Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1 Avaliação Final

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Parâmetros de Ensino em Língua Brasileira de Sinais como L1 
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial 
	Nota da Prova:
	-
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Na Língua Portuguesa, dentro de sua gramática existe um grupo de verbos dos quais os nomes são derivados. Por exemplo: preparar - preparação, confiar - confiança, contar - contagem, pescar - pescador. Neste sentido, a língua de sinais brasileira, mesmo sendo na modalidade visual-gestual, também pode derivar nomes (nominalização) de seus verbos, isso acontece por meio da mudança nos tipos de movimentos. Sobre a derivação verbal e o movimento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O movimento dos nomes repete e encurta o movimento dos verbos. Exemplo: telefonar - telefone.
(    ) Os sinais/verbos serão sempre idênticos, diferindo apenas no tipo de movimento. Exemplo: sentar - brincar.
(    ) Semelhante à nominalização no português, na língua de sinais brasileira repete-se o morfema base (verbo), tem-se como produto um nome.
(    ) Alguns sinais diferem um do outro apenas no tipo de Ponto de articulação. Exemplo: sentar - cadeira.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	2.
	Como a linguagem está intrinsecamente presente no sujeito, até quando não temos a intenção de nos comunicarmos com os outros, o nosso corpo fala, através da chamada linguagem corporal, pela qual nos apresentamos e como nos apresentamos; assim, constitui o sujeito, a forma como este recorta, percebe-se e atua no mundo e em relação a si próprio, construindo, assim, sua identidade. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a trajetória de um processo:
	 a)
	Para alguns teóricos, a trajetória principal do desenvolvimento psicológico da criança é uma trajetória de progressiva individualista, ou seja, é um processo que se origina nas relações sociais, interpessoais.
	 b)
	Ao analisar a teoria da progressividade e do individualismos, percebemos que o conceito simplista nem sempre vem acompanhado de histórias interpessoais.
	 c)
	Ao analisar a trajetória percebemos que a criança de desenvolve de maneira simplista, com suas particularidades e se relaciona de maneira individual.
	 d)
	Por se tratar de crianças, percebemos que cada uma se desenvolve de uma maneira, seja ela, afetiva ou psicológica, faz parte de um todo quando se relaciona com o meio.
	3.
	A função poética em Libras se torna possível pela modificação dos parâmetros dos sinais padronizados a fim de revesti-los de efeitos de sentidos distintos. Assim, aspectos rítmicos e suavidade de transição, metáforas e jogo com sinais podem ser produzidos e verificados. A poesia em língua de sinais, devido aos efeitos perceptuais que causa, é um excelente instrumento para o letramento de crianças surdas e para o ensino de L2, pelo fato de levar os estudantes a refletir sobre as transformações das formas convencionais e de como é possível desenvolver habilidades motoras e expressivas nessa língua. Sobre Libras, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A Libras não pode cumprir todas as funções da linguagem verbal como qualquer língua oral. Assim, as funções referencial, emotiva, poética, metalinguística, conativa e fática não estão presentes em diversos gêneros discursivos da Libras.
(    ) A Libras pode cumprir todas as funções da linguagem verbal como qualquer língua oral. Assim, as funções referencial, emotiva, poética, metalinguística, conativa e fática estão também presentes em diversos gêneros discursivos da Libras.
(    ) A Libras não pode cumprir todas as funções da linguagem verbal como qualquer língua oral. As funções referencial, emotiva, poética, metalinguística, conativa e fática estão também presentes em diversos gêneros discursivos da Libras.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - V - F.
	 c)
	V - F - F.
	 d)
	F - F - V.
	4.
	A Lei de Libras é um ganho surdo, as graduações em Libras são ganhos surdos, as pesquisas que têm revelado mais sobre a especificidade dos surdos e da língua de sinais são ganhos surdos. Do mesmo modo, quando o nome de uma personalidade surda se destaca na literatura, no teatro ou no cinema, isso também é ganho surdo. Sobre o bilinguismo, analise as sentenças a seguir:
I- O bilinguismo dos surdos e ouvintes se desenvolve diferentemente, visto que cada um tem suas especificidades cognitivas e perceptivas. Conhecer essas diferenças não ajudará no momento de se adequar uma boa metodologia de acordo com o tipo de aluno que vai recebê-la. 
II- O bilinguismo se desenvolve diferentemente e conhecer essas diferenças ajudará no momento de se adequar uma boa metodologia de acordo com o tipo de aluno que vai recebê-la. 
III- O bilinguismo de ouvintes se desenvolve diferentemente, visto que cada um tem suas especificidades cognitivas e perceptivas. Conhecer essas diferenças ajudará no momento de se adequar uma boa metodologia de acordo com o tipo de aluno que vai recebê-la. 
IV- O bilinguismo intermodal de surdos e ouvintes se desenvolve diferentemente, visto que cada um tem suas especificidades cognitivas e perceptivas. Conhecer essas diferenças ajudará no momento de se adequar uma boa metodologia de acordo com o tipo de aluno que vai recebê-la. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	5.
	Ao longo do tempo, tem-se lutado pelos direitos dos surdos, para que ele seja reconhecido pela sua cultura linguística, marcada pela surdez. Sobre as práticas atuais de ensino de língua de sinais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É importante falarmos sobre o currículo da educação de surdos e não ouvintes.
(    ) É importante falarmos das práticas pedagógicas ao falar de formação de professores.
(    ) É importante falarmos sobre o currículo da educação de surdos.
(    ) A falta de um currículo sistematizado de Libras como primeira língua para alunos surdos na Educação Básica pode trazer como consequência a opção por alternativas com base no ensino de segunda língua para ouvintes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	6.
	A respeito do desenvolvimento da linguagem na criança surda e sobre o desenvolvimento cognitivo do sujeito surdo no processo de aquisição da língua de sinais, foram classificadas categorias de identidades surdas nos sujeitos. Sobre identidades surdas híbridas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Surdos que constroem um espaço cultural visual dentro de um espaço cultural diverso.
	 b)
	Surdos que nasceram de pais ouvintes, mas negam a identidade surda.
	 c)
	Surdos que nasceram de pais ouvintes e, com o tempo, passaram a fazer parte da comunidade surda.
	 d)
	Surdos que nasceram ouvintes e, com o tempo, se tornaram surdos têm presentes duas línguas, a oral e a de sinais.
	7.
	A língua de sinais, por suas características fortemente icônicas, permite explicações diagramáticas que mostram ou apontam para eventos do mundo real, mas o fazem de uma forma abstrata, pois recupera apenas os traços mais salientes. Por isso, iconicidade não significa transparência, mas trata-se de vestígios de representações semântico-cognitivas que foram internalizadas e compartilhadas socialmente.  Sobre a construção discursiva, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Na construção discursiva, pode-se fazer uso da dêixis e da anáfora, que se constituem em expressões de referenciação. 
(    ) Na construção discursiva, pode-se fazer uso da dêixis e da anáfora, servem, respectivamente, para indicar externamente e recuperar linguisticamente
Página12