Buscar

Ética e o Profissional de Tecnologia da Informação AR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Ética e o Profissional de Tecnologia da Informação
 Os computadores se tornaram uma ferramenta indispensável para todas as pessoas do mundo moderno, e é justamente por esse motivo que eles foram fazendo parte, mesmo que de forma um tanto imperceptível, de nossas vidas. Há diversas atividades que julgávamos independentes de automação computacional e, agora, nos vemos “enganados” nesse pensamento. 
Hoje, é quase inconcebível entrar numa loja, por exemplo, e fazer compras sem ter a opção de pagá-las eletronicamente – o chamado dinheiro de plástico. Os benefícios proporcionados por essas facilidades são extraordinários, mas também nos colocam em uma situação de dependência exagerada em relação aos computadores. 
Em princípio, isso não deveria ser um problema já que os avanços tecnológicos alcançados pelo homem através de décadas são justamente para facilitar a vida das pessoas; tornar as coisas mais simples.
 A informatização dos elementos que nos rodeiam não é, portanto, algo que se deva condenar. Todavia, ela traz novas variáveis no que diz respeito a optar pelo o que é certo ou errado em nossas decisões. A evolução das técnicas computacionais e o crescimento da popularidade da informática na sociedade tem causado o aumento das discussões sobre ética na computação. Mas o significado da palavra ética tem confundido muitos ao ser comparado com o conceito de moral. Mas o significado da palavra ética tem confundido muitos ao ser comparado com o significado de moral.
 Na minha opinião a ética se baseia muito no bom senso pessoal para estabelecer se uma moral atende às necessidades e desejos de um grupo/pessoa sem agredir os direitos da sociedade em volta. Essa atitude subjetiva tem criado controvérsias, pois toda ciência baseada no senso comum é duvidosa, pois cada pessoa pensa de um jeito e o que é “certo” para alguém pode ser “errado” para outro. E como é baseada nas morais, que são bem variadas, a ética não é imutável, variando com o lugar, a época e fatores externos, deixando de ser uma ciência 100% confiável.
 Destarte, para se ter uma idéia da variabilidade dos conceitos morais e éticos e para exemplificar a diferença entre eles, analisemos o caso da pirataria de software. A moral que é oficializada pela maioria das leis determina que este ato é anti-ético em todos os seus sentidos, enquanto em uma comunidade que apóia o software livre, a idéia de copiar programas jamais é associada à ilegalidade.

Outros materiais