Buscar

Fundamentos Filosóficos do Direito _ Avaliação Final (Discursiva) _ On-line 07.08.2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Fundamentos Filosóficos do Direito
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	O Iluminismo, aliado ao ideário liberal, tem como um de seus discursos a defesa dos interesses individuais considerados inerentes à natureza humana. Tal concepção é um importante fundamento do Direito Moderno caracterizado por seus institutos de natureza privatista e individualista cuja fonte legítima é o Estado. Disserte sobre a relação do Positivismo Jurídico com o Liberalismo e Iluminismo.
	Resposta Esperada:
O Positivismo Jurídico consolidou-se como concepção estatal de direito que se justifica pela natureza política do Estado enquanto ente político resultante da vontade geral e representatividade, sendo, por esta razão, legítimo para produção do Direito.
	2.
	Ao longo da história do pensamento filosófico, foram definidos distintos campos do saber filosófico, como a ética, a lógica, a estética e a epistemologia. A ética, campo relevante para o estudo do Direito, diz respeito à discussão e à problematização acerca da atitude humana com relação ao coletivo, considerando as consequências segundo o valor do bom e justo. Para a formação do jurista, é relevante o estudo acerca da ética. Disserte sobre a função do jurista.
	Resposta Esperada:
O jurista tem como finalidade de seu conhecimento estabelecer critérios para um agir justo e adequado, segundo valores que permitam o equilíbrio e a pacificação social, portanto, prescinde necessariamente de uma reflexão ética.
Parte inferior do formulário

Outros materiais