Buscar

PERIODONTIA - RPS e evidenciador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LARA MARTINS – ODONTOLOGIA 2020.2
2
Periodontia – RPS
RPS- é um periograma “simplificado” que identifica as necessidades do tratamento para a doença periodontal.
*Com base na academia americana de periodontia que criou o RPS, ele pode ser usado para diagnóstico.
COMO FAZER O RPS? 
Para fazer, primeiro divide a arcádia dentaria em sextantes (6 dentes), faz a sondagem em todos os 6 e o número maior é o que prevalece. A sondagem vai ser circundante, percorrendo todo o sulco. 
O RPS é obtido por resultados, em graus (0, 1, 2, 3, 4, *) a partir da sondagem feita
CÓDIGO 0: apresenta faixa hachurada totalmente visível, sem sangramento a sondagem, ausência de cálculo e excessos de margens restauradoras. Tratamento: higiene e profilaxia.
CÓDIGO 1: faixa hachurada totalmente visível, embora com presença de sangramento a sondagem; sem cálculo e excessos nas margens das restaurações. Tratamento: remoção da placa supragengival e o controle da higiene.
CÓDIGO 2: faixa hachurada totalmente visível, ou seja, ausência da bolsa periodontal, sangramento a sondagem, presença de cálculo supra e/ou subgengival e/ou excessos nas margens de restaurações. Tratamento: raspagem, polimento de restaurações rugosas, remover excesso de material restaurador e controle de higiene.
CÓDIGO 3: faixa colorida parcialmente visível, ou seja, presença de bolsa de 3,5 a 5,5 mm, indicando a necessidade de exame periodontal complementar apenas do sextante com periodontograma, radiografias, medidas de bolsa e nível de inserção e outros. Tratamento: periograma, radiografias, encaminhamentos, raspagem, e controle de higiene.
CÓDIGO 4: faixa colorida não visível, ou seja, totalmente no interior da bolsa (presença de bolsa periodontal acima de 5,5mm), considerada periodontite avançada. *Quando aparecer duas vezes o cod 3 em diferentes sextantes, prevalece o cod 4. Tratamento: raspagens, periograma, radiografias, tratamento especializado e complexo, e higiene.
CÓDIGO *: a inserção do código (*) no sextante significou a presença de problemas como, envolvimento de furca, mobilidade, problemas muco-gengivais (perda de gengiva inserida) e retração gengival acima de 3,5mm.
Índice de controle de placa
É usado para registrar a presença de placa bacteriana nas faces dos dentes, usando o evidenciador. 
Faces:
· Mesial
· Distal
· Vestibular
· Ligual/palatina
- Onde o evidenciador ficar mais escuro, maior é a quantidade de biofilme e mais velho ele é; onde é mais claro, menor é a quantidade e mais novo é o biofilme.
*A face vestibular é dividida em 3 partes, e deve-se ter uma faixa de 2mm para ser considerado com placa. Na face lingual/palatina não é feita divisão.
PARA O RESULTADO DO INDICE DE PLACA SE FAZ UM CÁLCULO:
N° de faces evidenciadas / n° total de faces X 100 = resultado
Ex: 70 / 100 x 100 = 70%

Outros materiais