Buscar

Apol Conceitos e Temas Contemporâneos da Geografia

Prévia do material em texto

Disciplina(s):
Conceitos e Temas Contemporâneos da Geografia
Questão 1/5 - Conceitos e Temas Contemporâneos da Geografia
Atente para a citação: 
“A água é, provavelmente o único recurso natural que tem a ver com todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PROJETO Brasil das Águas. A importância da água. <http://brasildasaguas.com.br/educacional/a-importancia-da-agua/>. Acesso em 19 de jul. 2018. 
Considerando a citação e o livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas sobre a distribuição da água, a superfície da Terra é formada por:
Nota: 20.0
A	48% de água salgada e 52% de água doce, sendo 30% própria para consumo.
B	60% de água doce e 40% de água salgada.
C 97,5% de água salgada e 2,5% de água doce e própria para consumo.
D	90% de água doce e apenas 10% de água própria para consumo.
E	uma distribuição homogênea entre água doce e água salgada.
Questão 2/5 - Conceitos e Temas Contemporâneos da Geografia
Considere a citação: 
“No dia 22 de março, é comemorado o dia mundial da água. Se hoje os países lutam por petróleo, não está longe o dia em que a água será devidamente reconhecida como o bem mais precioso da humanidade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PROJETO Brasil das Águas. A importância da água. <http://brasildasaguas.com.br/educacional/a-importancia-da-agua/>. Acesso em 19 de jul. 2018. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas sobre a gestão sustentável da água, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
A	devem-se criar mecanismos para dessalinizar a água dos oceanos para evitar a escassez mundial.
B	é preciso distribuir a água para os países do Oriente Médio, onde há mais escassez desse elemento.
C	o avanço da agricultura no Brasil propiciou uma melhor distribuição da água para a população rural por causa da irrigação.
D	o crescimento populacional obriga a um racionamento radical da água em todo planeta, incluindo a região amazônica.
E	é preciso identificar e desenvolver novas fontes de água e promover sua conservação.
Questão 3/5 - Conceitos e Temas Contemporâneos da Geografia
Leia a citação: 
“O uso das geotecnologias é corrente na sociedade contemporânea. É fácil perceber como os aparelhos eletrônicos que disponibilizam sistema de posicionamento global [...] ultrapassaram a fronteira do meio acadêmico e empresarial para alcançarem e influenciarem as atividades cotidianas do cidadão”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EMBRAPA. Geotecnologias. Disponível em <https://www.embrapa.br/tema-geotecnologias>. Acesso em 14 de jul. 2018. 
De acordo com a citação e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas sobre as transformações da análise geográfica devidas ao avanço das geotecnologias, é correto afirmar que:
A	a geotecnologia permitiu aplicação sistêmica dos ideais da geografia tradicional.
B	a geotecnologia inviabilizou a análise quantitativa de dados físicos.
C	a geotecnologia consagrou a separação entre a geografia física e a geografia humana.
D	a geotecnologia estreitou a relação entre os parâmetros naturais e sociais na síntese cartográfica
E	a geotecnologia tornou possível a aplicação das tecnologias ao ensino de geografia nos parâmetros eurocêntricos.
Questão 4/5 - Conceitos e Temas Contemporâneos da Geografia
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“A construção da ciência geográfica e sua evolução ao longo do tempo nas diferentes sociedades ocorreu a partir da relação entre o novo e o velho, ou seja, não se trata de uma sucessão precisa de tempos, em que os velhos paradigmas são completamente substituídos, deixando de existir para ceder lugar para um novo. Na verdade, ocorrem produções em ambas as perspectivas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CARNEIRO, P. L. J.; MENDONÇA, R. M. A. A construção da ciência geográfica e os desafios da atualidade. Espaço em Revista. Goiânia, vol. 14 nº 2, p.: 1- 22, jul.-dez. 2012, p.4. <https://www.revistas.ufg.br/espaco/article/view/19770/12858>. Acesso em 15 de jul. 2018. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas, assinale a alternativa que apresenta corretamente dois aspectos que contribuíram para o desenvolvimento de novas perspectivas na ciência geográfica.
	A	A expansão rural e a diminuição das fronteiras globais.
	B	O crescimento da população e as crises políticas.
	C	A dicotomia entre o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.
	D	A globalização em âmbito homogêneo e o avanço do socialismo.
	E	A evolução do IDH brasileiro e as ideias do neoliberalismo.
Questão 5/5 - Conceitos e Temas Contemporâneos da Geografia
Considere a citação a seguir: 
“O meio ambiente tem sido motivo de debates e de preocupações internacionais. Podemos verificar isso nos muitos eventos que vêm ocorrendo desde o final do século XX, como por exemplo, a ECO-92”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SECRETARIA da Educação do Paraná. Questões Ambientais. Dia a Dia Educação. <http://geografia.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=24>. Acesso em 14 de jul. 2018. 
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Perspectivas e abordagens geográficas contemporâneas, marque a alternativa que apresenta corretamente os quatro fatores que envolvem as questões socioambientais a partir da década de 2000.
	A	físico, biológico, matemático e descritivo.
	B	biológico, quantitativo, descritivo e econômico.
	C	quantitativo, socialista, unilateral e sistêmico.
	D	imparcial, matemático, quantitativo e descritivo.
	E	físico, social, político e cultural.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes