Buscar

Fórum Temático Pesquisa em Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fórum Temático
Diante do exposto, o vídeo nos apresenta a violência no âmbito escola e na sociedade é um assunto que preocupam muitos a comunidade escolar e a sociedade, pois há vários tipos de violência, como por exemplo, o bullying, a violência física, verbal, violência contra o patrimônio (dentro da instituição escolar). 
A violência na escola aflige a instituição, familiares, outros alunos e professores porque atrapalha no ensino-aprendizagem dos alunos. O vídeo nos relata a amplitude da violência escolar, pois ela surge com o bullying e vai tomando proporções mais sérias levando a preocupar familiares e professores. A escola citada no vídeo era uma escola de referência, pois era uma escola que não existia violência, mas com o crescimento na quantidade de alunos começou a ter a violência.
Universalizar a violência consegue ser compreendida como um ato expressamente ligado a um indivíduo ou a uma equipe, que se envolve no comportamento moral, cultural ou físico de um indivíduo ou um grupo, todavia esses resultados ser afetados por episódios ou mudanças drásticas acontecidas na comunidade contribuindo desfavoravelmente os alunos ou a sociedade no tocante aos elos a qual pertence, dos meios e das situações de vida. Essa contrariedade localiza-se na dimensão única que a violência vem sucedendo e se convertem em aflição e insegurança aos educandos, aos educadores, aos diretores, pais e sociedade.
A desigualdade social não leva o aluno a cometer violência, a desigualdade só nos mostra que devemos lutar e buscar uma condição de vida melhor através dos estudos nos mostrando que a violência física ou verbal não leva ninguém a nada. Por muitas vezes a violência gerada por alunos é da decorrência que os pais passam o dia trabalhando e os filhos em “casa”, e a violência surge como uma rota de fuga para os alunos. A violência escolar ela existe e não é por conta da desigualdade.
Nota-se que atos como ofender, ignorar, excluir, ferir fisicamente e verbalmente, humilhar, estão presentes nas instituições de ensino, sendo ela de ensino público ou de ensino particular, se é de ensino fundamental ou de médio ou até mesmo no ensino superior. O ocorrido vem se ampliando cada vez mais para as séries fundamentais e resulta muitas vezes na evasão do aluno por transpassar da escola para a vida pessoal.
Por fim, a instituição escolar, o Ministério da Educação e a sociedade devem buscar a diminuição ou até mesmo a erradicação da violência escolar em busca da melhor condição de ensino-aprendizagem para o aluno e proporcionar melhores condições para a sociedade ser amigo da escola.

Outros materiais