Buscar

atividade 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia EaD 
	Semestre: 4º
	Disciplina: Princípios e Métodos do Educar e Cuidar
	Enviar no Portfólio 1
 Atividade referente as aulas 1 e 2 
01. Leia com atenção:
“Diferentemente dos países europeus, no Brasil, as primeiras tentativas de organização de creches, asilos e orfanatos surgiram com um caráter assistencialista, com o intuito de auxiliar as mulheres que trabalhavam fora de casa e as viúvas desamparadas” (PASCHOAL E MACHADO, 2009, p. 82).
Com base no trecho acima, explique a diferença entre o caráter assistencialista presente, inicialmente, na educação infantil e a mudança para o caráter educacional. Responda com o mínimo de 05 linhas e máximo de 08 linhas.
Na educação infantil, o aspecto assistencialista sempre foi marcado com o objetivo de dar assistência as crianças pobres e abandonadas, e isso foi uma conquista social, pois com a constituição federal de 1988 foi quem determinou a educação infantil, fazendo parte do sistema educacional e não do cunho assistencial, com isso foi necessário realizar a separação destas vertentes para atender melhor a demanda, o objetivo politico e o objetivo educacional existem nos ambientes educacionais, além de gerar muitos conhecimentos podem transmitir valores para os alunos, essa ação podem ser fundamentadas na educação a fim de garantir a educação para todos.
02. Conceitue (COM SUAS PALAVRAS) cuidar e educar. E, explicite a relação entre eles. . Responda com o mínimo de 05 linhas e máximo de 08 linhas.
O cuidar e educar quer dizer que, devemos compreender o espaço e o tempo em que a criança vive, exigindo nosso esforço particular e a nossa mediação, assim proporcionando ambientes para estimular às crianças a curiosidade com consciência e responsabilidade, devemos também, observá-las, quando as crianças são observadas e ouvidas elas nos dão uma pistas importantes da qualidade de amor e respeito que estão recebendo, para isso também é preciso que o professor tenha conhecimentos específicos do desenvolvimento da criança.
03. Quais foram as primeiras leis brasileiras que buscaram assegurar o direito da criança à educação? Explique cada uma dela, brevemente. Responda com o mínimo de 05 linhas e máximo de 08 linhas.
Na constituição federal de 1988, o estatuto da criança e do adolescente da ECA de 1990, foi um dispositivo legal para contribuir a promulgação da lei de diretrizes e nas bases da educação nacional n. 9,394 de 1996, na qual retifica a educação infantil, como deveres de estado, e mesmo assim o estado tem dever legal de garantir este direito á todas as crianças e adolescentes, regidos na lei do estado, sendo assim o estado tem que fazer cumprir a lei.
04. Como você entende a criança no contexto educacional (ou seja aquela que frequenta a educação infantil) no dias
atuais? Responda com o mínimo de 05 linhas e máximo de 08 linhas.
Na educação infantil, devemos tomar cuidado na primeira infância e trata-los como assunto de prioridade, com isto, no Brasil, a educação infantil com o atendimento as crianças de 0 a 6 anos de idade nas creches e pré-escolas, elas tem um direito assegurados pela constituição federal de 1988, já os primeiros 6 anos de idade da criança, são fundamentais para o seu desenvolvimento e na sua formação de inteligência e da sua personalidade, as pré-escolas e as creches, tem o dever de oferecer para as crianças padrões de qualidades, e profissionais qualificados para receber as crianças no ambiente escolar.

Outros materiais