Buscar

Prova discursiva arte e novas tecnologias Uniasselvi

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Arte e Novas Tecnologias (ART25)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual FLEX ( peso.:4,00)
	
	
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Em uma perspectiva contemporânea, a interdisciplinaridade pode ser entendida como um movimento de interação no processo de ensino e aprendizagem, que visa romper com a postura curricular cartesiana e mecanicista adotada e até então enraizada nas escolas de ensino formal e superior. O objetivo é a reestruturação das práticas pedagógicas atuais, através de uma educação mais integradora, dialética e totalizadora (CRISTIANO, 2010, p. 26). Disserte sobre a escola em uma realidade interdisciplinar.
FONTE: CRISTIANO, Cristina Américo. Ensino da arte e interdisciplinaridade: olhares e reflexões a partir da narrativa de professores e alunos do Ensino Médio da E. E. B. Professora Maria Garcia Pessi. 2010. 92 f. TCC (Graduação em Artes Visuais - Licenciatura) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, Criciúma, 2010.
	Resposta Esperada:
A organização e a estrutura atual da escola e do sistema educativo estão inseridas em uma realidade em que há a incorporação das tecnologias digitais de informação e comunicação à prática pedagógica. Muitos alunos que hoje frequentam as escolas têm nas tecnologias e mídias digitais uma relação de forte apelo simbólico cultural e de expressão do pensamento através de múltiplas linguagens. Há um contingente de estudantes que chegam às escolas já inseridos na cultura digital e midiática e necessitam que suas experiências sejam consideradas nos processos de ensino e aprendizagem; ao mesmo tempo, há também um conjunto importante de crianças e adolescentes que vivem à margem da sociedade digital, mas são fortemente influenciados pela mídia, que assume uma função pedagógica, e produz saberes e formas especializadas de comunicar e de produzir sujeitos. Esses sujeitos dependem da escola para a inclusão digital.
	2.
	O texto apresenta uma definição para Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Leia-o atentamente para responder a questão seguinte: 
Texto I  
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Tecnologia da informação e comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TIC são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância). 
O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TIC em diversos campos.  
Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo on-line, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos. 
Através do trabalho colaborativo, profissionais distantes geograficamente trabalham em equipe. O intercâmbio de informações gera novos conhecimentos e competências entre os profissionais. 
Novas formas de integração das TIC são criadas. Uma das áreas mais favorecidas com as TIC é a educacional. Na educação presencial, as TIC são vistas como potencializadoras dos processos de ensino-aprendizagem. Além disso, a tecnologia traz a possibilidade de maior desenvolvimento - aprendizagem - comunicação entre as pessoas com necessidades educacionais especiais. 
As TIC representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores têm a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, dentre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo. 
A democratização da informação, aliada à inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação. 
FONTE: Disponível em: <http://www.infoescola.com>. Acesso em: 15 maio 2018.
Texto II:
FONTE DA IMAGEM: Disponível em: <https://goo.gl/6MU7Ds>. Acesso em: 15 maio 2018.
Com base nos textos, descreva as vantagens trazidas para a civilização contemporânea pelas novas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).
	
	Resposta Esperada:
Democratização do saber (independente da classe e do status social), novos espaços para a busca e compartilhamento de informações (ambientes virtuais), crescimento socioeconômico.
Parte inferior do formulário

Continue navegando