Buscar

PLANO DE AULA - Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PLANO DE AULA
1. IDENTIFICAÇÃO
Matemática/Números de um até nove: Educação Infantil.
2. CONTEÚDO DA AULA
Matemática.
3. COMPETÊNCIA
Conhecimento, pensamento cientifico, crítico e criativo, comunicação.
 
4. OBJETIVOS
Contar os números;
Associar os números com suas respectivas quantidades;
Relacionar os números com seus significados.
5. SÍNTESE DO ASSUNTO 
Contar histórias para as crianças dentro da sala de aula propicia um momento lúdico e cheio de aprendizados. Em relação a isso, o autor Abramovich (1997, p. 16) afirma que “é importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias… escutá-las é o início da aprendizagem para ser leitor, e ser leitor é ter um caminho absolutamente infinito de descoberta e de compreensão do mundo”. 
Assim, segundo Busatto (2006, p. 74) “a intenção de inserir a história no contexto escolar é de propiciar, cultura, conhecimento, princípios, valores, educação, ética, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos saudáveis”. Dessa forma, as crianças conseguem assimilar, além do aprendizado acadêmico, valores morais e sociais.
O ensino da Matemática na educação infantil deve conceder às crianças o desenvolvimento do raciocínio lógico e não uma simples memorização numérica. Diante desse fato, Nascimento e Amaral (2014) afirmam que a implementação da disciplina relativa aos conceitos matemáticos na educação infantil traz uma série de benefícios para as crianças pequenas como a inicialização da construção da idéia de número e de noções relativas às grandezas, medidas, espaço e forma.
O primeiro contato dos alunos com a Matemática na escola deve ser baseado na bagagem cultural que a criança previamente possui. Sendo assim, de acordo com Werner (2008), utilizar materiais concretos, manusear objetos, observar e depois agir são estratégias que devem ser aplicadas pelos professores para possibilitar o pensamento intuitivo da criança ao longo das atividades.
Por essa razão é preciso estimular as crianças ao aprendizado numérico por meio de atividades lúdicas, usando objetos concretos e utilizando meios já conhecidos pelos alunos.
6. DESENVOLVIMENTO DA AULA 
Primeiramente, uma história sobre uma professora chamada Zero e seus alunos chamados respectivamente pelos números de um até nove será contada. Para contar essa história serão usados números impressos de zero até nove para mostrar a imagem dos numerais para as crianças. 
Depois disso, iniciará a primeira atividade que consiste na junção do número escrito com a quantidade que o número representa. 
Na segunda atividade será confeccionado um boneco de papelão para que as crianças possam usá-lo. Será pedido para que as crianças dêem um nome para o boneco. Depois disso, será dado para a criança um conjunto com nove pregadores de madeira. Com ajuda de uma cartela com números de um até nove, será escolhido aleatoriamente um número e será pedido para a criança colocar a quantidade de pregadores na cabeça do boneco de acordo com o número escolhido previamente. Esse processo se repetirá até a criança ter colocado várias vezes os pregadores na cabeça do boneco.
Na terceira atividade, um pedaço de papelão será recortado e dado para a criança junto com nove pregadores. Depois disso será escolhido um numeral de um até nove para que a criança possa colocar a respectiva quantidade de pregadores no papelão. Esse processo poderá ser repedido várias vezes para a criança assimilar os números com suas quantidades.
A quarta e última atividade consiste na entrega de nove bolinhas coloridas para a criança junto com uma tigela. Depois disso, utilizando uma cartela com os números de um até nove, será sorteado um número aleatoriamente e será pedido para a criança colocar na tigela a quantidade de bolinhas coloridas que o numeral representa. Essa atividade poderá ser repetida várias vezes.
Para encerrar a aula, será contada novamente a historinha sobre a professora Zero e seus alunos com nome de números.
7. RECURSOS
Um celular para gravar a aula, números de zero até nove impressos, uma folha com os números e outra com as quantidades que esses números representam, tesoura, papelão, canetas coloridas, cartela com os números de um ate nove, tigela, bolinhas coloridas, pregadores.
8. REFERÊNCIAS
ABRAMOVICH, F. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
BUSATTO, C. A Arte de Contar Histórias no século XXI. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2006.
NASCIMENTO D. S.; AMARAL V. B. R. A matemática desenvolvida na educação infantil com crianças de 5 anos. 2014.
Werner, H. M. L. O processo da construção do número, o lúdico e TICs como recursos metodológicos para criança com deficiência intelectual. Paranaguá, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2443-6.pdf. Acessado em 18 de julho de 2020.

Continue navegando