Buscar

Atividade Avaliativa Especial - Prova 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1/4
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Engenharia de Produção 
Semestre: 1º 
Disciplina: Introdução à Engenharia de Produção
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 2 - referente as aulas 5 a 8.
Professor: Rafael da Silva Araújo Ribeiro
ORIENTAÇÕES 
Cada questão respondida terá ATÉ 1 (UM) PONTO por anotação correta.
Utilize as CAIXAS DE TEXTO para responder tanto as questões DISSERTATIVAS, quanto as questões OBJETIVAS. Ex. (objetivas): “Resposta correta letra A”.
1º) Cite e explique aos menos 2 vantagens competitivas proporcionadas às empresas pela obtenção da certificação ISO 9001.
	
2º) "Em muitas organizações, o custo logístico total é uma das maiores parcelas do custo final do produto, sendo superado apenas pelo custo das matérias primas ou pelo custo da intermediação dos produtos vendidos no atacado ou no varejo". Devido a isto, a Logística vem sendo uma área de constantes estudos dentro das empresas. Mas, você sabe o que é logística? Justifique sua resposta.
	A logística corresponde a um conjunto de etapas operacionais que garantem que a empresa cumpra com o que é prometido aos clientes, principalmente no que diz respeito à entrega. Ou seja, ela trata de todas as etapas que são exigidas para levar a cabo um serviço ou a oferta de um produto.
A logística é uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada, o que proporcionará à empresa o planejamento, coordenação, e a execução de um processo de controle de todas as atividades ligadas à aquisição de materiais para a formação de estoques, desde o momento de sua concepção até seu consumo final.
Logística é o processo de planejamento e execução do eficiente transporte e armazenamento de mercadorias desde o ponto de origem até o ponto de consumo. O seu objetivo é atender aos requisitos do cliente de maneira oportuna e econômica.
3º) As Ferramentas da Qualidade são técnicas que podem utilizadas com a finalidade de mensurar possíveis problemas que estejam comprometendo o desempenho do processo produtivo e simultaneamente propor soluções para eles. Assinale a alternativa que NÃO REPRESENTA uma ferramenta de qualidade:
a. Fluxograma.
b. Mapa de risco.
c. Diagrama de Pareto.
d. Diagrama de Causa e Efeito.
	Resposta correta letra B
4º) Segundo Garvin (2002) podem ser identificadas oito dimensões, independentes e distintas, que formam os elementos básicos da qualidade do produto. Assinale a alternativa que NÃO APRESENTE uma das dimensões da qualidade.
a. Rigidez.
b. Estética.
c. Durabilidade.
d. Confiabilidade.
	Resposta correta letra A
5º) O termo Ciclo de Vida aplica um conceito biológico a marcas, fabricantes e produtos, por apresentar fases. Assinale a alternativa que APRESENTA CORRETAMENTE as fases do Ciclo de Vida de um produto, bem como a ordem com que elas acontecem.
a. Nascimento –> Crescimento –> Morte
b. Crescimento –> Estabilização –> Declínio
c. Introdução –> Crescimento –> Maturidade –> Declínio
d. Projeto –> Fabricação –> Venda
	Resposta correta letra C
6º) Hoje, na literatura de Engenharia do Produto, existem diversos modelos que podem ser utilizados como referência para a definição do PDP. Um desses é o Modelo Unificado de Referência (MUR), elaborado por Rozenfeld et al. Em relação ao MUR assinale a ALTERNATIVA CORRETA.
a. O MUR não é composto por macrofases e sim apenas por fases, atividades e tarefas.
b. O MUR é comporto por três macrofases, que são o Começo, o Meio e o Fim e que, por sua vez, são divididas em fases, atividades e tarefas.
c. O MUR é composto por três macrofases, que são o Pré-desenvolvimento, o Desenvolvimento e o Pós-desenvolvimento, que, por sua vez, são divididas em fases, atividades e tarefas.
d. O MUR é composto por quatro macro fases, que são o Pré-desenvolvimento, o Desenvolvimento, Estratégia de lançamento e o Pós-desenvolvimento, que, por sua vez, são divididas em fases, atividades e tarefas.
	Resposta correta letra C
7º) A fim de ser operacionalizada de forma eficaz, a logística empresarial é composta por dois grupos de atividades: as primárias e as de apoio. Em relação a este tema leia atentamente as alternativas abaixo e, a seguir responda à questão.
I – A preocupação com o armazenamento, embalagem e movimentação do produto sem danificá-lo faz parte das atividades primárias.
II – A definição do modal de transporte adequado faz parte das atividades primárias.
III – As atividades primárias dizem respeito àquelas de importância primordial para atingir os objetivos logísticos.
IV – Atividades de apoio servem de apoio às atividades primárias. 
V – As atividades de apoio geram mais custos para a empresa que as atividades primárias.
Agora, assinale a ALTERNATIVA CORRETA em relação às afirmativas lidas.
a. As alternativas I, II e V estão corretas.
b. As alternativas II, III e IV estão corretas.
c. As alternativas I e IV estão corretas.
d. As alternativas II, III, IV e V estão corretas.
	Resposta correta letra B
8º) Muitos autores defendem que Gestão da Cadeia de Suprimentos é uma evolução da logística integrada. Assinale a alternativa que APRESENTE CORRETAMENTE a relação entre Gestão da Cadeia de Suprimentos e logística integrada.
a. A Gestão da Cadeia de Suprimentos é responsável pela organização da compra de insumos até o pós-venda com o cliente, porém a logística integrada realiza somente a parte do pós-venda.
b. Enquanto a Gestão da Cadeia de Suprimentos realiza a manutenção da relação entre as etapas de produção e a entrega do produto ao consumidor final, a logística integrada preocupa-se somente com a entrega do produto ao consumidor final.
c. Enquanto a Gestão da Cadeia de Suprimentos realiza a análise do fluxo de informações e o fluxo de materiais, a logística integrada realiza apenas a parte de gestão do fluxo dos materiais.
d. Na Gestão da Cadeia de Suprimentos é dada tamanha relevância aos fornecedores e clientes finais que há sua incorporação nas estratégias e objetivos da organização, o que não acontece com a Logística Integrada.
	Resposta correta letra D
9º) Em relação a área de atuação da Pesquisa Operacional e sua importância para as empresas assinale a alternativa CORRETA:
a. A Pesquisa Operacional é uma ciência que busca por meio de métodos científicos e programação matemática mensurar as operações que ocorrem dentro das empresas para tentar otimizá-las.
b.  A Pesquisa Operacional refere-se a métodos de pesquisa científica em laboratórios, buscando a otimização de análise de amostras.
c. A área de atuação da Pesquisa Operacional continua restrita ao departamento financeiro, já que por se tratar de análises complexas não deve ser utilizado em atividades operacionais.
d. As técnicas e ferramentas da Pesquisa Operacional não poder ser utilizadas nos setores de transportes, telecomunicações, saúde, finanças, serviços públicos, operações militares etc por não possuírem recursos disponíveis que atendam a estes setores.
	Resposta correta letra A
10º) Em relação aos conceitos da área de Simulação, bem como de sua importância para as empresas, assinale a alternativa INCORRETA.
a. A simulação de processos pode propor inúmeras vantagens, possibilitando a redução de custos e riscos de um processo.
b. A simulação de processos utiliza-se de modelos computacionais para representar um sistema real.
c. Apesar do avanço em relação ao acesso a computadores mais potentes e evolução dos softwares, a percepção gerencial continua sendo a melhor forma de tomada de decisão.
d. A simulação é uma técnica de solução de um problema que utiliza a análise de um modelo que descreve o comportamento do sistema usando um computador digital.
	Resposta correta letra C

Continue navegando