ENVIAR PASSEI DIRETO
3 pág.

ENVIAR PASSEI DIRETO


Disciplina4º Semestre Rh5 materiais58 seguidores
Pré-visualização1 página
Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512723) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17797658
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Sabemos que a Constituição Federal, especificamente no Artigo 196, trata da saúde como um ?[...] direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.? Por mais que existam competências definidas, nem sempre a teoria equivale à prática. Observe a imagem a seguir:
Segundo a atual visão da política pública, descreva a situação atual da política pública na saúde brasileira.
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <http://www.blogdeassis.com.br/admin/img-noticias/saude_1.jpg>. Acesso em: 27 jul. 2015.
FONTE: CONSTITUIÇÃO FEDERAL. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8212orig.htm>. Acesso em: 27 jul. 2015.
	
	Resposta Esperada:
O nosso setor de saúde é formado por instituições públicas e privadas, e os brasileiros consideram o setor da saúde como primordial. Os problemas que são encontrados muitas vezes resultam em aborrecimentos e até mesmo em mortes: muitas filas, demora em exames e falta de planejamento. Embasado na lei, o brasileiro deve ter acesso universal aos setores da saúde, mas demanda sua maior participação no controle da efetiva atuação e comprometimento da administração pública. A administração pública conseguirá oferecer uma saúde de qualidade a partir do momento em que investimentos, ações e programas sejam impulsionados a um nível de indicador favorável. A melhoria no atendimento, serviços e formação dos profissionais contribuem para o objetivo comum, que é uma política pública de saúde com qualidade.
	2.
	O nosso país está em um contraste de culturas e idades muito maior que outros países do mundo. A população com maior idade já passou pela ditadura e sabe como são as coisas no passado. A partir do momento em que é estabelecido o estado democrático, a população coletivamente passa a ter voz proativa na questão de escolha dos elementos, como a demanda social, a política, a cultura e a economia. A população, com o seu direito de escolha, pode não participar de uma escolha, como modo de protestar, contestar ou por indiferença no sistema atual. Embora no Brasil o voto seja obrigatório, você tem a opção da não escolha dos seus representantes por estar em desacordo com o modelo proposto. Com esse direito adquirido, são necessárias quatro condições básicas para instaurar a democracia. Cite-as e justifique.
	Resposta Esperada:
a) Escolher seu representante: é um direito da população à participação na definição dos representantes governamentais.
b) Direito às eleições: que sejam frequentes, de livre escolha, com direito à competição.
c) Direitos adquiridos e que sejam garantidos: expressão, reunião e organização, para que haja competitividade entre os partidos políticos em busca do poder.
d) Informações: o governo é obrigado a liberar os acessos e as fontes para a população poder identificar o que estão fazendo com o dinheiro dos impostos.
Parte inferior do formulário