Buscar

Aval II Final Objetiva Cultura e Sociedade na Modernidade

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Beatriz Gomes de Paiva Ferreira (2611499)
	
	Disciplina:
	Cultura e Sociedade na Modernidade (HID04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:513222) ( peso.:3,00)
	Prova:
	16985198
	Nota da Prova:
	-
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	"Com a descoberta do Novo Mundo, configurou-se uma nova ordem mundial na qual a América, a África e a Ásia ocuparam os espaços periféricos da História e a Europa, o centro" (DUSSEL, 1993, p. 139-140). O tema - novo, moderno, o outro, identidades, culturas - ainda são considerados temas centrais nos debates históricos e filosóficos, inspirados em teóricos que pretendiam colocar em cheque a pretensão das ideias racionais, globalizantes, universais e reducionistas e ainda, a categorização e a classificação das pessoas em categorias de análise. O filósofo e teólogo Enrique Dussel é um dos intelectuais que ainda se dedica ao estudo dos temas modernidade e o outro. Para ele, a modernidade tem um conceito emancipador racional que deve ser defendido, mas, por outro lado, ainda segundo ele, também cria, desenvolve e oculta um "mito irracional" de justificação da violência sobre os diferentes, que deve ser negado e superado. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- No contexto da modernidade, segundo estudiosos, dentre os quais, Porto e Dussel, configurou-se uma nova ordem mundial. A Europa se tornou o centro do mundo como cultura superior, o que justificou a dominação de povos de diferentes culturas no Continente Americano e expedições exploratórias para obtenção de matérias-primas necessárias ao processo de modernização da Europa.
II- Para a Europa era fundamental manter colônias na América para a obtenção de produtos como madeira, produtos tropicais da América portuguesa e em especial os minérios como a prata e o ouro extraídos da América espanhola. 
III- A necessidade da burguesia de conquistar novas terras e fontes de matérias-primas associou-se aos interesses da Igreja Católica, que foram os de expandir a fé cristã aos povos "sem fé" e "sem alma". 
IV- Como no século XV e XVI se desenvolveram os processos de produção Taylorista e Fordista na Europa, o colonialismo era imprescindível para a obtenção do carvão mineral, isto porque era o principal combustível para a indústria nascente na Inglaterra. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: DUSSEL, Enrique. 1492: O Encobrimento do Outro: Conferências de Frankfurt. Tradução de Jaime A. Ciasen. Petrópolis, Vozes, 1993. Disponível em: 
<http://www.teoriaedebate.org.br/?q=estantes/livros/1492-o-encobrimento-do-outro-origem-do-mito-da-modernidade>. Acesso em: 20 nov. 2017.
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	Normal vem de normalis, norma, regra. Normal também significa esquadro e, assim, etimologicamente, normal é aquilo que não se inclina nem para a esquerda nem para a direita, portanto é aquilo que é como deve ser; e, no sentido mais usual, o que se encontra na maior parte dos casos de uma espécie ou o que constitui a média numa característica mensurável. Em suma, a individualidade, por caracterizar-se por um afastamento da média é facilmente qualificada de patológica. No contexto da Modernidade, a sociedade passou a ser classificada em categorias sociais dos "normais" e "anormais". Isso ocorreu porque, com a racionalidade científica tornou-se comum o uso de critérios e métodos de análise da realidade e da sociedade, como por exemplo, a interpretações de dados de censos e estimativas demográficas. O Estado, amparado em pesquisas científicas, assumiu posturas da racionalidade organizacional e positivista. Sobre as ações políticas implementadas pelo Estado para organizar a sociedade e controlar os corpos e os comportamentos, analise as sentenças a seguir: 
I- O Estado se amparava teoricamente nas teses propostas por estudiosos para justificar o regime de vigilância, controle e intervenções, por vezes autoritárias, contra aqueles que não seguiam as normas e as regras estabelecidas. 
II- Com a normatização da sociedade, todas as pessoas precisavam acatar as regras, normas e leis estabelecidas para não ameaçar o Estado laico e a sociedade racional, industrial e urbanizada.
III- A ideologia de controle abrangia hospitais, manicômios, prisões, escolas, praças, cemitérios entre outros espaços públicos de convivência, de circulação e de comum uso da população. 
IV- Para desenvolver os aparelhos disciplinares, o Estado se pautava na Constituição e na Declaração dos Direitos Humanos, e se utilizava de punições, prisões e internações dos cidadãos em última instância.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	O mundo contemporâneo tem vivenciado processos de transformações de ordem econômica, política, social, cultural, tecnológica, científica e ambiental e estes processos refletem diretamente na vida dos indivíduos, em particular no campo das profissões. Isto porque, há uma tendência de expansão e criação de diferentes atividades profissionais e novos ramos de especializações. Diante deste novo cenário, muitas ocupações se tornam rapidamente obsoletas e outras acabam perdendo a sua importância. Em outras épocas, as coisas não foram diferentes. As inovações da modernidade, a partir da passagem da Idade Média para a Idade Moderna, causaram profundos impactos nos modos de produção, nas relações sociais e de trabalho, o que gradualmente abalou as concepções de mundo e as mentalidades do homem e da mulher moderna. Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A invenção da prensa de tipos móveis por Gutenberg possibilitou a produção e a reprodução de livros em maior quantidade, em menor tempo, além de descentralizar esta tarefa que antes era feita por copistas, o que favoreceu o fim do monopólio da Igreja Católica sobre os textos sagrados e a circulação de novas ideias acerca da realidade, dos fenômenos sociais e naturais.
	 b)
	Uma das grandes obras dos iluministas que causou grandes transformações sociais foi a publicação de livros de viagens. As obras contemplavam as descobertas de ilhas e colônias de exploração invadidas no período das grandes navegações.
	 c)
	A criação dos pergaminhos no formato de códices, também chamados de "códex" tornou a leitura acessível à população em geral. Cabe destacar que as mulheres se tornaram leitoras das produções literárias dos trovadores o que causou uma profunda mudança de mentalidade, inclusive sobre o papel social da mulher.
	 d)
	As práticas de leitura mudaram substancialmente. A leitura silenciosa foi uma técnica difundida à população pelos monges, porém as mulheres permaneceram excluídas das práticas de leitura e escrita. O ato da leitura individual e silenciosa mudou os hábitos dos homens que passaram a apreciar o gênero literário chamado de "Amor Cortês" e se tornaram mais românticos.
	4.
	Até o início da modernidade, a visão do mundo que predominava era do sagrado. As mudanças proporcionadas pela descoberta da prensa, da difusão dos livros impressos, panfletos e jornais, disseminaram novas ideias sobre os fenômenos sociais e naturais. Muitos estudiosos incorporaram estas novas ideias e se dedicaram ao estudo e à análise da realidade. Para tanto, podemos dizer que um movimento literário e musical, que surgiu na Idade Média, foi determinante para a circulação das novas ideias da modernidade. Com relação ao nome desse movimento, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Trovadorismo.
	 b)
	Expressionismo.
	 c)
	Neoclassicismo.
	 d)
	Impressionismo.
	5.
	No moderno Estado de direito foi vedado ao Estado à profissão de fé ou a Igreja decidir assuntos estatais. Sendo assim, a questão da fé tornou-se privada,de foro íntimo do indivíduo. E desde então, de acordo com o princípio republicano, os governos e governantes não podem beneficiar demandas de grupos religiosos. Além disso, com a laicização do Estado, tarefas antes consideradas religiosas e relacionadas aos ritos de passagem de caráter social, passaram a ser desempenhadas por órgãos que não estão ligados à Igreja. Com relação aos principais ritos de passagem ligados ao nascimento, casamento e morte, antes da Modernidade e depois da Modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Até o século XIX, o primeiro registro da criança era o batismo, celebrado na Igreja. 
(    ) Com a racionalização do Estado, a certidão de nascimento registrada em cartório de registro civil com informações sobre a criança, seus pais e avós é que passou a conferir uma identidade de cidadão e estabelecer o vínculo legal do indivíduo com o Estado.
(    ) Até a contemporaneidade, pelo menos um rito de passagem continua ligado à fé e sem o controle do Estado: os enterros, que continuam administrados exclusivamente pela Igreja.
(    ) No período posterior à Modernidade, o rito do casamento, antes ligado a fé, passou a ser regulamentado pelo Estado através do registro de casamento civil. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F -V - F - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	6.
	As invenções, em cada período histórico, propiciaram avanços, progresso e comodidade para a população. Com estas criações, as cidades expandiram-se, o sistema econômico foi impulsionado pelas novas técnicas de produção, e a comunicação foi favorecida pela agilidade em que as informações eram transmitidas. Sobre as invenções e as inovações durante o período histórico da Modernidade, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A invenção da escrita, dos aquedutos para a canalização das água das chuvas nas áreas urbanas, assim como a racionalização do Estado, possibilitaram a urbanização e a industrialização das cidades na Modernidade.
	 b)
	Seria impossível organizar as cidades populosas e manter a população trabalhando permanentemente sem o acesso à eletricidade e à iluminação pública, à rede de água e esgoto ou ainda, sem os meios de transporte.
	 c)
	A invenção do astrolábio e do quadrante na Modernidade e o aprimoramento das técnicas de navegação, dentre as quais a utilização da vela foi imprescindível para o processo de urbanização e industrialização da sociedade capitalista moderna.
	 d)
	Algumas invenções foram importantes no contexto da Modernidade para a urbanização da sociedade e a industrialização da produção, dentre as quais a invenção da prensa móvel e do relógio mecânico.
	7.
	Desde a Antiguidade muitos pensadores se debruçaram sobre a seguinte problemática: encontrar uma forma de estruturação de Estado em que o poder não fosse centralizado, impossibilitando que governos tiranos favorecessem pequenos grupos em detrimento da maioria da população. Pensadores iluministas, dentre eles, John Locke e Montesquieu também tinham por objetivo alcançar uma proposta de governo justo e democrático. Portanto, a concepção de três poderes que temos hoje é uma construção realizada a muitas mãos, ao longo da história e que se consolidou no século XVII. Desde então, o poder comportaria atribuições e componentes específicos. Com relação às funções dos poderes no interior do governo, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Poder Legislativo.
II- Poder Executivo.
III- Poder Judiciário.
(    ) Poder responsável por elaborar, discutir e votar as leis. Encarregado também de fiscalizar e administrar a atuação do Poder Executivo.
(    ) Poder responsável por elaborar as leis que regulam o Estado, a conduta dos cidadãos e das organizações públicas e privadas e verificar se estão sendo cumpridas.
(    ) Este poder tem como objetivo governar o povo, administrar os interesses públicos e aplicar as leis que foram anteriormente discutidas e aprovadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - II - III
	 d)
	I - III - II.
	8.
	O principal espaço de realização dos projetos modernos, como o da industrialização da produção e do fortalecimento das atividades comerciais, foram as cidades que reuniam diversas estruturas, serviços e atividade, porém, estes mesmos espaços encontravam-se com inúmeros problemas. Sobre os problemas que preocupavam estudiosos e urbanistas da época, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As cidades eram favoráveis aos portos, ferrovias e rodovias, bairros operários, os quais somente precisavam de investimentos em escolas e espaços de recreação pública.
	 b)
	As cidades no contexto da Modernidade acumulavam problemas de ordem social, política e econômica, dentre os quais 
a pouca infraestrutura em termos de moradias para os operários e a falta de saneamento básico acarretava a aglomeração de pessoas e a disseminação de epidemias.
	 c)
	As cidades apresentavam condições para a permanência da prática da agricultura e das atividades artesanais, que até então se encontravam restritas aos espaços rurais.
	 d)
	As cidades possuíam ruas largas, ambientes arejados, jardins, museus, salões, galerias, universidades, porém necessitavam de laboratórios e clínicas para atender às novas moléstias e enfermidades sociais.
	9.
	Michel Foucault foi um filósofo francês que desenvolveu métodos arqueológicos e genealógicos para a compreensão da realidade e da sociedade moderna. Dentre suas obras mais conhecidas, citamos: A Arqueologia do Conhecimento, Vigiar e Punir, Biopolítica do Poder e História da Sexualidade. Para Foucault, o exercício do poder exercido pelo Estado Moderno sobre os corpos dos indivíduos, se tornou um mecanismo muito eficiente para o controle social. Com relação às ações e formas de controle exercidas pelo Estado Moderno sobre os indivíduos no contexto da Modernidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) O Estado racional implementou ações políticas por vezes violentas e até mesmo arbitrárias com o propósito de manter a ordem social e urbana no contexto da Modernidade.
(    ) O Estado Moderno justificava as suas ações políticas de vigilância e controle nas epístolas católicas que tinham como objetivo garantir os direitos fundamentais aos indivíduos como o bem-estar físico, a saúde perfeita e a longevidade da população. 
(    ) O Estado Moderno criou leis, normas, regras de comportamento e de conduta e até mesmo punições para os indivíduos que não se adequavam aos padrões instituídos de normalidade para o corpo e para a mente. 
(    ) A ideologia de controle abrangia hospitais, manicômios, prisões, escolas, praças, cemitérios, entre outros espaços públicos de convivência, de circulação e de comum uso da população. Nestes espaços, seria instalado um regime que invadiria e vigiaria o comportamento e os costumes dos indivíduos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - F.
	10.
	O processo de urbanização se intensificou no Ocidente após a Revolução Industrial. Isto porque grande parte da população que vivia no campo migrou para os núcleos urbanos, passando a trabalhar nas indústrias. A cidade é representada como um símbolo da modernidade. Contudo, o processo de industrialização e urbanização desordenada ocasionou vários problemas de ordem social. Sobre esses problemas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O principal problema social apresentado foi a precarização do ensino público, isto porque, o sistema educacional europeu não foi capaz de preparar os alunos para a compreensão de textos simples e a elaboração de cálculos aritméticos de operações básicas.
	 b)
	O processo de industrialização e urbanização na Europa desencadeou alguns problemas de ordem social, dentre os quais destacamos a pobreza, a prostituição, o alcoolismo, pessoas vivendo em situação de rua, dentreelas crianças e a prática dos roubos, especialmente de alimentos.
	 c)
	O principal problema social europeu foi a administração do sistema público de saúde que pode ser representado como uma tragédia humana, pois, não existiam recursos financeiros para prover tudo o que uma saúde de qualidade precisa e atender a um número tão grande de migrantes.
	 d)
	Apesar de ser considerada uma potência econômica mundial no século XIX, a Europa vivenciava alguns obstáculos de ordem social, sendo o principal o acesso à cultura erudita para a população que migrava dos campos em direção às cidades.
	11.
	(ENADE, 2017) A história se faz com documentos. Documentos são os traços que deixaram os pensamentos e os atos dos homens do passado. Entre os pensamentos e os atos dos homens, poucos há que deixam traços visíveis, e estes, quando se produzem, raramente perduram: basta um acidente para os apagar. Ora, qualquer pensamento ou ato que não tenha deixado traços, diretos ou indiretos, ou cujos traços visíveis tenham desaparecido, está perdido para a história: é como se nunca houvesse existido. Por falta de documentos, a história de enormes períodos do passado da humanidade ficará para sempre desconhecida. Porque nada supre os documentos: onde não há documentos não há história. O trecho apresentado foi publicado originalmente em 1898, na França, em um manual de História muito influente à época. Com base nesse excerto, infere-se que os documentos:
FONTE: LANGLOIS, C.; SEIGNOBOS, C. Introdução aos Estudos Históricos. São Paulo: Editora Renascença, 1946 (adaptado).
	 a)
	São equivalentes aos acontecimentos humanos, pois carregam em si os pensamentos e os atos pretéritos.
	 b)
	São registros textuais, preferencialmente produzidos por organismos vinculados ao Estado, o que assegura sua autenticidade.
	 c)
	Podem ser substituídos por traços que denotem tanto a presença humana no tempo quanto os gostos, gestos e valores do ser humano em determinado período.
	 d)
	Fornecem testemunho sobre uma parcela dos acontecimentos do passado sem os quais a escrita da história é impossível.
	12.
	(ENADE, 2017) Entre o final dos anos 1980 e o início da década seguinte, o mundo passou, nos termos do historiador francês Ernest Labrousse, por uma "conjuntura histórica de transformação", separando a bipolaridade estrita do pós-guerra de uma nova situação econômica e política caracterizada por múltiplas polaridades, cujos contornos não estão ainda muito bem definidos. No exposto, assinala-se a dificuldade em definir os contornos da nova ordem mundial, iniciada entre o final da década de 1980 e o início da década de 1990. Entretanto, com relação a esse período, há concordância entre os historiadores quanto ao papel central desempenhado pela(o):
FONTE: ALMEIDA, P. R. As duas últimas décadas do século XX: fim do socialismo e retomada da globalização. In: SARAIVA, J. E S. (org.). História das relações internacionais contemporâneas: da sociedade internacional do século XIX à era da globalização. 2. ed., São Paulo: Saraiva, 2008 (adaptado).
	 a)
	Crescente interrelação dos mercados globais devido à mudança de percepção do papel das fronteiras políticas.
	 b)
	Universalização do padrão-ouro como resultado da internacionalização dos mercados e da concorrência entre capitais internacionais.
	 c)
	Decadência do regime liberal, em decorrência da consolidação das fronteiras nacionais e da crescente regulamentação do mercado.
	 d)
	Fim dos regionalismos, com a dissolução do bloco soviético e a difusão dos planos econômicos quinquenais.
Prova finalizada com 9 acertos e 3 questões erradas
Parte inferior do formulário

Outros materiais