Buscar

Atividade final MAQUINAS ELETRICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Considere um gerador CC com enrolamento de campo em paralelo cuja resistência ´e igual a 90Ω. A resistência do enrolamento de armadura ´e igual a 0, 3Ω. A potência nominal igual a 10kW, a tensão gerada igual a 100V e a velocidade nominal igual a 1000rpm. Determine a tensão nos terminais do gerador: 
2. Considere uma m´máquina síncrona de 4 polos sendo acionada a 1900 rpm por uma m´máquina motriz. Se o número de espiras de um enrolamento da m´máquina for igual a 250, o fator de enrolamento igual a 0,9 e o fluxo pós polo igual a 10-3 Wb, qual a tensão gerada nesse enrolamento? 
3. Considere um motor 1CV. Se a tensão de alimentação ´e uma tensão trifásica de 380V e o fator de potência quando o fator de serviço de 1,15 está em plena utilização ´e igual a 80%, qual a corrente solicitada por este motor considerando o rendimento igual a 75%? 
4. Considere um motor de indução monofásico com enrolamento auxiliar e capacitor de partida permanente. A impedância do enrolamento principal ´e igual a 2, 2 + j2, 5Ω. A impedância do enrolamento auxiliar ´e igual a 3, 5 + j2, 5Ω. Se a fonte de alimentação possui uma frequência igual a 60Hz, calcule o capacitor necessário para a partida do motor. 
5. Seja considerado um transformador monofásico, cuja potência seja 1000VA, tensão do seu circuito primário de 500Volts e a do seu circuito secundário de 100Volts, determine: 
(a) sua relação de transformação; 
(b) considerando-o com rendimento igual a 0.80, quais os valores das correntes do seu circuito primário e secundário, respectivamente?

Outros materiais