A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
avaliação 3 desenvolvimento gerencial e liderança

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.	O conhecimento é visto nas organizações como fonte de produtividade. Assim, se a organização oferecer palestras, cursos, capacitações, educação continuada aos seus profissionais, ela estará alcançando bons resultados. Com relação à gestão do conhecimento, assinale a alternativa CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)	É a junção das forças organizacionais com as forças individuais, construindo o saber diante do mesmo objetivo, proporcionando um diferencial competitivo.
fundo_transparente_16x16.png b)	É a compreensão da cultura das organizações perante as informações geradas a partir da concorrência, proporcionando habilidade no fazer.
fundo_transparente_16x16.png c)	É a capacidade de não obter um bom relacionamento entre os profissionais da organização envolvida no processo da gestão do conhecimento.
fundo_transparente_16x16.png d)	É a praticidade de criar oportunidades a outras empresas que necessitam obter a lucratividade e a produtividade diante da gestão do conhecimento.
2.	Várias são as teorias de liderança que buscam explicar o comportamento dos líderes em uma organização. Entre estas teorias, temos a dos traços, que tem como base as características inatas do líder. Sobre a abordagem dos traços, assinale a alternativa CORRETA:
Ícone representando resposta correta a)	Os traços são as características de um determinado líder, como inteligência, valores e aparência.
fundo_transparente_16x16.png b)	A teoria dos traços sugere que os líderes já nascem prontos, pois suas características são inatas, o que até hoje é amplamente aceito.
fundo_transparente_16x16.png c)	A teoria dos traços se apoia no comportamento dos líderes para explicar sua atuação nas empresas.
fundo_transparente_16x16.png d)	A teoria dos traços é aplicada igualmente em todas as organizações, pois os líderes têm o mesmo comportamento.
3.	Referente à tomada de decisão, podemos dizer que está presente em nosso cotidiano. As pessoas tendem a tomar vários tipos de decisões, tanto para a vida pessoal quanto para a vida profissional. Existem três tipos de tomada de decisão dentro das organizações. Sobre esses tipos, assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	Nas condições de mudança, nas condições de análises e, por último, nas condições variáveis.
fundo_transparente_16x16.png b)	Nas condições políticas, nas condições de procedimentos e, por último, nas condições de desprezo.
fundo_transparente_16x16.png c)	Nas condições criteriosas, nas condições dos processos e, por último, nas condições de decisão programada.
Ícone representando resposta correta d)	Nas condições de certeza, nas condições de risco e, por último, nas condições de incerteza.
4.	A confiança é um importante valor na relação de líder e liderados. A confiança ajuda as pessoas a melhorarem processos, compartilharem informações, comprometer-se mais com os objetivos e resultados, e, em consequência, na produtividade e satisfação pessoal e da organização. Soares (2015) destaca dimensões para a confiabilidade de um líder. Sobre essas dimensões, analise as sentenças a seguir:
I- A integridade é a dimensão mais importante, pois a honestidade do líder é fundamental para a confiança de seus liderados.
II- A liderança é uma habilidade nata e não requer maiores conhecimentos e competências.
III- Lealdade é saber que o líder não agirá de forma oportunista e que o interesse coletivo está acima do interesse pessoal.
IV- A instabilidade de opinião é importante porque demonstra que o líder está disposto a mudar de direção quando necessário.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOARES, Maria Thereza Rubim Camargo. Liderança e desenvolvimento de equipes. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2015.
Ícone representando resposta correta a)	As sentenças I e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png b)	As sentenças II e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png c)	As sentenças I e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png d)	As sentenças II e IV estão corretas.
5.	O perfil gerencial exigido pelas organizações tem mudado com o passar do tempo, pois esse avanço acompanha as mudanças no mundo dos negócios. Assim, a capacidade dos recursos humanos torna-se cada vez mais um diferencial para as empresas (OLIVEIRA; SILVA, 2006). Os gerentes devem, por sua vez, apresentar aspectos importantes no seu perfil. Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- Visão sistêmica da organização.
II- Capacidade de trabalhar sob pressão.
III- Tomar a maioria das decisões sozinho.
IV- Procurar especializar-se em uma única função.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: OLIVEIRA, Jayr Figueiredo; SILVA, Edison Aurélio. Gestão organizacional:descobrindo uma chave de sucesso para os negócios. São Paulo: Saraiva, 2006.
Ícone representando resposta correta a)	As afirmativas I e II estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png b)	As afirmativas II, III e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png c)	Somente a afirmativa I está correta.
fundo_transparente_16x16.png d)	Somente a afirmativa IV está correta.
6.	As responsabilidades de um líder compreendem: delegar tarefas, influenciar e motivar pessoas, fomentar o comprometimento da equipe, gerenciar projetos, entre outras. Um líder deve desenvolver competências necessárias para promover o engajamento da equipe, efetivar os objetivos da organização e despertar a motivação pessoal e organizacional. A liderança bem-sucedida provoca a motivação dos funcionários e em resultados positivos. Sobre algumas das competências de um líder, analise as sentenças a seguir:
I- A humildade é uma competência importante para a liderança, refere-se à capacidade de manter-se neutro para que os subordinados não se sintam agredidos.
II- A comunicação é uma competência importante para a liderança, objetividade e clareza, é facilitador na abordagem com a equipe.
III- A tomada de decisão é uma importante competência para que a responsabilidade de suas decisões sejam só dos líderes.
IV- O comprometimento é uma competência importante para que todos da equipe sintam-se responsáveis.
Assinale a alternativa CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	As sentenças II, III e IV estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png b)	As sentenças I e III estão corretas.
fundo_transparente_16x16.png c)	As sentenças I, II e IV estão corretas.
Ícone representando resposta correta d)	As sentenças II e IV estão corretas.
7.	Atualmente, as organizações são tratadas a partir de uma abordagem sistêmica. O conceito pode parecer simples, mas a aplicação prática requer interdependência real das partes que envolvem uma organização no seu micro e macroambiente. Não basta o gestor avaliar as situações isoladamente, ele precisa ter uma visão que englobe diversas perspectivas. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Podemos entender que a organização é um sistema criado pelos homens, sem manter uma dinâmica interação com seu meio, visto que, não há trocas que ocorrem com os clientes, fornecedores, concorrentes, sindicatos, governo, entre outros, por serem desnecessárias.
( ) As organizações retiram do ambiente externo os recursos necessários para seu funcionamento, como os insumos e, da mesma forma, devolvem para o meio os produtos ou os serviços.
( ) As organizações, a partir da segunda metade do século XX, passam a ser vistas como sistemas abertos. Essa nova visão faz com que os administradores tenham que mudar seu comportamento e, assim, o foco deixa de ficar somente nas tarefas internas das organizações e passa a atuar também no ambiente interno.
( ) Esse novo cenário de atuação leva os gestores a buscarem novas tecnologias no trabalho, repensar a estrutura organizacional, a qualificação e a participação das pessoas no processo de trabalho, novos conceitos e paradigmas de liderança.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
fundo_transparente_16x16.png a)	V - F - V - F.
fundo_transparente_16x16.png b)	V - V - V - V.
fundo_transparente_16x16.png c)	F - F - F - F.
Ícone representando resposta