Buscar

Avaliação Final (Discursiva) Antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Jocelma 
	
	Disciplina:
	Antropologia Social e Cultural (PSI24)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( Cod.:512378) ( peso.:4,00)
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Sendo a Antropologia o conhecimento científico da diversidade cultural humana e de como nossas diferentes características são imbuídas simbolicamente de significado, essa se ocupa também das percepções sociais acerca de nossas origens étnicas. No Brasil, o censo público realizado pelo IBGE adota o critério racial na classificação de nossa população. Disserte sobre as razões que levaram o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística adotar o critério de "negro" para caracterizar os grupos sociais chamados de "pretos" e "pardos"pelo senso comum.
	Resposta Esperada:
O IBGE justifica a agregação dos componentes tradicionalmente chamados de "pretos" e "pardos" sob a designação de "negro", tendo em vista a condição social comum a essas duas classificações raciais feitas pelo senso comum. Outro fator que concorre para tal consiste na igual dificuldade de ascensão social que essas categorias enfrentam na sociedade brasileira. Também justifica a decisão do IBGE o racismo igualmente sofrido por essas categorias raciais.
	2.
	O antropólogo Franz Boas criticou o uso do termo "cultura" presente em sua época, ligada a sentidos de ser mais ou menos civilizado. Para ele, a cultura era múltipla, não era uma cultura, mas, sim, várias "culturas". Neste sentido, disserte sobre a contribuição original da crítica de Boas ao conceito de cultura.
	Resposta Esperada:
* Franz Boas pensa a cultura não no singular, mas no plural. O antropólogo criticou o pensamento colonial e racista de seu tempo, tendo a cultura como arma de combate. * Interessava desconstruir o sentido de hierarquia (evoluídos, primitivos, selvagens) estabelecido pela noção evolucionista de cultura. Para Boas, era difícil estabelecer uma hierarquia dessas com base na cultura. Cada comunidade é particular e universal, o que torna bastante complexa sua apreensão. * Franz Boas percebia a cultura como um todo integrado e não um conjunto solto de práticas sociais e culturais, devendo ser compreendida no cenário em que é utilizada.
Parte inferior do formulário

Outros materiais