A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
PROVA NOTA 10

Pré-visualização | Página 1 de 2

Iniciado em
	segunda, 3 Ago 2020, 11:54
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 3 Ago 2020, 12:11
	Tempo empregado
	16 minutos 40 segundos
	Avaliar
	100,00 de um máximo de 100,00
	Comentários
	Parabéns! Você foi aprovado!!!
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Cerqueira (1997, 2010) informa que existem duas abordagens em relação aos tipos de custos relacionados à criminalidade:
Escolha uma:
a. Custos sociais e complexos.
b. Custos estruturais e internos.
c. Custos internos e externos.
d. Custos primários e secundários.
e. Custos sociais e externos. 
Parabéns! Você acertou.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Custos sociais e externos..
Questão 2
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Ao selecionar deliberadamente os crimes mais violentos como pauta e desenvolver na população uma percepção de que são os mais frequentes, as pessoas começam a imaginar que estão mais expostas a um processo de vitimização por tais crimes, do que na realidade estão. Tal fenômeno é denominado:
Escolha uma:
a. Insegurança.
b. Desordem.
c. Caos coletivo.
d. Descontrole social.
e. Medo do Crime. 
Parabéns! Você acertou.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Medo do Crime..
Questão 3
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Michaud (1989) alerta para quatro questões que não podem deixar de estar presentes quando da análise do fenômeno da violência. Faça a associação de acordo com a ordem apresentada no material estudado:
I – Primeira
II – Segunda
III – Terceira
IV – Quarta
 A - Os diferentes pontos de vista orientados pelos critérios de compreensão não estão em equilíbrio. A passagem de um pelo outro se dá, então, pela mudança de perspectiva, ou seja, pelo câmbio do critério.
B - Não existe “discurso nem saber universal sobre a violência”. Ela é própria de cada sociedade, segundo seus critérios e trata seus problemas de violência a seu modo, obtendo maior ou menor sucesso.
C - Diz respeito a que, apesar da utilidade das definições objetivas de violência, elas não estão isentas de pressupostos (e, nesse caso, são influenciados pelas diferentes variáveis presentes no contexto de que utiliza a definição) e, tampouco, são capazes de apreender todos os fenômenos da violência.
D - Sempre haverá componentes subjetivos na formulação conceitual e na compreensão do fenômeno violência, orientados por diferentes critérios: jurídicos, institucionais, culturais, valóricos de grupos ou subgrupos, entre outros.
Escolha uma:
a. I – D, II – B, III – A, IV – C
b. I – C, II – D, III – A, IV – B 
Parabéns! Você acertou.
c. I – B, II – C, III – D, IV – A
d. I – A, II – B, III- C, IV – D
e. I – A, II – D, III – C, IV – B
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: I – C, II – D, III – A, IV – B.
Questão 4
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
Faça a associação correta:
	Reduz as probabilidades de alguém ser vítima potencial da violência e/ou do crime, através da redução das oportunidades, tornando a possibilidade de ocorrência do crime mais difícil, mais arriscada e menos vantajosa ou lucrativa para o criminoso. Dentre as ações encontram-se a implantação de obstáculos físicos, controles de acesso a instalações ou locais e sistemas de vigilância e monitoramento que inibam a execução de atos criminosos e de vandalismo.
	Resposta 1 
	Redução da pobreza e da desigualdade, por exemplo, são duas medidas estruturais de longo prazo que, ao alterar as relações e incentivos do mercado de trabalho, bem como o acesso a este, tendem a reduzir a privação e a frustração e, por consequência, a probabilidade de condutas violentas e/ou criminosas futuras.
	Resposta 2 
	Esse tipo de prevenção tem por base o desenvolvimento social. Atua sobre grupos de alto risco, aumentando a probabilidade de que deixem de ser vítimas ou agentes da violência e/ou criminalidade. As atividades de prevenção nesse campo englobam uma ampla gama de ações dos mais diferentes matizes. Aqui podem ser incluídas, por exemplo, atenção pré e pósnatal a mães em situação de pobreza ou alto risco; programas educacionais infantis; programas de incentivo ao término dos estudos secundários para jovens pobres e/ou em situação de risco; programas de treinamentos em resolução pacífica de conflitos para grupos e comunidades em situação de risco.
	Resposta 3 
	Conforme apontam especialistas do BID e da OMS, ainda que não seja uma distinção normal, é útil falar desse tipo de prevenção, localizada sobre ou em um grupo reduzido de fatores de risco de violência e/ou criminalidade – como o controle de armas de fogo ou os programas de desenvolvimento infantil dirigidos a grupos de alto risco, ou que atua sobre um conjunto amplo de fatores de risco. Segundo aquelas organizações, existe consenso na literatura especializada de que a violência e a criminalidade, por terem multicausalidades, devem ser atacadas através de conjuntos de medidas tanto no âmbito da prevenção quanto do controle. Todavia, sabe-se que, em decorrência dessa complexidade, programas que requerem alto grau de coordenação interinstitucional são mais difíceis de serem implantados.
	Resposta 4 
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Reduz as probabilidades de alguém ser vítima potencial da violência e/ou do crime, através da redução das oportunidades, tornando a possibilidade de ocorrência do crime mais difícil, mais arriscada e menos vantajosa ou lucrativa para o criminoso. Dentre as ações encontram-se a implantação de obstáculos físicos, controles de acesso a instalações ou locais e sistemas de vigilância e monitoramento que inibam a execução de atos criminosos e de vandalismo. → Prevenção Situacional., Redução da pobreza e da desigualdade, por exemplo, são duas medidas estruturais de longo prazo que, ao alterar as relações e incentivos do mercado de trabalho, bem como o acesso a este, tendem a reduzir a privação e a frustração e, por consequência, a probabilidade de condutas violentas e/ou criminosas futuras. → Prevenção Estrutural, Esse tipo de prevenção tem por base o desenvolvimento social. Atua sobre grupos de alto risco, aumentando a probabilidade de que deixem de ser vítimas ou agentes da violência e/ou criminalidade. As atividades de prevenção nesse campo englobam uma ampla gama de ações dos mais diferentes matizes. Aqui podem ser incluídas, por exemplo, atenção pré e pósnatal a mães em situação de pobreza ou alto risco; programas educacionais infantis; programas de incentivo ao término dos estudos secundários para jovens pobres e/ou em situação de risco; programas de treinamentos em resolução pacífica de conflitos para grupos e comunidades em situação de risco. → Prevenção Social., Conforme apontam especialistas do BID e da OMS, ainda que não seja uma distinção normal, é útil falar desse tipo de prevenção, localizada sobre ou em um grupo reduzido de fatores de risco de violência e/ou criminalidade – como o controle de armas de fogo ou os programas de desenvolvimento infantil dirigidos a grupos de alto risco, ou que atua sobre um conjunto amplo de fatores de risco. Segundo aquelas organizações, existe consenso na literatura especializada de que a violência e a criminalidade, por terem multicausalidades, devem ser atacadas através de conjuntos de medidas tanto no âmbito da prevenção quanto do controle. Todavia, sabe-se que, em decorrência dessa complexidade, programas que requerem alto grau de coordenação interinstitucional são mais difíceis de serem implantados. → Prevenção localizada e integral.
Questão 5
Correto
Atingiu 10,00 de 10,00
Marcar questão
Texto da questão
A abordagem da OMS, amplamente adotada pelas Nações Unidas como um todo, tem se tornado um marco referencial em diferentes áreas para a criação e implementação de políticas públicas que visem prevenir e controlar os níveis de violência e crime presentes nas sociedades. Sobre o material estudado, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. O objetivo

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.