Buscar

Critérios e Fatores de Avaliação em Ciências

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Cont. e Met. Do Ensino de História, Geografia e Ciências nos anos inicias do Ensino Fundamental | Curso: Pedagogia | Prof.(ª): Perla Loureiro de Almeida Monteiro | 6º Semestre |Aluna: Maria Ricardo Ferreira | RGM: 053.17170 | Polo: Lisboa - Portugal
1. ATIVIDADE – aula 07
a) Cite quais são os critérios para a escolha de um livro didático em ciências?
Autor da obra; coleção; metodologia; propostas inovadoras; material de apoio para o professor; adequação a faixa etária; linguagem da obra; adequação do componente curricular; alinhamento com a identidade da escola; propósito; exatidão conceitual; tecnologia complementar ao livro; presença de testos multimodais atuais; iconografia de qualidade; propostas de projetos e atividades práticas; conclusão.
b) Em sua opinião o Guia do professor é importante no Livro didático de Ciências? Argumente e justifique sua resposta (mínimo 5 linhas)
Sim, o Guia do professor e de suma importância. Porque, ele serve para dar suporte aos alunos e orienta o professor em suas aulas, com sugestões de dinâmicas de grupo ou mesmo individuais, sugestões de leituras, enfim, é algo complementar na elaboração do material didático pedagógico, principalmente no ensino de ciências, onde boa parcela de seu valor de aprendizagem, as aulas devem ser práticas. Os professores que ministram esta disciplina sentem dificuldade em criar algo novo, despertar o aluno para práticas que os conduza do conhecimento cotidiano para o científico.
2. ATIVIDADE – aula 08
a) Cite e explique os fatores que influenciam uma avaliação em Ciências (mínimo 3 linhas)
Provas com intervalos, para que o aluno possa estudar e também não aumenta tanto o valor significativo desta única avaliação; tempo: a prova deve ser elabora de acordo com a disponibilidade de tempo para sua execução, caso contrário os resultados serão comprometidos; instrumentos: é fundamental que o professor sabia escolher qual o instrumento fará parte de sua avaliação, para que as imperfeições no processo de avaliação sejam reduzidas ao máximo.
b) Quais são os pontos norteadores de uma Avaliação prática?
• devem propor um problema que exija do aluno capacidade de investigação; deve ser passível de ser executada em tempo hábil de sua aula; deve ser possível de ser realizada por toda a sala ao mesmo tempo, assim permitindo que sejam estabelecidos padrões entre todos os avaliados. De acordo com Krasilchik (2008), para aplicação de uma avaliação prática, o professor deve com antecedência: • escolher os critérios que devem ser atribuído nota. Por exemplo: capacidade de observação do aluno; capacidade de manipulação do aluno; organização do material; interpretação dos resultados, etc.; estabelecer com os alunos antes, se vai ou não responder às perguntas durante a realização do exame. Em caso, de favorável, deve se tomar o cuidado para não auxiliar apenas um aluno, e deixar de auxiliar os demais, já que a dúvida deve ser comum a todos.

Outros materiais