Buscar

psicologia da educação

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"O problema da atividade emerge nos estudos de Vygotsky pela primeira vez em seu artigo ‘A consciência como um problema da psicologia do comportamento’ [...]. A tarefa que Vygotsky atribuiu a si mesmo neste artigo foi restaurar a legitimidade do conceito de consciência".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KOZULIN, Alex. O conceito de atividade na psicologia soviética: Vygotsky, seus discípulos e críticos. DANIELS, Harry (Org.) Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 2002. p. 112.
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do conceito de atividade, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas.
I. ( ) A atividade é a base para o desenvolvimento de toda a capacidade cerebral dos seres humanos.
II. ( ) A atividade permite ao ser humano uma relação direta com a cultura do meio em que se insere.
III. ( ) A atividade, enquanto interna, pode ser caracterizada como superação ou contradição.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
A-V – F – V.
Você acertou!
A afirmativa I é verdadeira, pois “é na atividade que o ser humano desenvolve a sua capacidade cerebral, ou seja, diferentemente do animal irracional, no qual a atividade está dirigida à satisfação biológica, o ser humano é motivado pela apropriação da experiência humana” (livro-base, p. 153).
A Afirmativa II é falsa, uma vez que “o indivíduo, ao humanizar-se na atividade, nunca obterá uma relação direta e imediata, mas sim uma relação mediada pela CULTURA, pois a subjetividade do ser humano é constituída NAS e PELAS relações com a atividade, que irão mediar o conhecimento” (livro-base, p. 154)
A afirmativa III é verdadeira, visto que “não podemos esquecer, primeiramente, que é por meio da atividade que o homem constitui as suas relações humanas e transforma o mundo. Ao se apropriar da realidade externa, ocorre uma atividade interna de apropriação e de articulação do novo, e o que marca essa atividade interna é a superação, a confrontação, a contradição e a ambiguidade entre o novo e o velho (Aguiar, 2006)” (livro-base, p. 153).
B-F – V – F.
C-V – V – F.
D-F – F – V.
E-V – F – F.
Questão 2/10 - Psicologia da Educação
Considere o seguinte extrato de texto: 
"Para Rogers, 'ensinar e transmitir conhecimento tem sentimento num meio imutável. Eis por que essa tem sido a função inquestionada da escola durante séculos. Mas, se há uma verdade a respeito do homem moderno, é de que vive num meio continuamente em mudança', e essa função tal qual foi descrita torna-se inadequada para o nosso tempo".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: QUELUZ, Ana Gracinda. A pré-escola centrada na criança: uma influência da Carl Rogers. São Paulo: Pioneira, 1984. p. 9.
De acordo com os conteúdos das aulas e do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, Rogers propõe que os alunos sejam capazes de compreender os conteúdos educacionais de forma pessoal e...
Nota: 10.0
A-isolada.
B-automática.
C-significativa.
Você acertou!
Para ele, é importante que o estudante seja capaz de aprender o conteúdo, mas que seja capaz, também, de apropriar-se dele de forma pessoal e significativa, por meio de uma visão crítica sobre o que está sendo ensinado. (livro-base, p. 226).
D-mnemônica.
E-mecânica.
Questão 3/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Estágio impulsivo-emocional (1 ano de vida): nesta fase predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. Trata-se de uma fase de construção do sujeito, em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva. Nesta fase, vão sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambiente".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FELIPE, Jane. O desenvolvimento infantil na perspectiva sociointeracionista: Piaget. Vygotsky, Wallon. In: CRAIDY, Carmem Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva (Org.). Educação infantil. Pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 28.
Levando em consideração os conteúdos apresentados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios de desenvolvimento impulsivo-emocional, na teoria de Wallon, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) Neste estágio do desenvolvimento, a criança ainda não tem clareza da divisão que separa o “eu” dos “outros”, do que é interno ou externo.
II. ( ) Tal estágio é considerado um rico período para atuar sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal, visto que a educação inicia muito antes de a criança ir para a escola.
III. ( ) Este estágio está mais relacionado com questões internas da criança do que com qualquer outro aspecto relacionado ao seu desenvolvimento.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
A-V – V – F.
B-V – F – V.
Você acertou!
A afirmativa I é verdadeira: “Por estar em um estado de verdadeira imersão social, o bebê entra em um período nebuloso e indiferenciado, no qual não consegue distinguir o 'eu' e o outro, ou seja, é um estado de indivisão entre o que tem origem na situação exterior e o que surge do próprio sujeito” ( livro-base, p. 195).
A afirmativa II é falsa, visto que este é um preceito de Vygotsky: “Por sua vez, Vygotsky toma como ponto de partida a ideia de que o aprendizado da criança se inicia muito antes de ela passar a frequentar a escola, uma vez que, antes de qualquer aprendizado escolar, a criança tem sempre um conceito, urna história prévia ou, como nas próprias palavras do autor, um aprendizado pre-escolar” (livro-base, p. 158).
A afirmativa III é verdadeira: “O estágio impulsivo-emocional descrito por Wallon, como o próprio nome indica, está relacionado a questões internas da criança, ou seja, o desenvolvimento está voltado para as questões motora e emocional, mais especificamente para a construção do 'eu', na qual a afetividade predomina. Esse estágio ocorre entre o nascimento e o primeiro ano de vida da criança” (livro-base, p. 195).
C-F – V – F.
D-V – F – F.
E-F – V – V.
Questão 4/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Jean Piaget (1896-1980) estava menos interessado nos parâmetros físicos, como sentar e caminhar, e mais nos cognitivos, que definem os estágios do desenvolvimento da inteligência. Na verdade, Piaget é conhecido pelo seu conceito de estágios cognitivos e é considerado um dos gigantes do desenvolvimento infantil".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GONZALEZ-MENA, Janet. Fundamentos da educação infantil: ensinando crianças em uma sociedade diversificada. 6 ed. Porto Alegre: Grupo A, 2015. p. 19
Tendo em vista os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre os estágios cognitivos da teoria de Piaget, relacione corretamente os estágios às suas correspondentes características: 
Estágio sensório-motor
Estágio pré-operatório
Estágio operacional concreto
Estágio operacional formal 
( ) É nesta fase que ocorre a possibilidade de pensar de forma abstrata e de pensar de forma hipotética.
( ) É nesta fase que passa a acontecer a permanência de conhecimentos de peso e volume, bem como de tempo.
( ) É considerado por Piaget o mais complexo dos estágios do desenvolvimento humano.
( ) É nesta etapa que a criança começa a interagir e se socializar por intermédio da linguagem.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
A-1 – 3 – 2 – 4.
B-4 – 3 – 1 – 2.
Você acertou!
Estágio Sensório-Motor: “Concordando com Piaget, Rappaport et al. (1981) descrevem esse estágiocomo sendo, indubitavelmente, o mais complexo e extraordinário em relação ao desenvolvimento” (livro-base, p. 131).
Estágio Pré-operatório: “Assim, nessa etapa, a criança passa a socializar suas ações por meio da linguagem, a qual se torna 'um veículo de conceitos e noções que pertence a todos e reforça o pensamento individual com um vasto sistema de pensamento coletivo. Neste, a criança mergulha logo que maneja a palavra' (Piaget, 2004, p. 28)” (livro-base, p.133).
Estágio Operacional concreto: “Nesse período, surgem as noções de permanência de substância, de peso e de volume, bem como as noções de tempo, de velocidade e de espaço” (livro-base, p. 134);
Estágio Operacional formal: “Nesse período, surgem operações diferentes de todas as outras — estamos nos referindo à capacidade de PENSAMENTO ABSTRATO, ou pensamento hipotético-dedutivo’” (livro-base, p. 137).
C-2 – 3 – 1 – 4.
D-3 – 1 – 4 – 2.
E-4 – 2 – 4 – 3.
Questão 5/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"[Para Piaget,] no construtivismo, o conhecimento só pode ter o estatuto da correspondência, da equivalência e não da identidade. Por isso, o conhecimento só pode ser visto como um 'tornar-se' e não como um 'ser'. Em uma perspectiva adulta, formal, já constituída (ainda que em constante reformulação), sabemos, por exemplo, que há um conhecimento sobre leitura e escrita a ser transmitido".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACEDO, Lino de. Ensaios construtivistas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1994. p. 17.
De acordo com os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre a teoria construtivista de Piaget, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) O método construtivista trata-se de uma teoria ou um método criado por Piaget para aplicação em sala de aula.
II. ( ) Os estágios do desenvolvimento propostos por Piaget podem auxiliar o professor a planejar suas aulas.
III. ( ) A mais conhecida teoria derivada dos preceitos de Piaget chama-se psicogênese da língua escrita.
IV. ( ) O chamado construtivismo piagetiano popularizou-se nas escolas brasileiras por volta de 1980.
Agora marque a sequência correta:
Nota: 10.0
A-V – F – V – V.
B-V – V – F – V.
C-F – V – V – V.
Você acertou!
A afirmativa I é falsa, uma vez que “podemos afirmar que a teoria de Piaget não é uma teoria ou um método a ser seguido em sala de aula” (livro-base, p. 140). A afirmativa II é verdadeira: “Não há como negar que suas descobertas sobre o desenvolvimento humano auxiliam os professores na compreensão do processo de aprendizagem dos seus alunos. Dessa forma, essas descobertas possibilitam que o professor planeje atividades adequadas aos estágios em que os estudantes se encontram, procurando sempre levá-los do equilíbrio ao desequilíbrio e novamente ao equilíbrio, produzindo com isso progressos cognitivos por meio dos desafios e de situações-problema” (livro-base, p. 140). A afirmativa III também é verdadeira: “No Brasil, a mais conhecida teoria derivada da linha piagetiana foi 'a psicogênese da língua escrita apresentada por Emília Ferreiro, aluna de Piaget, e Ana Teberosky, em 1985' (Nunes; Silveira, 2008, p. 93)” (livro-base, p. 140-141); assim como é verdadeira a afirmativa IV: “Muito além do que Piaget poderia imaginar, ou mesmo desejar, sua concepção construtivista de desenvolvimento intelectual invadiu as escolas no mundo e, em especial, no Brasil, a partir da década de 1980, quando o chamado construtivismo piagetiano espalhou-se e popularizou-se na educação brasileira” (livro-base, p. 139).
D-F – V – V – F.
E-V – F – F – V.
Questão 6/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A psicologia de Henri WaIIon (1879-1962) é considerada complexa. Tomando a dialética como fundamento epistemológico, Wallon buscou compreender o desenvolvimento infantil por meio das relações estabelecidas entre a criança e seu ambiente, privilegiando a pessoa em sua totalidade, nas suas expressões singulares e na relação com os outros".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NASCIMENTO, Maria Letícia B. P. A criança concreta, completa e contextualizada: a psicologia de Henri Wallon. In: CARRARA, Kester (Org.) Introdução à psicologia da educação: seis abordagens. São Paulo: Avercamp, 2004. p. 47.
Conforme os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre as proposições teóricas de Wallon, relacione corretamente as etapas de desenvolvimento da criança com as suas respectivas características: 
1. Impulsivo emocional
2. Sensório-motor e projetivo
3. Personalismo
4.Categorial
5. Puberdade e adolescência 
( ) Estágio em que se rompe a relação estável entre criança e adulto, fase de crises afetivas e cognitivas.
( ) Estágio no qual a criança passa a ter consciência do próprio corpo, utilizando-a para diferenciar-se dos outros.
( ) Estágio relacionado às questões internas da criança, voltado para a construção do “eu” e das relações afetivas.
( ) Estágio dividido em 2 fases distintas, relacionadas ao desenvolvimento das capacidades intelectuais da criança.
( ) Estágio em que a criança amplia suas relações sociais e que começa a manipular a realidade exterior.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
A-2 – 3 – 5 – 4 – 1.
B-1 – 3 – 5 – 2 – 4.
C-5 – 3 – 1 – 4 – 2.
Você acertou!
5. Puberdade e adolescência: “No estágio da puberdade e adolescência, dos 12 anos em diante, a relação estável que existia entre a criança e o adulto é rompida, instalando-se, assim, uma crise, à qual Wallon denominou de crise da puberdade. Essa crise irá afetar as dimensões afetiva, cognitiva e motora” (livro-base, p. 202-203).
3. Personalismo: “No estágio do personalismo, que vai dos 3 até aproximadamente os 6 anos de idade, a criança torna a voltar-se para si, ao buscar o enriquecimento do 'eu' e a construção da personalidade. O que antes era a diferenciação da imagem do corpo com suas partes e totalidades, agora, passa a ser a consciência corporal como condição para a tomada de consciência e para a diferenciação eu-outro” (livro-base, p. 199).
1. Impulsivo emocional: “O estágio impulsivo-emocional descrito por Wallon, como o próprio nome indica, está relacionado com questões internas da criança, ou seja, o desenvolvimento está voltado para as questões motora e emocional, mais especificamente para a construção do 'eu', na qual a afetividade predomina” (livro-base, p. 195).
4. Categorial: “Agora, entre os 6 e os 11 anos, apesar de a criança continuar a se desenvolver motora e afetivamente, as principais características desse período estão voltadas para o intelectual” (livro-base, p. 201). “Devemos lembrar que o período denominado categorial, no que diz respeito ao desenvolvimento do pensamento, é dividido em dois momentos: o PENSAMENTO PRÉ-CATEGORIAL (até os 9 anos), em que a criança ainda tem marcas presentes do sincretismo, e o PENSAMENTO CATEGORIAL (entre 9 e 11 anos), que ocorre quando a criança posiciona-se no mundo, utilizando-se de categorias para ordenar a realidade” (livro-base, p. 202).
2.Sensório-motor e projetivo: “O estágio sensório-motor e projetivo estende-se até os 3 anos de idade, e, se anteriormente a criança encontrava-se em simbiose afetiva com o meio, agora, com a ampliação de suas relações com os horizontes sociais, ela vai explorar e manipular a realidade exterior, colocando-a em contato com o mundo físico e, consequentemente, com as questões intelectuais, voltadas aos aspectos mais objetivos” (livro-base, p. 197).	
D-5 – 1 – 3 – 2 – 4.
E-3 – 2 – 1 – 4 – 5.
Questão 7/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Para Vygotsky, o mundo psíquico que temos hoje não foi nem será sempre assim, pois sua caracterização está diretamente ligada ao mundo material e às formas de vida que os homens vão construindo no decorrer da história dahumanidade".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRA, Maria de Lourdes Trassi. Piscologia: uma introdução ao estudo da psicologia. 13 ed. São Paulo: Saraiva, 2001. p. 86.
Considerando os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico sobre Vygotsky e suas proposições teóricas, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Vygotsky foi o precursor de uma nova perspectiva da psicologia, que baseou-se no homem enquanto constructo social e histórico.
II. ( ) Vygotsky foi o primeiro a estabelecer correlações teóricas entre o Positivismo (corrente filosófica vigente) e as questões psicológicas.
III. ( ) Vygotsky afirma que o pensamento e a linguagem são o primeiro plano do desenvolvimento das funções psicológicas superiores.
IV. ( ) Vygotsky, para desenvolver sua teoria, estudou outras perspectivas psicológicas, como, por exemplo, os preceitos de Walter Benjamin.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
A-F – V – F – V.
B-V – V – F – F.	
C-F – F – V – V.	
D-V – F – V – F.
Você acertou!
A afirmativa I é verdadeira, pois, “podemos dizer, portanto, que Vygotsky, por meio da construção de uma nova psicologia pautada na historicidade do homem e em sua totalidade, possibilitou a compreensão da constituição do sujeito e de sua subjetividade dentro de um processo capaz de ir em direção ao sujeito social” (livro-base, p. 151-152).
A afirmativa II é falsa, já que “Cabe ressaltar que a teoria marxista da sociedade já estava sendo estudada por outros teóricos durante a década de 1920. Entretanto, Vygotsky foi o primeiro a estabelecer correlações entre a teoria marxista e as questões psicológicas concretas” (livro-base, p. 151).
A afirmativa III é verdadeira, pois, “nesse sentido, encontramos uma das maiores, senão a maior, contribuição da teoria-método criada por Vygotsky: o PENSAMENTO e a LINGUAGEM como o primeiro plano na relação das diversas funções psicológicas” (livro-base, p. 152).
E a afirmativa IV é falsa, já que, “ao estudar as correntes psicológicas do seu tempo (a psicanálise, o behaviorismo, a gestalt, o funcionalismo e o estruturalismo), mais especificamente a psicologia clássica, com base na reflexologia, Vygotsky adotou posições para a construção de um novo nível de desenvolvimento que unificasse a gênese e a natureza social das FUNÇÕES PSICOLÓGICAS SUPERIORES, preocupando-se com os 'processos de individuação do homem inserido na cultura” (Molon, 1999, p. 23)'” (livro-base, p. 150).
E-V – F – F – V.
Questão 8/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A primeira teoria filosófica envolvendo a reforma social e a educação ocorre no diálogo A República, de Platão [...]. Na filosofia moderna, a idéia da reforma social sofre uma modificação drástica com a obra Emílio, de Rousseau, na qual é o indivíduo o foco das mudanças que a educação pode proporcionar. Já, na filosofia contemporânea, um filósofo marxista reflete sobre a tragédia do seu tempo — o nazismo na Europa — e sugere o que a educação pode fazer para evitar que tal tragédia se repita".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PORTO, Leonardo Sartori. Filosofia da educação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006. p. 28.
Considerando o texto e os conteúdos abordados no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico acerca da filosofia moderna, analise as afirmativas a seguir:
I. René Descartes ficou marcado como filósofo precursor da ciência moderna, inclusive, da psicologia.
II. Jean-Jacques Rousseau, embora pertencente à idade moderna, criticava a exaltação excessiva à razão.
III. Karl Marx trouxe contribuições significativas à filosofia ocidental durante o período moderno.
IV. Santo Agostinho foi um dos grandes marcos da filosofia moderna, deixando grande legado à educação.
Estão corretas:
Nota: 10.0
A-Afirmativas I e II apenas.
Você acertou!
A afirmativa I está correta: Descartes contribuiu significativamente no que diz respeito ao processo de “libertação” da pesquisa e da investigação científica, dominada, durante a Idade Média, pelos rígidos dogmas teológicos. De acordo com Carpigiani (2000, p. 32), “Descartes representou a passagem da Renascença para o período moderno da ciência e, segundo alguns autores, representou também os primórdios da psicologia moderna” (livro-base, p. 26).
A afirmativa II está correta: Nesse período, encontramos, ainda, o suíço Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), que “foi uma figura de transição dentro do iluminismo: de um lado, acentuou as exigências de liberdade presentes no movimento; de outro, abriu caminho para o romantismo, criticando os excessos racionalistas” (livro-base, p. 26).
A afirmativa III é incorreta: Posteriormente, na IDADE CONTEMPORÂNEA (século XIX), podemos destacar nomes de filósofos como os alemães Georg W. F Hegel (1770-1831), Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) (livro-base, p. 26). A afirmativa IV é incorreta: Na IDADE MÉDIA, destacamos as instituições escolares, nas quais os ensinamentos tinham como base a supremacia da fé católica, em detrimento da razão. Os principais expoentes desse pensamento foram Santo Agostinho (354 d. C.-430 d. C.) — que, apesar de ter falecido no início do século V, deixou um enorme legado, desenvolvido com base no platonismo dos fins da Antiguidade (livro-base, p. 25).
B-Afirmativas II e III apenas.
C-Afirmativas III e IV apenas.
D-Afirmativas I e III apenas.
E-Afirmativas II e IV apenas.
Questão 9/10 - Psicologia da Educação
Considere a seguinte citação: 
"Com o objetivo de predispor a aprendizagem significativa, Ausubel (1976) enfatiza cinco estratégias pedagógicas: o uso de organizadores prévios, a organização sequencial, a diferenciação progressiva, a reconciliação integrativa e a consolidação".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACHADO, Daniel Iria; NARDI, Roberto. Uma abordagem construtivista ao ensino de física moderna com a hipermídia. In: BASTOS, Fernando; NARDI, Roberto. Formação de professores e práticas pedagógicas no ensino de ciência: contribuições da pesquisa na área. São Paulo: Escrituras, 2008. p. 331.
Tendo em vista as proposições teóricas de David Ausubel, apresentadas no livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, relacione corretamente os conceitos de organizadores prévios, diferenciação progressiva e reconciliação integrativa às suas respectivas características:
1. Organizadores prévios
2. Diferenciação progressiva
3. Reconciliação integrativa 
( ) Refere-se ao fato de tornar claras as semelhanças e diferenças entre as ideias apresentadas aos alunos em aula.
( ) É parte do todo, mas amplo, para depois compreender aspectos diferenciados do conteúdo/objeto do conhecimento.
( ) Refere-se aos conceitos que precedem o conteúdo a ser aprendido/ensinado, fornecendo uma ideia previa ao aluno.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0	
A-3 – 1 – 2.
B-3 – 2 – 1.
Você acertou!
Organizadores prévios: “O organizador é um conceito que precede o conteúdo, fornecendo uma ideia para o aluno para que este possa integrar as novas informações a serem estudadas” (livro-base, p. 218).
Diferenciação progressiva: “No PRINCÍPIO DA DIFERENCIAÇÃO PROGRESSIVA, Ausubel (citado por Ronca, 1980) sugere que, ao programar um conteúdo, as ideias inclusivas sejam apresentadas primeiramente para depois serem progressivamente diferenciadas” (livro-base, p. 217).
Reconciliação integrativa: “No que se refere ao PRINCÍPIO DA RECONCILIAÇÃO INTEGRATIVA, chamamos a atenção para a necessidade de o aluno possuir uma estrutura cognitiva clara, na qual as ideias presentes sejam diferenciadas. Nas palavras de Ronca (1980, p. 68), 'na apresentação de um conteúdo, o professor [deve procurar] tornar clarasas semelhanças e diferenças entre ideias, quando estas são encontradas em vários contextos'” (livro-base, p. 217-218).
C-1 – 2 – 3.
D-1 – 3 – 2.
E-2 – 3 – 1.
Questão 10/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Com Wundt, nasce a Psicologia como ciência à parte, e nasce concomitantemente a primeira escola de psicologia, denominada Estruturalismo. Observem que, a partir deste momento, estamos já falando de uma história da ciência da Psicologia, identificada separadamente das demais ciências, inclusive da Filosofia".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RODRIGUES, Elaine Wainberg Rodrigues. Um breve olhar para a história da Psicologia. In: RIES, Bruno Edgar; RODRIGUES, Elaine Wainberg (Org.). Psicologia e educação: fundamentos e reflexões. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004. p. 22.
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Teorias da aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito do Estruturalismo, leia as afirmativas a seguir:
I. A primeira corrente de pensamento psicológico, Estruturalismo, tem origem nos EUA, onde permaneceu em evidência por cerca de vinte anos.
II. O objeto de estudo da escola de pensamento psicológico Estruturalista foi a base para o movimento do qual surgiu a psicologia experimental.
III. O estruturalismo ganhou força por volta dos anos 1960, nos EUA, assim como o behaviorismo.
Está correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
A- I e III.
B- II.
C- III.
D- I e II.
Você acertou!
A sentença I está correta: “Conforme observamos, a primeira escola de pensamento psicológico que teve seu início no começo do século XIX foi o ESTRUTURALISMO: uma corrente psicológica fundada pelo alemão Wilhelm Wundt (1832-1920) e por seu aluno inglês Edward Bradford Titchener (1867-1927) e que, segundo Schultz e Schultz (1992), permaneceu em evidência por aproximadamente 20 anos nos EUA (aproximadamente entre 1895 e 1915)” (livro-base, p. 50).
A sentença II está correta: “De acordo com seu o fundador, o objeto de estudo da psicologia estruturalista consistia na experiência consciente subordinada ao sujeito que a vivencia, além de voltar-se para os fatos estruturais da mente, sendo este, segundo Carpigiani (2000, p. 40), ‘o movimento que deu base para o surgimento da psicologia experimental’” (livro-base, p. 50).
Já a sentença III é incorreta visto que: “A PSICOLOGIA HUMANISTA, um “movimento mais recente, que toma forma e ganha força na década de 1960 e, assim como o behaviorismo, também se desenvolveu nos Estados Unidos” (Carpigiani, 2000, p. 63), tem suas origens filosóficas nas teorias do alemão Gottfried Wilhelm von Leibniz (1646-1716), cujo pensamento sobre o homem abriu uma nova perspectiva, influenciando as obras de filósofos como Sõren Kierkegaard (1813-1855), Edmund Husserl (1859-1938),M. Heidegger (1809-1976) e J. P. Sartre (1905-1982)” (livro-base, p. 52)
E- II e III.
Questão 1/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Wallon não propõe uma teoria pedagógica, mas seu interesse pela educação levou-o a elaborar textos específicos sobre educação e, junto com outros educadores, um projeto de reforma do ensino francês, que ficou conhecido como Projeto Langevin-Wallon". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Wallon e a educação. In: MAHONEY, Abigail Alvarenga; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de (orgs). Henri Wallon: psicologia e educação. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2006, p. 71.
De acordo com o conteúdo das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, as proposições teóricas de Wallon apontam para duas ordens de fatores, os fatores orgânicos e os fatores...
Nota: 10.0
A- Biológicos.
B- Genéticos.
C- Educacionais.
D-Sociais.
Você acertou!
“Isso nos mostra que a teoria walloniana aponta para duas ordens de fatores: os FATORES ORGÂNICOS e os FATORES SOCIAIS que, juntos, constituirão as condições em que se inserem as atividades de cada estágio proposto. [...].” (livro-base, p. 181)
E- Intelectuais.
Questão 2/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Na Grécia antiga, [...] era o escravo que conduzia as crianças até os preceptores, que lhes ensinariam os conhecimentos necessários à sua época. No entanto, muitas vezes esses escravos obtidos pelas conquistas bélicas eram mais sábios que os próprios senhores e, por essa razão, com o tempo passaram a ser eles os próprios cducadorcs (foi especialmente o que ocorreu com a conquista da Grécia por Roma). Esse fenômeno refere-se à formação cultural e à própria cultura, ou seja, ao nível cultural que desejavam alcançar os cidadãos da sociedade grega". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ALMEIDA, Claudia Mara de. Pedagogo escolar: as funções supervisora e orientadora. Curitiba: Ibpex, 2010, p. 15.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, como se chamava esse escravo participante do processo educativo das crianças?
Nota: 10.0
A- Filósofo.
B- Preceptor.
C- Professor.
D- Pedagogo.
Você acertou!
De acordo com Cambi (1999), nesse período, a figura do pedagogo já era a de um acompanhante da criança, ou seja, de alguém que controlava e estimulava as experiências dela. Era a figura que promovia transformações e que enfatizava, no mundo mediterrâneo, as experiências dos “mestres de verdade” — diretores da vida espiritual e mestres de almas (basta nos lembrarmos de Sócrates) (livro-base, p. 35).
E- Psicólogo.
Questão 3/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[...] Antes de obras árabes e hebraicas chegarem ao Ocidente, durante o século XII, ele não possuía um conhecimento direto da parte principal e mais significativa das obras de Aristóteles ou do neoplatonismo, [...]. Anteriormente, recorria-se aos escritos neoplatônicoslplatônicos dos padres da Igreja, sobretudo Santo Agostinho. Só no século XIII surgiu uma série de sistemas baseados num corpo coerente de metafísica, resultando enfim a crescente independência da filosofia na dissolução de sua parceria com a teologia e no colapso da estrutura da filosofia [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOYN, Henry R. Dicionário da Idade Média. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997, p. 148.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, esse tipo de filosofia pertence a qual período histórico?
Nota: 10.0
A- Pré-história.
B- Antiguidade.
C- Idade Média.
Você acertou!
Na IDADE MÉDIA, destacamos as instituições escolares, nas quais os ensinamentos tinham como base a supremacia da fé católica, em detrimento da razão. Os principais expoentes desse pensamento foram Santo Agostinho (354 d.C.-430 d.C.) — que, apesar de ter falecido no início do século V, deixou um enorme legado, desenvolvido com base no platonismo dos fins da Antiguidade — e São Tomás de Aquino (1226-1274) — que no século XIII d.C. elaborou sua teoria sobre os ensinamentos de Aristóteles. (livro-base, p. 24-25)
D- Idade Moderna.
E- Contemporaneidade.
Questão 4/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"[...] Rogers, em sua oposição ao behaviorismo e em suas críticas a pontos fundamentais da teoria e da técnica da psicanálise, antecipava e inspirava as posições contestatórias que a Terceira Força assumiria. Suas contribuições para construir uma psicologia científica que tivesse respeito pela dimensão subjetiva do homem, considerando-a uma das especificidades distintivas de seu objeto de estudo, assim como as principais ênfases temáticas de suas pesquisas e teorização, são excelente amostra do significado do movimento humanista como reflexão e proposta de um modelo de ciência do homem para a psicologia.Sua visão otimista da natureza humana, por ele entendida como biologicamente orientada para o crescimento e a autoatualização". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOAINAIN JR., Elias. Tornar-se transpessoal. São Paulo: Summus, 1999, p. 93-94. 
Com base nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o que é a “autoatualização” proposta por Carls Rogers?
Nota: 10.0
A- É o significado que o ser humano dá aos signos e às ideias expressas por estas proposições.
B- É a relação entre os contextos sociocultural, biológico na constituição afetiva do indivíduo.
C- É considerado como o mais alto nível de saúde psicológica que um indivíduo pode alcançar.
Você acertou!
“Nessa perspectiva, a criança que recebe essa estima positiva da mãe desenvolve uma espécie de autoestima, denominada, por Rogers, de autoatualização: “A autoatualização é o nível mais alto de saúde psicológica, e é alcançado por meio de um processo que Rogers denominou de funcionamento pleno” (Schultz; Schultz, 1992, p. 398)” (livro-base, p. 223).
D- É caracterizado como o encontro das condições genéticas e as condições de existência cotidiana.
E- É a relação entre estimulos recebidos e respostas dadas por um indivíduo em busca de autoconhecimento.
Questão 5/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Uma vez que a psicologia é, em essência, uma disciplina prática, os psicólogos centram sua atenção primordialmente no self-como-objeto, o aspecto 'mim' do self. Este é o aspecto que podemos conhecer, explorar e tentar mudar nas direções desejadas. Este é o aspecto produzido em grande medida pelas primeiras experiências aprendidas já discutidas, sendo o aspecto de interesse mais imediato para os educadores. Entre os psicólogos que contribuíram para nosso conhecimento do seIf-como-objeto, talvez o mais conhecido seja CarI Rogers (1902-1987)".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, David. Psicologia para professores. 2 ed. São Paulo: Loyola, 1998, p. 269. 
Com base nos conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, é possível dizer que o método criado por Rogers, no qual o cliente é compreendido como pessoa, caracteriza-se como...
Nota: 10.0
A- Behaviorista.	
B -Não diretivo.
Você acertou!
“O MÉTODO NÃO DIRETIVO, ou CENTRADO NO CLIENTE, desenvolvido por Rogers, prescreve uma postura empática e incondicional por parte do terapeuta, e o cliente é visto como uma pessoa, capaz de compreender a si próprio e o mundo.” (livro-base, p. 222)
C-Esquizoanálise.
D- Sócio-histórico.
E- Cognitivista.
Questão 6/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Considerando-se os currículos escolares e a massa de informação que eles contêm, é de se supor que nem sempre os alunos estejam em condições de atribuir um significado imediato a determinados conteúdos distantes de seu saber cotidiano. Em alguns momentos deixa de haver a prevalência do significado, ocorrendo então um outro tipo de aprendizagem: a automática ou mecânica, ou seja, aquela que se restringe a uma mera associação entre estímulo e resposta. Ausubel (1980) a define como sendo a aprendizagem de novas informações, com pouca ou nenhuma associação a conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOYSÉS, Lucia. O desafio de saber ensinar. 5 ed. Campinas: Papirus, 2000, p. 30. 
De acordo os conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, como se chama a forma de organizar o ensino em diagramas, que indicam as relações entre os conceitos, proposta por Ausubel?
Nota: 10.0
A- Mapa conceitual.
Você acertou!
“Outra forma de organizar esse tipo de ensino é utilizando-se do que Ausubel denomina de mapas conceituais. Assim, na teoria desse psicólogo, os mapas conceituais são diagramas que indicam a relação entre conceitos, ou seja, os MAPAS CONCEITUAIS “podem ser vistos como diagramas hierárquicos que procuram refletir a organização conceitual de uma disciplina ou parte de uma disciplina (Moreira; Masini, 1982, p.45)” (livro-base, p. 215).
B- Construtivismo.
C- Aprendizado significativo.
D-Substantivismo.
E- Reconciliação integrativa.
Questão 7/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Piaget foi sem dúvida o teórico que conseguiu levar mais adiante um projeto de pesquisa para desvendar o ato de conhecer. Ele não se satisfez com as concepções tradicionais da Psicologia que procuravam estudar o fenômeno inteligência sob um enfoque quantitativo. Entendia-se que o adulto era mais inteligente que a criança porque era capaz de resolver problemas mais complexos que a criança. Em análises comparativas verificava-se que o adulto é capaz de resolver muito mais problemas que uma criança, logo o adulto seria mais inteligente que a criança.
Piaget levantou uma hipótese diferente a propósito desses dados: a criança não resolve certos problemas porque ainda não dispõe de uma estrutura cognitiva que lhe permita compreender problemas dessa ordem; no momento em que vier a dispor de tal estrutura terá condições de lidar com problemas dessa natureza".
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: RIES, Bruno Edgar. A aprendizagem sob um enfoque cognitivista: Jean Piaget. In.: LA ROSA, Jorge de (org.). Psicologia e educação: o significado do aprender. 7 ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 103.
Com base no conteúdo das aulas e no livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico a respeito da Epistemologia Genética (a teoria de Jean Piaget), leia as afirmativas a seguir:
 I – Na teoria de Piaget, conceitos como o de adaptação são secundários, pois o principal é conhecer os modos como a criança aprende.
II – Para desenvolver sua teoria, Piaget baseou-se na relação contínua existente entre o indivíduo e os meios físico e social.
III – Como o foco teórico de Piaget é o desenvolvimento infantil, não se interessou pelos processos de construção do conhecimento pelo adulto.
IV – Em suas pesquisas, Piaget questionou as teorias que afirmavam que o conhecimento tinha origem inata, ou seja, no próprio indivíduo. 
Estão corretas as afirmativas
Nota: 10.0
A- I e IV apenas.
B- II e III apenas.
C- I e III apenas.
D- II e IV apenas.
Você acertou!
A afirmativa II está correta: “Em sua epistemologia genética, Piaget aborda o processo de construção do conhecimento pelo sujeito, do nascimento até a idade adulta, mas seu enfoque principal é o desenvolvimento infantil. Em suas pesquisas, esse estudioso observou que crianças com semelhantes faixas etárias cometiam os mesmos erros.” (livro-base, p. 126). Também a afirmativa IV está correta, pois, “Piaget questionava tanto as teses que afirmavam ser o conhecimento de origem inata quanto aquelas que acreditavam ser fruto de estimulações provenientes do mundo externo, como se o conhecimento fosse uma cópia direta da realidade. Para ele, só podemos conhecer por meio de interações no ambiente, num intercâmbio de trocas recíprocas sujeito—meio.” (livro-base, p. 126).
A afirmativa I é incorreta, pois “Na teoria piagetiana, o conceito de ADAPTAÇÃO ou EQUILÍBRIO é muito importante; segundo Davis e Oliveira (1994, p. 37), ‘é o alicerce da teoria de Piaget’.” (livro-base, p. 127), assim como é incorreta a afirmativa III: “Em sua epistemologia genética, Piaget aborda o processo de construção do conhecimento pelo sujeito, do nascimento até a idade adulta, mas seu enfoque principal é o desenvolvimento infantil. Em suas pesquisas, esse estudioso observou que crianças com semelhantes faixas etárias cometiam os mesmos erros.” (livro-base, p. 126).
E- III e IV apenas.
Questão 8/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de textoa seguir: 
"A teoria de aprendizagem significativa, trazida por Ausubel, é o oposto da educação reacionária e violenta. No viés dessa teoria, a construção de valores teóricos reforça a participação e as experiências do aprendiz, dando ênfase à compreensão, no sentido amplo do conhecimento. Dessa forma, oportuniza às vivências exteriores a sala de aula atribuírem significado ao que é aprendido, evitando-se a memorização de um conteúdo sem sentido". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALLES, Gilsani Dalzoto; KOVALICZN, Rosilda Aparecida. O “mundo” das ciências no espaço da sala de aula: o ensino como um espaço de aproximação. In.: NADAL, Beatriz Gomes. Práticas pedagógicas nos anos iniciais: concepção e ação. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2007, p. 99. 
Conforme os conteúdos das aulas e livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, Ausubel é um importante representante da aprendizagem significativa, e, portanto, da psicologia...
Nota: 10.0
A- Interacionista.
B- Behaviorista.
C- Cognitivista.
Você acertou!
“Por ser um dos representantes do COGNITIVISMO (psicologia da cognição ou psicologia cognitivista), Ausubel realizou suas pesquisas buscando estudar o ato da formação de significados no nível da consciência, ou melhor, no ato da cognição” (livro-base, p. 210).
D- Marxista.
E- Minimalista.
Questão 9/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Revendo a escrita na escola da perspectiva de Vygotsky, percebe-se que o ensino, ainda hoje, baseia-se em treinos ortográficos, exaustivos e repetitivos exercícios que objetivam que a criança apreenda a correspondência fonema/grafema como se ela se constituísse apenas de simples habilidade visomotora. Segundo Vygotsky, “ensina-se as crianças a desenhar letras e construir palavras com elas, mas não se ensina a linguagem escrita. Enfatiza-se de tal forma a mecânica de ler o que está escrito que se acaba obscurecendo a linguagem escrita como tal”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FRANGELLA, Rita de Cássia Prazeres. Com a palavra, a escrita. In.: KRAMER, Sonia; et al. Infância e educação infantil. 6 ed. Campinas: Papirus, 1999, p. 63-64.
De acordo com o conteúdo das aulas e do livro-base Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, leia as afirmativas a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas: 
I – ( ) A teoria de Vigotski traz contribuições indispensáveis para a educação, principalmente nas questões ligadas à linguagem.
II – ( ) Conforme Vigotski, os processos mentais de aprendizagem iniciam imediatamente após o ingresso da criança na escola.
III – ( ) Para Vigotski, tanto o aprendizado quanto o desenvolvimento são importantes para a formação de conceitos científicos. 
Agora marque a sequência correta:
Nota: 10.0
A- F – V – V.
B- V – F – V.
Você acertou!
A afirmativa I é Verdadeira: “Vigotski, indubitavelmente, deixou contribuições teóricas muito importantes para as questões educacionais, principalmente as voltadas ao desenvolvimento, à aprendizagem e à linguagem, conforme vimos anteriormente.” (livro-base, p. 157). Já a afirmativa II é Falsa, pois: “Por sua vez, Vigotski toma como ponto de partida a ideia de que o aprendizado da criança se inicia muito antes de ela passar a frequentar a escola, uma vez que, antes de qualquer aprendizado escolar, a criança tem sempre um conceito, uma história prévia ou, como nas próprias palavras ao autor, ‘um aprendizado pré-escolar’.” (livro-base, p. 158). A afirmativa III é Verdadeira, uma vez que “Posto isso, ele concebe a ideia de que o aprendizado e o desenvolvimento das funções mentais são imprescindíveis para o surgimento dos conceitos científicos, e afirma que, para conceber a relação entre estes últimos e os conceitos cotidianos, é necessário analisar o período escolar.” (livro-base, p. 159).
C-V – V – F.
D- F – F – V.
E- V – F – F.
Questão 10/10 - Psicologia da Educação
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"O processo de construção do comportamento (o ser humano não dispõe de instintos ou savoir inné) inicia-se com as montagens hereditárias (que não agem, ainda, coordenadamente). No processo de adaptação ao meio (assimilação), estas montagens sofrem acomodações progressivas (auto-regulações), produzindo as formas sucessivas (motoras, verbais e mentais) de comportamento (desenvolvimento da criança). O processo de autorregulação [...] produz regulações cada vez mais móveis, mais amplas e mais estáveis [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, Lauro de Oliveira. A construção do homem segundo Piaget: uma teoria da educação. 2 ed. São Paulo: Summus, 1984, p. 30. 
Baseado no texto, no conteúdo das aulas e no livro da disciplina Teorias da Aprendizagem: um encontro entre os pensamentos filosófico, pedagógico e psicológico, o momento de equilíbrio entre o indivíduo e o meio físico e social é chamado de...
Nota: 10.0
A- Equilíbrio constante.
B- Assimilação estável.
C- Equilibração majorante.
Você acertou!
“Assim, a EQUILIBRAÇÃO MAJORANTE é definida como um momento de equilíbrio nas trocas entre o sujeito e os meios físico e sociocultural. Esse equilíbrio é sempre instável, segundo Piaget, posto que sempre surgem novos desafios na interação entre o sujeito e o meio” (livro-base, p. 127).
D- Acomodação instável.
E- Adaptação biológica.

Outros materiais

Perguntas Recentes