Buscar

Apol Tecnologia e ensino das artes visuais 100

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Leia a passagem de texto a seguir: 
“Entre as maneiras de configurar as imagens, há a fotografia. Devido às suas características inerentes de reprodutibilidade e a semelhança com o mundo real percebido através da visão, a fotografia trouxe um novo paradigma imagético. Muitos aspectos próprios da fotografia expandida como campo de investigação podem ser elencados: questões de mimese, a gênese mecânica da imagem, os canais de circulação das imagens e aspectos compositivos. Enfim, todo um corpo estético com questões particulares, mas também questões compartilhadas com outras modalidades de produção de imagens.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, Henrique Augusto Nunes. FOTOGRAFIA: campo expandido para o ensino da arte. 2012, Mestrado – Arte e tecnologia da imagem  – Universidade Federal de minas Gerais,  Belo Horizonte. p. 50 
Considerando o dado extrato de texto e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre os paradigmas da imagem, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	De acordo com Arantes e Santaella existem três tipos de paradigmas quando se referem à imagem, são eles: Pré-fotográfico, Pós-fotográfico, Neo-fotográfico.
	
	B
	Uma das características do paradigma pré-fotográfico, é o fato das imagens serem produzidas artesanalmente, como por exemplo, as imagens feitas através de combinação de pontos matemáticos idealizados pelo homem.
	
	C
	Os homens das cavernas utilizavam a pintura como forma de comunicação, e, este ato, pode ser interpretado como um paradigma pós-fotográfico.
	
	D
	O cinema e a fotografia são linguagens que surgem a partir de uma captação física de fragmentos do mundo visível, e, portanto, se adequam ao paradigma fotográfico.
Você acertou!
“Paradigma fotográfico” (livro-base, p. 64). O Paradigma fotográfico se refere às imagens produzidas por “conexão dinâmica e captação física de fragmentos do mundo visível” (Arantes, Santaella, 2008, p. 157). As imagens dependem da presença de objetos reais preexistentes, bem como de uma máquina de registro. Assim, nesse paradigma se encontram as imagens fotográficas, as do cinema, da televisão e do vídeo e as imagens holográficas.
	
	E
	Todas as imagens elaboradas depois da invenção da câmera escura são consideradas pós-fotográficas.
Questão 2/10 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Leia a seguinte citação: 
“Pois quando se fala de ciberespaço a primeira noção que nos ascende à consciência caracteriza-se pelo fato de remeter à noção deste para a ausência, arrastando consigo a ideia de algo que não é físico/real, algo que é em si a constituição imaterial, um lugar distante da realidade palpável, onde relações sociais, culturais etc., ao serem estabelecidas nos remetem para a imaterialidade, para uma concepção subjetiva, virtual do espaço e do tempo”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BERNARDINO, Paulo. Arte e tecnologia: intersecções. ARS, São Paulo , v. 8, n. 16, p. 39-63, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1678-53202010000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 25/08/2017. 
Considerando esta citação e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre arte e tecnologia, assinale a alternativa que apresenta os valores presentes na cibercultura:
Nota: 10.0
	
	A
	A conexão por meio das redes sociais, que interliga pessoas de diferentes lugares e perspectiva a liberdade de opinião, ampliada por meio de comentários.
	
	B
	A criatividade, a qual permite que todos acessem ferramentas de criação; e a liberdade para criar e compartilhar os produtos criativos.
	
	C
	O universal sem totalidade, ou seja, a impossibilidade de se abarcar e compreender a totalidade de informações do ciberespaço; e a interconexão, a possibilidade de várias pessoas poderem compartilhar e acessar informações na rede.
Você acertou!
Segundo o livro-base, os principais valores da cibercultura é a interconexão, o dinamismo em tempo real que permite que vários sujeitos produzam e recebam conteúdos pela internet; e o universal sem totalidade, pois quanto maior a interconexão, maior é a pluralidade e, por consequência, menor é a capacidade de se abarcar a sua totalidade de informações (livro-base, p. 105-106).
	
	D
	O lucro, devido ao fato de muitas pessoas conseguirem produzir conteúdo para a internet e fazer disso uma fonte de renda; e a insegurança, devido à superexposição do indivíduo nas redes sociais, o que o deixa vulnerável para crimes cometidos no ciberespaço.
	
	E
	A criação de falsas verdades, que corresponde às notícias enganosas veiculadas na internet a qual muitas pessoas acreditam e compartilham sem verificar a fonte da informação; e a mídia lucrativa, a qual emprega várias pessoas com perfis falsos nas redes sociais que trabalham atacando a imagem de outras pessoas.
 
Questão 3/10 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Leia o extrato de texto a seguir: 
“No paradigma pós-fotográfico, ela trabalha como metamorfose, pois é uma imagem experimental que navega em um real filtrado pelo cálculo. A imagem sintética vista na superfície da tela produz um signo icônico, embora seja gerada dentro das abstrações matemáticas (símbolos).”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA Rosane. Uma percepção do olhar: Os três paradigmas da imagem à luz da semiótica peirciana. Revista Comunicação & Educação, São Paulo, n. 3, p. 19 - 27, set./dez., 2008. p. 22. 
Considerando o dado extrato de texto e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre os paradigmas no processo evolutivo da produção de imagens, assinale a afirmativa que exemplifica o paradigma pós-fotográfico.
Nota: 10.0
	
	A
	Renoir olhava para a paisagem em com traços pictóricos rápidos, marcava suas telas. Eis um exemplo de produção que se enquadra no paradigma pós-fotográfico.
	
	B
	Talvez as obras mais exponenciais para o paradigma pós-fotográfico são as esculturas consideradas fotorrealistas de Ron Mueck (1958). É considerado um dos artistas mais habilidosos tecnicamente da atualidade no uso de polímeros.
	
	C
	O paradigma pós-fotográfico qualifica as imagens que são determinadas pelo ato artesanal, feitas à mão. Nesse paradigma, as imagens são concebidas a partir de uma habilidade manual de um sujeito que tenta traduzir para a linguagem artística aquilo que vê.
	
	D
	Pollock é um dos principais artistas visuais que trabalha com a produção adequada ao paradigma pós-fotográfico, pois suas pinturas são repletas de gestualidade, e camadas pictóricas com grande cargas de significado.
	
	E
	A pintura através do uso de pixel, elaborada em editor como Gimp podem ser consideradas exemplos da produção do paradigma pós-fotográfico.
Você acertou!
“Paradigma pós-fotográfico” (livro-base, p. 66). [...] “um dos traços de ruptura do terceiro paradigma em relação ao segundo é a dominância da matemática sobre a física na produção das imagens sintéticas – uma matriz algorítmica que produz uma imagem por meio de três suportes: uma linguagem informática, um computador e uma tela de vídeo (Arantes; Santaella, 2008).”
Questão 4/10 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Considere o seguinte fragmento de texto a seguir: 
“No espaço virtual do Museu Inimá de Paula, o visitante pode consultar o acervo utilizando diversos parâmetros: ano da obra, período de produção, temática, técnica ou por dimensão. Estes parâmetros podem ser cruzados, o que possibilita mais opções ao pesquisador. Em Arte & Educação, no menu, o visitante pode ter acesso a materiais didáticos voltados para professores e alunos e, ainda, materiais didáticos de determinadas exposições. O material didático do professor enfatiza a orientação para a visita ao museu presencial e oferece informações sobre temas e conteúdos relacionados ao acervo do museu. No material didático do aluno,são apresentadas orientações sobre a visita e sobre o museu presencial, em seguida, são sugeridas diversas atividades a partir do acervo do museu. Nos materiais didáticos das exposições, são disponibilizados pequenos textos sobre a exposição e as ações educativas criadas para aquela determinada exposição”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARRAIS, Gardner de Andrade. Educação estética em museus virtuais: possibilidades de formação para alunos do curso de artes visuais do IFCE. 2013, Mestrado – Formação de professores – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza. p. 54-55.
 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre os materiais disponibilizados em museus virtuais, assinale a afirmativa aponta para a realidade deste tipo de ação pedagógica.
Nota: 10.0
	
	A
	A maior parte dos museus não se adaptou com a realidade virtual, no que diz respeito aos materiais disponibilizados em suas ações pedagógicas.
Você acertou!
“Os materiais disponibilizados para o público online” (livro-base, p. 49). Nos museus virtuais, que agora começam a entender a audiência, são poucos os casos em que os materiais à disposição do usuário estão adaptados ao meio. A regra geral ainda é simplesmente colocar a disposição do usuário os materiais presentes no museu físico.
	
	B
	O mais importante é que os museus brasileiros traduzem para o âmbito virtual todos os materiais disponibilizados presencialmente em suas ações pedagógicas.
	
	C
	Hoje, já é possível ver, em quase todos os museus virtuais, materiais de auxílio pedagógicos adaptados para a utilização na internet.
	
	D
	Sempre que um museu faz algum material pedagógico para suas ações presenciais, um equivalente adaptado para internet é disponibilizado em sua página virtual.
	
	E
	É impossível ter eficácia de aprendizado com os materiais pedagógicos adaptados para os ambientes virtuais, fornecidos pelos museus em suas páginas na internet.
Questão 5/10 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Leia a passagem de texto a seguir: 
“O que foi profundamente alterado na configuração atual é que a obra não está lá como signo à espera de uma interpretação. Essa interpretação agora ‘realiza’ o signo ao ser transformada em resposta/intervenção do receptor, novamente diante de uma obra que está a se formar o tempo todo na espera de sua ação/interpretação. Uma obra devir”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GALVÃO, E. Arte e tecnologia: diferença e invenção. Revista FACOM n. 19. 1º semestre de 2008. p. 26. Disponível em: <http://www.faap.br/revista_faap/revista_facom/facom_19/edilamar.pdf>. Acesso em: 25 ago. 2017 
Considerando essa citação e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre a arte tecnológica, considere as seguintes assertivas:
I. Na realidade virtual, o sujeito tem a sensação de estar imerso em um ambiente produzido de forma artificial.
II. Tanto a realidade virtual como a telepresença são formas de arte que antecedem a invenção do computador.
III. Na telepresença o sujeito não perde a noção do espaço físico, mas por meio de alguns dispositivos de telecomunicação, experimenta estar em outro lugar de forma remota.
IV. A telepresença é um dispositivo que produz imagens holográficas. 
Agora, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Apenas a assertiva III está correta.
	
	B
	Apenas as assertivas I e IV estão corretas.
	
	C
	As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas a assertiva I está correta.
	
	E
	Apenas as assertivas I e III estão corretas.
Você acertou!
A assertiva I está correta pois, conforme o livro-base, a realidade virtual é um ambiente imersivo produzido artificialmente. A assertiva II está incorreta pois as duas formas de arte dependem da computação para acontecer. A assertiva III está correta, pois na telepresença o sujeito não tem a sensação de imersão, mas é levado a outros pontos de vistas, graças a tecnologias de comunicação. A assertiva IV é incorreta pois a telepresença utiliza-se de tecnologias comunicacionais, não de projeção (livro-base, p. 119-121). 
Questão 6/10 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Considere a citação a seguir: 
“Hoje tenta-se fazer uma utilização ativa das coleções e tornar disponível tantas formas quantas possíveis de aprendizagem e prazer a partir de recursos que o museu dispõe (HOOPER-GREENHILL, 1991)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOOPER-GREEHILL. Museum and gallery education.  Liester Museum: Studies, Leicester, 1991. p. 133. 
Considerando o dado extrato de texto e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre ensino de artes e museus virtuais analise as assertivas que seguem e marque V para asserções verdadeiras, e F para asserções falsas.
( ) Os museus desenvolvem ações educativas que objetivam familiarizar e aproximar suas coleções das comunidades locais.
( ) Para que o museu gere um processo de aprendizagem é necessário que o visitante não relacione os conhecimentos que já tem com os adquiridos na visita, sem fazer adaptações com seus conhecimentos prévios.
(  ) Ainda é preciso uma evolução dos museus virtuais, considerando a diferença que existe entre as linguagens do meio real virtual e real. Poderiam ser feitos jogos interativos, modelos 3D e conferências online.
(  ) Os sites de museus nacionais estão muito atualizados, são atrativos e não limitam-se apenas nas informações básicas sobre o funcionamento de seus espaços. 
Agora assinale alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	F – V – F – V
	
	C
	V – F – V – F
Você acertou!
A alternativa correta é a letra C. A afirmativa I é verdadeira (livro-base,p.47), pois de fato os museus procuram estabelecer um contato mais familiar com as comunidades locais. A afirmativa II (livro-base,p.48) é falsa, pois não há aprendizagem sem uma relação entre o conhecimento prévio e o adquirido com a ação museológica. A afirmativa III (livro-base,p.49) é verdadeira, pois, a maioria dos museus não faz a adequação dos materiais disponibilizados no sistema presencial para o ambiente online. A afirmativa IV (livro-base,p.49) é falsa, pois a maioria dos museus ainda não viabilizou sites que interajam com o usuário do sistema virtual com todas as suas possibilidades de linguagem.
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	F – V – F – F
Questão 7/10 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A utilização das novas ferramentas da informação facilita a aproximação dps museus com seu público e incentiva o aprendizado sobre Arte. Essa é, de certa forma, uma característica que os museus sempre conservaram, a de serem importantes agentes educacionais e culturais. A maioria de nossas referências sobre História, Arte, Cultura, Patrimônio e Civilizações está guardada em suas coleções. E a construção de nosso imaginário coletivo de referências iconográficas, artistas, períodos e movimentos da História da Arte passam pela intenção de um curador ou pesquisador ligado a alguma instituição museológica.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARIN, Sabrina Popp. COMUNICAÇÃO VIRTUAL DE MUSEUS: A informação sobre arte nos sites da TATE e do MAC. 2011, Mestrado –Teoria e Crítica de Arte – Universidade de São Paulo, São Paulo. p. 35 
Considerando o dado extrato de texto e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre ensino de artes visuais e o site do Google Arts & Culture analise as assertivas que seguem e marque V para asserções verdadeiras, e F para asserções falsas.
(  ) É possível utilizar o Google Arts e Culture nas aulas de artes visuais para por meio das galerias virtuais trabalhar o conceito de curadoria.
(  ) O Google Arts e Cultura permite uma experiência distinta de quem viaja,pois tem um detalhamento quase microscópico que não poderíamos estabelecer com uma obra em um museu.
(   ) O Google Arts e Cultura substitui uma viagem ou ida a um museu, pois permite que o leitor viaje através das fotos.
(  ) É possível guardar algumas obras vistas no O Google Arts e Cultura em sua galeria personalizada sem a necessidade de ter que refazer a rota de visitação nos museus novamente
Agora assinale alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – F - V.
	
	B
	V – V - F - V.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra B. A afirmativa I é verdadeira pois o professor pode fazer pesquisa de imagens no banco de questões do Google Arts e Cultura e posteriormente fazer um trabalho curatorial. A afirmativa II é verdadeira, pois de fato a analise fornecida pode informar ao observador dados impossíveis ao olho nu. A afirmativa III é falsa, pois a experiência estética presencial se difere daquela online, portanto, uma não substitui a outra. A afirmativa IV é verdadeira pois a possibilidade de salvar as imagens vistas do Google Arts e Cultura é uma das possibilidades para o usuário.
	
	C
	V – V – F - F.
	
	D
	F – F – V - F
	
	E
	F – V – F - V.
Questão 8/10 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Leia a seguinte afirmativa: 
“Em alguns casos, é simplesmente a qualidade técnica que compromete o produto. Acontece às vezes que, em um site, o volume e qualidade da informação é adequado à exploração do assunto, objeto ou exposição, mas a forma gráfica não é adequada”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBOSA, A. M. Dilemas da Arte/Educação como mediação cultural em namoro com as tecnologias contemporâneas. In: BARBOSA, A. M. (Org.) Arte/educação contemporânea: consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2005. p. 109. 
Considerando essa afirmação e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre as tecnologias numéricas e a imagem, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Os pixels expressam visualmente na tela um cálculo realizado pelo computador, desta forma, sua realidade é sintética e virtual.
Você acertou!
Segundo Couchot (1993), a imagem numérica não representa o mundo, e sim o simula. Dessa forma, o pixel é o elemento que permite a visualização, a partir da numerização (livro-base, p. 67).
	
	B
	Os pixels são numerizados pelo computador, mas o que permite a visualização de uma imagem é a sua impressão em alta resolução.
	
	C
	A visualização de imagens em telas e outros dispositivos independe da existência de pixels.
	
	D
	Apenas telas de computadores antigos operam a partir de pixels.
	
	E
	O pixel representa a realidade de forma idêntica aos grãos de brometo de prata na fotografia analógica.
Questão 9/10 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Leia atentamente o seguinte fragmento de texto: 
“Portanto, o fato de a Internet e os jogos digitais terem sido desenvolvidos em contexto de guerra não nos impede de tomá-los hoje com finalidade cultural, artística, educacional. É isso que museus de arte de várias partes do mundo vêm fazendo, construindo museus virtuais e mídias interativas (hipermídias) para diversificar e aprofundar a comunicação com seus públicos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BAHIA, A.B. Museu virtual (e plural) de arte. Revista Visualidades, Goiânia, v. 13, n. 1, jan./jun. 2015, p.146. Disponível em: <https://revistas.ufg.br/VISUAL/article/viewFile/33885/19733>. Acesso em: 17 jul. 17. 
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre o Google Arts & Culture, considere as seguintes afirmações:
I. O Google Arts & Culture se utiliza da tecnologia street view para oferecer visitas virtuais a museus de diferentes partes do mundo.
II. Uma visita virtual é idêntica a uma visita real.
III. A ferramenta permite visualizar detalhes em grande resolução, como rachaduras, empastamento da tinta, graças ao uso da tecnologia gigapixel.
IV. O uso da ferramenta dispensa a frequência a museus e galerias e, no futuro, espera-se que todos os museus ofereçam a visita virtual, dispensando as visitas reais. 
São consideradas corretas:
Nota: 10.0
	
	A
	I, II, III e IV
	
	B
	I, III e IV
	
	C
	I e III
Você acertou!
O Google Arts & Culture é um projeto que visa oferecer visitas virtuais a museus e que se utiliza da mesma tecnologia utilizada em mapas, conhecida como street view. Além de simular a visita a um museu, o usuário pode aproximar a visualização de algumas obras a ponto de poder perceber detalhes, graças à tecnologia de gigapixel (livro-base p. 30 a 33)
	
	D
	III e IV
	
	E
	I e IV
Questão 10/10 - Tecnologia e Ensino das Artes Visuais
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Pinacoteca do Estado de São Paulo, instituição modelo no Brasil, possui um projeto denominado Museu Para Todos, dedicado ao setor educativo do museu. Nesse setor, o visitante encontra jogos, descrição das ações educativas empreendidas no âmbito do museu presencial e programas desenvolvidos. Há, também, um espaço para professores, no qual se encontram os links Para aprender e se divertir e Para se divertir e aprender; e diversos jogos: Símbolos; Dominó interpretativo; Palavras; Dominó Tradicional; Jogo da Memória; Cadáver Esquisito; e Quebra-cabeça. Além disso, existe um espaço denominado Dicas para a sua visita, que oferece informações para uma visita mais proveitosa à Pinacoteca. O endereço para acesso ao Projeto Museu Para Todos é <http://www.museuparatodos.com.br>.”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARRAIS, Gardner de Andrade. Educação estética em museus virtuais: possibilidades de formação para alunos do curso de artes visuais do IFCE. 2013, Mestrado – Formação de professores – Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza. p. 34 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base O ensino das artes visuais na era das tecnologias digitais sobre a característica da educação no museu, assinale a afirmativa que descreve uma das suas principais relevâncias:
Nota: 10.0
	
	A
	Embora importantes para a sociedade, os museus não geram riquezas para os cidadãos.
	
	B
	Os museus são importantes para o povo em geral, mesmo que, com suas ações, estes espaços acabem por não formar opiniões ou não debatê-las.
	
	C
	Todos os espaços expositivos museológicos de uma cidade de médio ou grande porte são particulares, financiados apenas por associações e, portanto, não gerando custos para a sociedade.
	
	D
	Os espaços museológicos ofertam experiências transcendentais de sensibilização, que fazem o sujeito se afastar de seu cotidiano, e temporariamente, experimentar novas ideias e recordações.
Você acertou!
“Sobre as principais relevâncias de um museu” (livro-base, p. 47). [...] Eles oferecem aos visitantes experiências transcendentais, que os distanciam da rotina da vida cotidiana, transportando-os a novos mundos, repletos de ideias e recordações.
	
	E
	Os museus são importantes por comprovar as ideias do observador das obras nele contida.

Outros materiais