Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Curso Livre Rotinas de Pessoal na Prática

Pré-visualização | Página 1 de 2

1.
	O Art. 452 da CLT impede recontratação/readmissão de ex-empregado por tempo determinado sem a observância do intervalo previsto em lei. Qual é o intervalo necessário previsto em Lei? Assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	4 meses.
 
	B)
	6 meses.(CORRETA)
	C)
	5 meses.
 
	D)
	3 meses.
	2.
	O artigo 58 da CLT escreve que não deverá ser descontado nem computado como jornada extraordinária as variações de horário no registro de ponto que não excederem um determinado limite. Qual é esse limite observado pela legislação? Assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	três minutos (limite máximo de seis minutos diários)
	B)
	cinco minutos (limite máximo de dez minutos diários) (CORRETA)
	C)
	quatro minutos (limite máximo de oito minutos diários)
	D)
	dois minutos (limite máximo de quatro minutos diários)
 
	3.
	A CLT, em seu artigo 3º, define como empregado toda pessoa física que prestar serviços de natureza não eventual a empregador, sob a dependência deste e mediante salário. Para a caracterização do vínculo empregatício são necessários os seguintes requisitos: 
	A)
	Prestação de serviço de forma não eventual, subordinação e pessoalidade.
	B)
	Prestação de serviço de forma eventual, subordinação, pessoalidade e pagamento de salário.
	C)
	Prestação de serviço de forma não eventual, subordinação, pessoalidade e pagamento de salário.(CORRETA)
	4.
	O intervalo destinado a repouso para alimentação é um período de suspensão da jornada, ou seja, não será computado. Este tempo de intervalo concedido deve ser estabelecido de acordo com a quantidade de horas da jornada de trabalho. Qual o intervalo para Jornada de Trabalho para o empregado que trabalha uma jornada de 4 a 6 horas? Assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	Intervalo obrigatório de 15 minutos.(CORRETA)
	B)
	Intervalo mínimo de 1 hora e máximo de 2 horas.
 
	C)
	Nenhuma das alternativas.
 
	D)
	Não há intervalo.
 
	5.
	Estão obrigados a manterem controle de marcação de entrada e saída, podendo este ser manual, mecânico ou eletrônico as empresas que possuírem em seus estabelecimentos quantos funcionários? Assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	possuam mais de 15 empregados.
	B)
	possuam mais de 20 empregados.
	C)
	possuam mais de 10 empregados.(CORRETA)
	D)
	possuam mais de 100 empregados.
 
	6.
	Quando o empregado, sem justificativa, faltar ou chegar atrasado ao trabalho, o empregador poderá descontar do salário a quantia correspondente à falta, inclusive o repouso semanal (DSR). Quantos dias/horas equivalem ao DSR de um empregado mensalista?
	A)
	24 horas(CORRETA)
	B)
	12 horas
 
 
	C)
	22 horas
	D)
	18 horas
	7.
	Quanto aos prazos para pagamento do salário. Para fins de contagem de dias deve ser considerado o sábado, excluindo apenas domingo e feriado, inclusive o municipal. Para o funcionário mensalista, qual o prazo para pagamento do salário?
	A)
	7º dia útil do mês subsequente ao vencido.
 
	B)
	8º dia útil do mês subsequente ao vencido.
 
	C)
	5º dia útil do mês subsequente ao vencido.(CORRETA)
	D)
	6º dia útil do mês subsequente ao vencido.
	8.
	Provento significa benefício ou vantagem, principalmente no quesito financeiro. Provento é tudo que é “bom” para o funcionário, tudo que “soma” no salário do empregado. Qual alternativa não é um provento para o empregado?
	A)
	Salário
	B)
	Previdência Social(CORRETA)
	C)
	Horas Extras
	D)
	Adicional de Insalubridade
	9.
	Todo trabalhador com contrato de trabalho formal, regido pela CLT e, também, trabalhadores rurais, temporários, avulsos, safreiros e atletas profissionais têm direito ao FGTS. Qual o percentual do FGTS?
	A)
	8%(CORRETA)
	B)
	6%
	C)
	Dependerá da forma de tributação da empresa.
 
	10.
	Dentre os descontos legalmente autorizados mais comuns está a contribuição previdenciária. A contribuição ao INSS se dá de acordo com a remuneração que o trabalhador recebe mensalmente e deve seguir a tabela proposta pelo próprio INSS. Os valores constantes na tabela sofrem alteração de valores em que período de cada ano?
	A)
	Abril
	B)
	Março
	C)
	Fevereiro
	D)
	Janeiro(CORRETA)
	11.
	Para concessão das férias, é necessário observar que elas não poderão ultrapassar o limite de 12 meses subsequentes à aquisição do direito pelo empregado, para isso é necessário observar qual informação?
	A)
	Período aquisitivo.(CORRETA)
	B)
	Período em que se dará as férias.
	C)
	Nenhuma das alternativas.
	D)
	Período de gozo (concessivo).
	12.
	“O empregado pode converter 1/3 do período de férias a que tiver direito em abono pecuniário no valor da remuneração que lhe seria devida nos dias correspondentes” (MACHADO; SANTOS, 2016). Com relação ao significado de abono pecuniário, assinale a alternativa CORRETA:
	A)
	Venda das férias.(CORRETA)
	B)
	Perda das férias.
 
	C)
	Pagamento em dobro das férias.
 
	D)
	Férias coletivas.
	13.
	Para concessão das férias, é necessário observar que elas não poderão ultrapassar o limite de 12 meses subsequentes à aquisição do direito pelo empregado, sob pena de pagamento em dobro da respectiva remuneração. De quem é a responsabilidade de determinar o período de gozo (concessivo) de férias do empregado de acordo com a legislação trabalhista?
	A)
	Sindicato.
 
	B)
	Empregado.
 
	C)
	Empregador.(CORRETA)
	D)
	Acordo entre empregado e empregador.
 
	14.
	Com relação à perda do direito de férias, se em um determinado período (de 12 meses) o empregado comete excesso de falta (injustificada), ele terá reduções nos dias de suas férias, pois a legislação conclui que ele trabalhou menos e consequentemente deve descansar menos. Considerando que no período de 12 meses o empregado tenha 10 faltas injustificadas, quantos dias de férias ele terá direito? 
	A)
	12 dias.
	B)
	24 dias.(CORRETA)
	C)
	30 dias.
	D)
	18 dias.
	15.
	De acordo com a CLT, todo empregado tem direito anualmente ao gozo de um período de férias, sem prejuízo da remuneração. Quanto ao empregado estudante, menor de 18 (dezoito) anos, a legislação determina que ele terá direito a fazer coincidir suas férias com qual das alternativas a seguir?
	A)
	Conforme achar necessário.
	B)
	Férias escolares.(CORRETA)
	C)
	Final de Ano.
	D)
	Período de provas/exames.
	1.
	No caso de afastamento por motivo de parto ou aborto não criminoso, o valor correspondente ao salário-maternidade, inclusive a parcela do 13º salário, pelo tempo que a empregada esteve no período da licença-maternidade, cabe a quem? Assinale a alternativa correta:
	A)
	INSS.
 
	B)
	Empregador.(CORRETA)
	C)
	Parte INSS e parte empregador.
 
	D)
	Não terá direito ao 13º salário.
 
	2.
	É extremamente necessário apurar mensalmente as faltas não justificadas do empregado, a fim de verificar se houve no mínimo 15 dias de trabalho, para que o empregado faça jus a 1/12 avos de 13º salário no mês. Porém, existem faltas que são consideradas justificadas e que, portanto, não geram perda de 13º salário. Assinale a alternativa que representa as faltas não justificadas e que, consequentemente, podem gerar perda do direito às férias:
	A)
	Ausência por motivo de acidente do trabalho.
 
 
	B)
	Cinco dias, em caso de nascimento de filho.
 
 
	C)
	Ausência por motivo de saúde de irmão(ã, aos)(CORRETA)
	D)
	Até dois dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge.
	3.
	Calcule a 1ª parcela do 13º salário do empregado em novembro de 2016, considerando as seguintes informações e assinale a alternativa correta:
	
	A)
	562,50(CORRETA)
	B)
	605,50
	C)
	594,50
	D)
	500,00
	4.
	A primeira parcela do 13º salário deve ser paga até 30 de novembro do ano em curso, salvo exceção quando for paga no ensejo de férias. Nesse caso, o empregado deve fazer um requerimento efetuando esta solicitação em que período? Assinale a alternativa correta:
	A)
	Abril do ano corrente.
 
	B)
	Maio do ano corrente.
 
	C)
	Janeiro do ano corrente.(CORRETA)
	D)
	Fevereiro do ano corrente.
	5.
	O valor pago a título de 13º salário corresponde a 1/12 avos da remuneração do empregado
Página12