Buscar

APOL 2 - ASSESSORIA, CONSULTORIA E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS

Prévia do material em texto

APOL 2 - ASSESSORIA, CONSULTORIA E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS, PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS. 
 Questão 1/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Com base na rota de aprendizagem e os estudos realizados, observe abaixo as sentenças das duas colunas e relacione corretamente cada uma com seu conceito base. Enumere corretamente a coluna Y de acordo com os conceitos que a mesma apresenta sobre a Avaliação da Eficiência; Eficácia e Efetividade.
	COLUNA X
	I  –  Avaliação da Eficiência      
 
 
	II – Avaliação da Eficácia
 
	III – Avaliação da Efetividade
 
 
	COLUNA Y
	( ) Compreende analisar a capacidade do projeto/programa de ir além dos objetivos propostos e gerar solução para o problema que pretendia enfrentar. Possui maior relação com as avaliações de impacto.
	( ) Está mais relacionada aos processos, à qualidade e ao uso dos recursos. Possui maior relação com as avaliações de processo.
	(  ) Está mais relacionada à avaliação de resultados e fará a mensuração da capacidade de alcance dos objetivos e metas previstos.
Nota: 10.0
	
	A
	A sequência correta da coluna Y é: I ; II ; III.
	
	B
	A sequência correta da coluna Y é: III ; I ; II.
Você acertou!
R: b) A sequência correta da coluna Y é: III ; I ; II.
	
	C
	A sequência correta da coluna Y é: I ; III ; II.
	
	D
	A sequência correta da coluna Y é: III ; II ; I.
	
	E
	A sequência correta da coluna Y é: II ; I ; III.
Questão 2/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Nos estudos direcionados até então, a autora Barreira (2002, p. 32), aborda e trabalha sobre a existência de três tipos de EFETIVIDADE, quando se fala em Avaliações da efetividade de um projeto, programa e/ou política. Estamos falando na Efetividade Objetiva; Objetividade Subjetiva e a Efetividade Substantiva. Nesta perspectiva, assinale a alternativa que explica e distinguem as três formas de efetividade. 
Nota: 10.0
	
	A
	Aborda as distinções da efetividade cognitiva, efetividade psicológica e efetividade transformadora, sendo que a primeira trata do “critério de desnutrição da obesidade e quantitativa entre o antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças éticas, de crenças de valores da população alvo” e a última é o critério da avaliação das mudanças sem significados e duradouras nas condições sociais de vida dos beneficiários
	
	B
	Aborda as distinções da efetividade diagnóstica, efetividade permissiva e efetividade palpável, sendo que a primeira trata do “critério de mensuração da realidade rastreada antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças permissivas sobre  crenças de valores da população alvo” e a última “é o critério da avaliação das mudanças quantitativas sem nenhum significado.
	
	C
	Aborda as distinções da efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva, sendo que a primeira trata do “critério de aferição de mudança quantitativa entre o antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças comportamentais, de crenças de valores da população alvo” e a última “é o critério da avaliação das mudanças qualitativas significativas e duradouras nas condições sociais de vida dos beneficiários”
Você acertou!
R: c) Aborda as distinções da efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva, sendo que a primeira trata do “critério de aferição de mudança quantitativa entre o antes e o depois da execução do projeto”, a segunda “se refere às mudanças comportamentais, de crenças de valores da população alvo” e a última “é o critério da avaliação das mudanças qualitativas significativas e duradouras nas condições sociais de vida dos beneficiários”
	
	D
	Aborda as distinções da efetividade objetiva, efetividade subjetiva e efetividade substantiva, sendo que a primeira trata do “critério de criar mudanças”, a segunda “ao mundo das ideias, sem mensurar uma efetividade expressiva” e a última “é o critério da avaliação das mudanças desqualificadas quantitativamente sendo significativas ou não para o projeto; programa e/ou política”.
	
	E
	Nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 3/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Com relação à forma de coleta e de análise dos dados adotadas no processo avaliativo, é possível caracterizar as avaliações como quantitativas ou qualitativas. Neste sentido, é cabível classificar o significado de cada um dos conceitos dentro do processo de Avaliação. No entanto, cabe ressaltar que existem algumas diferenças relevantes sobre as terminologias que denotam a singularidade de cada atividade e remontam o cenário dos projetos, programas e políticas com uma qualificação amplificada. Identifique a alternativa que evidencia a claramente um conceito de Avaliação Qualitativa e outro de Avaliação Qualitativa. (Difícil)
 
I - A avaliação quantitativa compreende elementos que são passíveis de quantificação. São valores objetivos. Alguns exemplos de elementos da avaliação quantitativa de um projeto social: quantidade de participantes; renda per capita familiar dos participantes; quantidade de interessados que compõem as “filas de espera” (demanda reprimida).
 
II - A avaliação quantitativa compreende elementos que são imensuráveis, que não pode ser quantificavel de forma numérica. Não são valores objetivos e reais. Alguns exemplos de elementos da avaliação quantitativa de um projeto social: opinião de participantes; e etc.
 
 
III - A avaliação qualitativa é imprescindível nos processos de avaliação na área social, por ser capaz de compreender as relações sociais, os cenários e as subjetividades envolvidas com o processo que se pretende avaliar. Está relacionada às percepções e análises pautadas em elementos intangíveis.
 
 
IV - A avaliação qualitativa é dispensável nos processos de avaliação na área social, por ser incapaz de compreender as relações sociais, os cenários e as objetividades envolvidas com o processo que se pretende avaliar. Está relacionada às percepções e análise pautada em elementos quantificava e numéricos. 
Nota: 10.0
	
	A
	Afirmativas corretas são as: I e II.
	
	B
	Afirmativas corretas são as: II e III.
	
	C
	Afirmativas corretas são as: III e IV.
	
	D
	Afirmativas corretas são as: I e IV.
	
	E
	Afirmativas corretas são as: I e III.
Você acertou!
R: e) Afirmativas corretas são as: I e III.
Questão 4/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
O monitoramento é um momento singular e pode ser o grande diferencial de todo e qualquer projeto, programa e política. Neste sentido, precisamos entender a totalidade da compreensão conceitual sobre o que sabemos e estudamos sobre monitoramento. Observe as afirmativas a seguir, análise a veracidade e compare a relação entre elas. 
I - O monitoramento é o processo de acompanhamento continuado do desenvolvimento das ações. Ele se dá ao longo da execução do projeto. De acordo com Garcia (2001, p. 29)
II - “O monitoramento é um processo sistemático e contínuo que, produzindo informações sintéticas e em tempo eficaz, permite a rápida avaliação situacional e a intervenção oportuna que confirma ou corrige as ações monitoradas.”
Nota: 0.0
	
	A
	A primeira afirmativa é verdadeira, pois, nega à segunda.
	
	B
	A primeira afirmativa é incorreta, pois, contradiz e interpela a segunda.
	
	C
	A segunda afirmativa é verdadeira, pois, nega à primeira.
	
	D
	A segunda afirmativa é incorreta, pois, contradiz e interpela a primeira.
	
	E
	A primeira e a segunda afirmativa estão corretas, pois, ambas se complementam.
R: e) A primeira e a segunda afirmativa estão corretas, pois, ambas se complementam.
Questão 5/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Ao longo da terceira rota de aprendizagem estudamos que existem diferentes formas de avaliação, classificadas de acordo com seus distintos objetivos, métodos e momentos de aplicação. Assinale nas alternativas mensuradasabaixo com (V) para verdadeiro e (F) para falso. Devem identificar as alternativas que expliquem o significado de: avaliações de processo, resultados e impactos. 
 
 (   ) A avaliação de processos se constitui, basicamente, em um instrumento que se preocupa em diagnosticar as possíveis falhas de um programa, no que diz respeito aos instrumentos, procedimentos, conteúdos e métodos, adequação ao público-alvo, visando ao seu aperfeiçoamento por meio da interferência direcionada para seus aspectos intrínsecos.
(    ) A avaliação de processos se constitui, basicamente, em uma ferramenta que se preocupa em fracionar as possíveis êxitos de um programa, no que diz respeito aos instrumentos, procedimentos, conteúdos e métodos, adequação ao público-alvo, visando desqualificar uma intervenção por meio da interferência direcionada para seus aspectos intrínsecos.
(     ) A avaliação de resultados pode ser feita de forma parcial em períodos previamente determinados (Ex.: 6 meses; 1 ano etc.) e deve ser realizada ao final do projeto/programa. Terá como referência a capacidade do projeto de alcançar os objetivos propostos e resolver as questões que levaram à sua definição.
(   ) Avaliar o impacto é mais abrangente. Essa avaliação está relacionada aos desdobramentos, às repercussões do projeto/programa frente ao seu público alvo, como também aos demais atores relacionados. Trata-se dos elementos 5 que superam os objetivos e resultados previstos. Destaque-se, contudo, que os impactos podem ser tanto positivos quanto negativos.
Nota: 10.0
	
	A
	VVFF
	
	B
	VVVF
	
	C
	VFVV
Você acertou!
R: c) V F V V
	
	D
	VVVV
	
	E
	FVFV
Questão 6/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
O indicador social é uma das ferramentas de avaliação, que contribuem, para que todo projeto, programa e/ou política se efetivem, pode ser o grande diferencial de todo e qualquer  trabalho social bem sucedido. A partir do contexto apresentado e das rotas de aprendizagem, faz-se necessário assinalar as afirmativas que definem INDICADOR SOCIAL. Observe as afirmativas a seguir, análise a veracidade e compare a relação entre elas. (difícil)
 
I - O significado do número obtido em um indicador é dado à medida que o comparamos com outros marcos quantitativos, bem como quando o interpretamos à luz de teorias explicativas da realidade social em que se está inserido.
II - Indicadores, portanto, permitem estabelecer um fluxo de monitoramento e de avaliação de projetos, programas e políticas sociais, quantificando aspectos que, de início, são demasiado subjetivos. Com o auxílio de índices, taxas, proporções e médias, podemos olhar de forma objetiva para os fenômenos sociais e para as ações relacionadas a eles.
III - Um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas).
Nota: 10.0
	
	A
	Somente a primeira afirmativa é verdadeira.
	
	B
	Somente a segunda afirmativa é verdadeira.
	
	C
	As três afirmativas são verdadeiras.
Você acertou!
R: c) As três afirmativas são verdadeiras.
	
	D
	A terceira afirmativa é a única incorreta.
	
	E
	A primeira e a segunda afirmativa estão corretas.
Questão 7/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Os tipos de avaliação também podem ser determinados com base na capacidade do projeto de utilizar seus recursos com racionalidade e economicidade; de alcançar seus objetivos e de modificar a realidade na qual está inserido. Neste sentido, vemos se estabelecer três formas de avaliação, sendo elas designadas:    
Nota: 0.0
	
	A
	Avaliações de reciprocidade, eficácia e efetividade.
	
	B
	Avaliações de eficiência, caridade e efetividade.
	
	C
	Avaliações de deficiência, eficácia e efetividade.
	
	D
	Avaliações de eficiência, eficácia e efetividade.
1. Avaliações de eficiência, eficácia e efetividade.
	
	E
	Avaliações de eficiência, eficácia e Afetividade.
Questão 8/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
O Monitoramento a Avaliação são uma das etapas mais relevantes para mensurarmos a efetividade, eficácia e eficiência de uma ação realizada dentro de um programa, projeto e / ou política. No entanto, cabe ressaltar que existem algumas diferenças relevantes sobre as terminologias que denotam a singularidade de cada atividade e remontam o cenário dos projetos, programas e políticas com uma qualificação amplificada. Identifique a alternativa abaixo que evidencia a real diferença entre Avaliação e Monitoramento. 
Nota: 10.0
	
	A
	A avaliação se dá de forma sistemática, em períodos específicos, de acordo com seu objetivo, podendo ser realizada antes, durante e depois da execução da ação. Enquanto o monitoramento destaca-se pela continuidade, a avaliação destaca-se pela profundidade da abordagem acerca dos fenômenos avaliados.
Você acertou!
R:  A avaliação se dá de forma sistemática, em períodos específicos, de acordo com seu objetivo, podendo ser realizada antes, durante e depois da execução da ação. Enquanto o monitoramento destaca-se pela continuidade, a avaliação destaca-se pela profundidade da abordagem acerca dos fenômenos avaliados.
	
	B
	A avaliação se dá de forma fragmentada, sem períodos específicos, de acordo com seu objetivo, podendo ser realizada antes, durante e depois da execução da ação. Enquanto o monitoramento destaca-se pela continuidade, a avaliação destaca-se pela profundidade da abordagem acerca dos fenômenos avaliados.
	
	C
	A avaliação se dá de forma aleatória, em períodos fragmentados, de acordo com seu objetivo, podendo ser realizada antes, durante e depois da execução da ação. Enquanto o monitoramento destaca-se pela descontinuidade, a avaliação destaca-se pela profundidade da abordagem acerca dos fenômenos avaliados.
	
	D
	A avaliação se dá de forma rudimentar, em períodos alternados, de acordo com seu objetivo, podendo ser realizada somente antes da execução da ação. Enquanto o monitoramento destaca-se pela ausência de controle e acompanhamento de fenômenos avaliados.
	
	E
	A avaliação se dá de forma única, em períodos específicos, de acordo com seu objetivo, podendo ser realizada somente depois da execução da ação. Enquanto o monitoramento destaca-se pela inconstância de intervenção, sendo sempre um processo raso de ação.
Questão 9/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Ao longo da quarta rota de aprendizagem, passamos por um conceito fundamental, na perspectiva de avaliação de projetos, o conceito de  “MARCO ZERO”.  Ele é um dos aspectos estudados, sendo compreendido como anterior aos resultados pretendidos pelo alcance dos projetos. Diante dos conhecimentos proporcionados, qual é o conceito correto sobre “MARCO ZERO”. 
Nota: 10.0
	
	A
	A avaliação ex-ante ou marco zero é aquela realizada antes da implementação do programa, possibilitando avaliar a sua viabilidade e sustentabilidade financeira, política e institucional. Também é utilizada com o intuito de conhecer a situação da comunidade que será atendida, a fim de realizar um melhor planejamento do programa. Por fim, serve como um indicador da situação inicial do público beneficiado.
Você acertou!
R: a) A avaliação ex-ante ou marco zero é aquela realizada antes da implementação do programa, possibilitando avaliar a sua viabilidade e sustentabilidade financeira, política e institucional. Também é utilizada com o intuito de conhecer a situação da comunidade que será atendida, a fim de realizar um melhor planejamento do programa. Por fim, serve como um indicador da situação inicial do público beneficiado.
	
	B
	A avaliação de marco zero é aquela realizada no final da implementação do programa, possibilitando avaliar a sua viabilidade e sustentabilidade financeira, política e institucional. Também é utilizada com o intuito de apresentar os resultadosobtidos ao público beneficiado.
	
	C
	A avaliação ex-ante e do marco zero é aquela realizada durante a execução de um projeto e programa, possibilitando monitorar a sustentabilidade financeira. Por fim, serve como um indicador da situação final do público beneficiado.
	
	D
	A avaliação do marco zero é aquela realizada no meio de um programa, possibilitando interromper a sua viabilidade e sustentabilidade financeira. Também é utilizada com o intuito de reconhecer o merecimento de uma comunidade que será atendida.
	
	E
	A avaliação ex-ante ou marco zero é aquela realizada mensurar ao final de um projeto, se o mesmo rendeu resultados diante da implementação do programa, possibilitando avaliar a sua viabilidade e sustentabilidade financeira, política e institucional.
Questão 10/10 - Assessoria, Consultoria e Avaliação de Políticas, Programas e Projetos Sociais
Embora exista uma série de métodos e técnicas para a avaliação de projetos, programas e políticas sociais, é importante ter em vista que existem particularidades da área social que a distinguem de outros campos e impõem maiores desafios ao processo avaliativo. Assinale as afirmativas corretas sobre os desafios que envolvem o processo avaliativo. 
I – Avaliação na área social não é unicamente econômica, existem inúmeros outros elementos que estão relacionados às famílias em situação de vulnerabilidade social.
II –  Provocar a participação das famílias e do público alvo no processo de avaliação e construção do projeto social, precisamos levar em consideração sobre a realidade especifica.
III – A necessidade de desconsiderar a conjuntura familiar, cultural e tradicional de cada comunidade, não precisamos levar em consideração as particularidades e singularidades de um território.
Nota: 10.0
	
	A
	As afirmativas I e II estão corretas.
Você acertou!
R: a) As afirmativas I e II estão corretas.
	
	B
	II e III apresentam afirmativas corretas.
	
	C
	Apenas a afirmativa III está correta.
	
	D
	A afirmativa I está correta.
	
	E
	As afirmativas I ; II e III estão corretas.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes