A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação I - Perspectivas Profissionais

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Raphaelle Carvalho Marques (2435916)
	
	Disciplina:
	Perspectivas Profissionais (GTU100)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512987) ( peso.:1,50)
	Prova:
	15442366
	Nota da Prova:
	-
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	1.
	Muitos pesquisadores tentaram reunir modelos baseados em sala de aula ou em escolas que descrevem o processo de ensino-aprendizagem. Um modelo é uma ajuda ou imagem visual que destaca as principais ideias e variáveis em um processo ou sistema. Sobre o modelo ideal de ensino-aprendizagem no Ensino Superior, analise as afirmativas a seguir:
I- As pesquisas na atualidade possibilitaram o retorno no modelo tradicional de ensino, isso ocorreu pelo fracasso de todos os outros modelos e suas promessas, com o modelo tradicional, em que temos um professor respeitado e um aluno receptivo, obtemos uma educação integral.
II- São diversas as variáveis que devem ser levadas em consideração quando pensamos no processo de ensino-aprendizagem, provavelmente não é uma questão de um único modelo, e sim ter em mente o contexto, o perfil do estudante, as tecnologias, a formação do docente, a finalidade da formação, entre outras variáveis.
III- O modelo ideal de ensino-aprendizagem no ensino superior, não se delimita à uma única abordagem, mas é provável que uma de suas principais características é aliar ensino, pesquisa e extensão utilizando para isso de diversas estratégias de acordo com as variáveis envolvidas no processo.
IV- A responsabilidade de oferecer o melhor modelo de ensino recai sobre as IES somente, quando levamos em consideração a Educação Básica fraca dos ingressantes ao Ensino Superior, nosso modelo de ensino fica fraco não temos mais excelência, é necessário não levar isso mais em consideração e simplesmente buscar excelência.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	2.
	As Instituições de Ensino Superior, para cumprir suas funções, oferecem diversos tipos de cursos e graus. Algumas IES possuem restrições quanto aos tipos de cursos que podem oferecer, outras não têm restrições, podendo oferecer todos os tipos de cursos e graus superiores. Pondere sobre o caso de um indivíduo que tenha concluído um curso de bacharelado, e esteja buscando fazer uma especialização, não tendo nenhum interesse em fazer um mestrado ou doutorado posteriormente. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O indivíduo busca um curso de pós-graduação stricto sensu, que atenda a uma carga horária mínima e que tenha os requisitos necessários para lhe conferir, ao concluir, o certificado de especialista.
PORQUE
II- Cursos de especialização são programas abertos a candidatos que já tenham concluído um curso de graduação.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	 b)
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 c)
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
	 d)
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
	
	Atualmente, a universidade brasileira tem amadurecido, tanto na teoria quanto na prática. No entanto, a caminhada ainda é longa, mas compreende hoje o seu papel na sociedade brasileira. Através do ensino, pesquisa e extensão, as universidades conduzem mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o ato de ensinar e aprender, conduzindo o aperfeiçoamento tanto pessoal como profissional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A pesquisa nas universidades pode ser realizada de forma isolada da sociedade, ocorrendo de forma efetiva.
	 b)
	A universidade vai até os espaços sociais, as comunidades, extrai delas conhecimento e leva esse conhecimento para a forma de pesquisa e extensão.
	 c)
	Descentralizar o conhecimento através de projetos de cunho extensionista é uma forma de aumentar a distância entre a universidade e a comunidade.
	 d)
	No Brasil, todas as universidades devem alinhar os seus processos acadêmicos dentro do ensino, pesquisa e extensão.
	 *
	Observação: A questão número 3 foi Cancelada.
	4.
	A pesquisa deve fazer parte da vida acadêmica desde o seu início. Isso poderá ocorrer durante o curso de qualquer disciplina, não apenas nas disciplinas que exigem um trabalho específico de pesquisa. Entretanto, quando um acadêmico irá elaborar um projeto de pesquisa ou de Iniciação Científica, deve observar alguns requisitos para evitar erro no processo e obter maior eficácia no trabalho. Sobre os requisitos para se elaborar um projeto de pesquisa, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Deve ser ressaltado o problema a ser pesquisado no assunto de interesse, sem um problema claro não há pesquisa.
	 b)
	O aluno deve elaborar o projeto a partir de seu próprio conhecimento do tema de interesse, evitando a leitura de outros textos sobre o tema, pois pode confundir-se e não fazer boa pesquisa.
	 c)
	A ideia da pesquisa pode surgir do interesse do aluno sobre um tema, pode ser de diversas áreas, como a social, política, econômica, ambiental, entre outras.
	 d)
	Deve-se sempre colocar no papel a proposta, inserindo a delimitação do tema, a problemática, justificativas, o método, os objetivos, entre outros itens.
	5.
	A extensão dentro de uma instituição de ensino universitária pode ser considerada como um conjunto de ações conduzidas por professores e acadêmicos junto à comunidade ao seu redor, disponibilizando ações que dizem respeito ao que desenvolveram tanto no ensino como na pesquisa. Sobre as ações de extensão universitária, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A extensão é uma atividade acadêmica articulada de forma indissociável ao ensino e à pesquisa, e envolve um processo educativo, cultural e científico que conecta a universidade e a sociedade.
	 b)
	Ao promover a extensão, o centro universitário estimula a conservação ambiental, seja no plano da biodiversidade como na esfera social e econômica.
	 c)
	A extensão, como ação fim das instituições de ensino superior, envolve práticas acadêmicas que interligam e preservam os segredos das faculdades, mantendo tradições e bons costumes.
	 d)
	A universidade, enquanto detentora exclusiva de conhecimentos, retém para si seus conhecimentos de modo sigiloso, visando a inovações tecnológicas e instrumentais.
	6.
	O artigo científico, para chegar em seu estágio final, divulgado em alguma revista especializada, precisa passar por um processo bem detalhado e minucioso, que exige atenção do pesquisador. Barrass (1979 apud EBERT; POSSAMAI; SIMON, 2017) sugere que existem alguns itens específicos que devem ser observados na própria escrita do artigo para que este seja aceito e seja divulgado. Todas as alternativas a seguir contemplam algum destes itens referidos anteriormente, EXCETO: 
FONTE: EBERT, Luis A.; POSSAMAI, Cleide T. N.; SIMON, Vanessa S. P. Perspectivas Profissionais. Indaial: UNIASSELVI, 2017.
	 a)
	Referência fiel às fontes.
	 b)
	Linguagem acessível ao público.
	 c)
	Adaptabilidade.
	 d)
	Parcial e prolixo.
	7.
	A motivação e dedicação para elaborar um projeto de pesquisa, o esforço posterior de executar a coleta de dados, a análise e discussão dos mesmos, é apenas uma parte do processo de se fazer ciência. Uma outra parte é a elaboração de um trabalho de divulgação dos resultados, que pode ser um artigo científico. Mesmo assim, ainda não terminou o processo, pois temos o desafio de submetê-lo para ser publicado em algum periódico científico. Sobre o processo de submissão de artigos científicos para revistas especializadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aceite prévio