobre as possibilidades para se analisar o desenvolvimento da sociologia do esporte no Brasil, relacione a forma de análise à descrição adequada do processo:
1. Lógica institucional
2. Análise exploratória do campo
3. Produção acadêmica da área
(  ) Na maioria das vezes é feita mediante mapeamento e revisão da literatura.
(  ) Identifica as tendências teóricas e impulsos de desenvolvimento da área no Brasil, e com maior amplitude, na América Latina.
(  ) As análises geralmente transcendem os cercos disciplinares, considerando que a sociologia do esporte é proposta por uma via interdisciplinar.
 
Agora, assinale a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	1-2-3.
	
	B
	3-2-1.
Você acertou!
“[...] a produção acadêmica da área, na maior parte das vezes é feita mediante realização do mapeamento e revisão de literatura”. [...] lógica institucional, é o papel das instituições, dos grupos de pesquisa e das pessoas”. [...] nessa possibilidade, as análises geralmente transcendem os cercos disciplinares, uma vez que a sociologia do esporte é interdisciplinar. (Livro base, p. 73). “[...] na análise exploratória do campo, busca-se identificar tendências teóricas e impulsos de desenvolvimento no Brasil e América”. (Livro Introdução à Sociologia do Esporte, p. 74).
	
	C
	2-3-1.
	
	D
	3-1-2.
	
	E
	2-1-3.
Questão 42/42 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “[...] há também áreas das ciências humanas [...] que [...] dialogam e contribuem mutuamente para a construção do conhecimento.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCHI JR. et al. Introdução à Sociologia do Esporte. Curitiba, Intersaberes, 2019. p. 25.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução à Sociologia do Esporte, assinale a alternativa que apresenta corretamente duas disciplinas do campo das Ciências Sociais:
Nota: 10.0
	
	A
	História, Direito
	
	B
	Anatomia, Fisiologia.
	
	C
	Sociologia, Ciência Política.
Você acertou!
“A sociologia, juntamente com a antropologia e a ciência política, é uma das áreas que pertencem às ciências sociais.” (Livro-base, p. 25).
	
	D
	Biomecânica,  Biomedicina.
	
	E
	Pedagogia, Filosofia.
Questão 43/43 - Sociologia do Esporte
Leia o fragmento de texto a seguir:
 “A ampliação do número de categorias sociológicas aprendidas e incorporadas auxilia em uma leitura mais diversificada e qualificada da complexidade do fenômeno esportivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Marchi Júnior. Wanderley et al. Introdução a Sociologia do Esporte. Curitiba, InterSaberes, 2019, p. 178.
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Introdução a Sociologia do Esporte sobre a categoria sociológica catarse, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	O termo Catarse significa a necessidade do corpo em conter as emoções interpretadas

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.